SóProvas


ID
2940250
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) é um importante instrumento para a avaliação da capacidade financeira de uma entidade pública. Em relação aos aspectos relativos à Demonstração dos Fluxos de Caixa, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.

I Na DFC os ingressos de investimentos compreendem as obtenções de empréstimos, financiamentos e demais operações de crédito, inclusive o refinanciamento da dívida.

II A DFC permite a análise da capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa e da utilização de recursos próprios e de terceiros em suas atividades.

III A DFC aplicada ao setor público é elaborada pelo método direto e utiliza as contas da classe 6 (Controles da Execução do Planejamento e Orçamento) do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), com filtros pelas naturezas orçamentárias de receitas e despesas.

As afirmativas I, II e III são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

     

    I- FALSA: Refinanciamento de dívida é fluxo da atividade de financiamento.

     

    FLUXOS DE CAIXA DAS ATIVIDADES DE INVESTIMENTO

    Ingressos

    Alienação de bens
    Amortização de empréstimos e
    financiamentos concedidos

    Desembolsos

    Aquisição de ativo não circulante
    Concessão de empréstimos e financiamentos
    Outros desembolsos de investimentos

     

     

    FLUXOS DE CAIXA DAS ATIVIDADES DE FINANCIAMENTO

    Ingressos

    Operações de crédito
    Integralização do capital social de empresas dependentes
    Transferências de capital recebidas
    Outros ingressos de financiamento

    Desembolsos

    Amortização /Refinanciamento da dívida
    Outros desembolsos de financiamentos

     

  • Não entendi a alternativa III. De acordo com a NBC T 16 pode-se usar os dois métodos, mas de acordo com o MCASP apenas o direto, só que a questão não informou com base em qual ela queria :/

  • Ingrid,

    isso aqui é Contabilidade Publica, nao Comercial. Nem todas as regras da Contab Geral sao aplicadas ao setor publico, a exemplo do metodo indireto, que nao é permitido aqui (se vc olhar direito, nem faria sentido sua aplicacao por aqui nas entidades do setor publico.

  • A DFC deve ser elaborada pelo método direto e deve evidenciar as alterações de caixa e equivalentes de caixa verificadas no exercício de referência, classificadas nos seguintes fluxos, de acordo com as atividades da entidade: a. operacionais; b. de investimento; e c. de financiamento. A soma dos três fluxos deverá corresponder à diferença entre os saldos iniciais e finais de Caixa e Equivalentes de Caixa do exercício de referência. Para a elaboração da DFC são utilizadas as contas da classe 6 (Controles da Execução do Planejamento e Orçamento) do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), com filtros pelas naturezas orçamentárias de receitas e despesas, bem como funções e subfunções, assim como outros filtros e contas necessários para marcar a movimentação extraorçamentária que eventualmente transita pela conta Caixa e Equivalentes de Caixa. A DFC é composta por: a. Quadro Principal b. Quadro de Transferências Recebidas e Concedidas c. Quadro de Desembolsos de Pessoal e Demais Despesas por Função d. Quadro de Juros e Encargos da Dívida

  • Não é proibido utilizar o método indireto. MCASP propõe o direto e a NBC TSP 12 incentiva o método direto, mas permite os dois.