SóProvas


ID
2941018
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Nova Odessa - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Considerando a Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei Complementar n° 101/2000, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Receita vinculada é a receita arrecadada que, em função da legislação, tem sua destinação estabelecida.

    Essas receitas não poderão ser utilizadas para outro objeto, conforme parágrafo único do art. 8o da LRF.

    Os RECURSOS LEGALMENTE VINCULADOS à finalidade específica serão utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculação, ainda que em exercício diverso daquele em que ocorrer o ingresso.

  • GABARITO C

    a) Art. 2o §3o A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, EXCLUÍDAS as duplicidades.

    B) Art. 4o §1o Integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas METAS ANUAIS, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.

    c) Art. 8o Parágrafo único. Os recursos legalmente vinculados a finalidade específica serão utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculação, ainda que em exercício diverso daquele em que ocorrer o ingresso.

    d) Art. 9o §2o NÃO serão objeto de limitação as despesas que constituam obrigações constitucionais e legais do ente, inclusive aquelas destinadas ao pagamento do serviço da dívida, e as ressalvadas pela lei de diretrizes orçamentárias.

    e) Art. 21. Parágrafo único. Também é NULO de pleno direito o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal expedido nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato do titular do respectivo Poder ou órgão referido no art. 20.

  • A) Excluídas as duplicidades.

    B) Metas anuais para o exercício a que se referirem e para os 2 seguintes.

    D) Não serão objeto de limitação as despesas que constituam obrigações constitucionais do ente, inclusive aquelas destinadas ao pagamento do serviço da dívida.

    E) É nulo.

  • Quando você sabe a resposta e vem um "anulável" pra te lembrar que a letra da lei é tudo nesse momento.

  • A questão trata da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF – Lei Complementar n° 101/2000).



    Seguem comentários de cada alternativa:


    A) A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, incluídas as duplicidades.

    ERRADO. Segue o art. 2, § 3º, LRF: "A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades". O correto é excluídas e não incluídas.



    B) Integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias o Anexo de Metas Fiscais, em que serão previstas as metas semestrais para o exercício a que se referirem e para os três seguintes.

    ERRADO. Observe o art. 4, § 1º, LRF: “Integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes". O correto seria metas anuais e não semestrais; e para os dois seguintes e não três seguintes.



    C) Os recursos legalmente vinculados a finalidade específica serão utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculação.

    CERTO. De acordo com o art. 8, §único, LRF: "Os recursos legalmente vinculados a finalidade específica serão utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculação, ainda que em exercício diverso daquele em que ocorrer o ingresso". Portanto, a banca cobrou a literalidade da norma.



    D) Serão objeto de limitação as despesas que constituam obrigações constitucionais do ente, inclusive aquelas destinadas ao pagamento do serviço da dívida.

    ERRADO. Agora, observe o art. 9, § 2º, LRF: “Não serão objeto de limitação as despesas que constituam obrigações constitucionais e legais do ente, inclusive aquelas destinadas ao pagamento do serviço da dívida, e as ressalvadas pela lei de diretrizes orçamentárias". O correto é que NÃO serão objeto de limitação.

    E) É anulável o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal expedido nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato do titular do respectivo Poder.

    ERRADO. Observe o art. 21, II, LRF: "É nulo de pleno direito: II - o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal nos 180 (cento e oitenta) dias anteriores ao final do mandato do titular de Poder ou órgão referido no art. 20; (Redação dada pela Lei Complementar nº 173, de 2020)". O ato não é anulável e sim NULO de pleno direito. O ato não poderá existir, mas caso exista será nulo. Isto é, não é válido.


    Resposta: C