SóProvas


ID
2940016
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A correta administração de medicamentos é um dos fatores que determinam a segurança do paciente nos diversos serviços de saúde. Sobre as vias de administração dos medicamentos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A hipodermóclise consiste na administração de medicamentos no tecido subcutâneo que é pouco vascularizado. Logo, é a via mais indicada para administração de fármacos irritantes em pacientes oncológicos.

II. Na via intravenosa, os medicamentos devem ser administrados lentamente e, as reações do paciente, devem ser monitoradas pela equipe multiprofissional, pois o fármaco alcança diretamente a corrente sanguínea e os efeitos são manifestados imediatamente.

III. Na via intramuscular, a administração de medicamentos pode ocasionar sensações de dor ou desconforto para os pacientes, uma vez que, o medicamento é administrado em camadas musculares que são inervadas por fibras sensitivas. A vacina tríplice bacteriana é um exemplo de medicamento administrado por esta via.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

    Apenas as afirmativas II e III estão corretas

  • A hipodermóclise aplicação por debaixo da pele por via subcutanea ou hipodermica consiste na administração de medicamentos no tecido subcutâneo que é pouco vascularizado. Logo, é a via mais indicada para administração de fármacos irritantes em pacientes oncológicos. Não é indicada para aplicação de farmacos irritantes oncologicos

  • Subcutânea (SC): A absorção é mais lenta, pois a droga é depositada no tecido subcutâneo que é menos vascularizado, mas ricamente suprido por nervos (por isso, as drogas irritantes não podem ser administradas por essa via).

  • A injeção por via subcutânea pode ser realizada apenas com os fármacos que não causam irritação dos tecidos; caso contrário, pode provocar dor intensa, necrose e descamação dos tecidos. Em geral, a taxa de absorção após a injeção subcutânea de um fármaco é suficientemente constante e lenta para produzir um efeito prolongado.