SóProvas


ID
2941672
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO define adequadamente um termo para fins das NBCs TA:

Alternativas
Comentários
  • GAB.: B

     

    A alternativa b descreve o risco de distorção relevante:

     

    Risco de distorção relevante -> risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante antes da auditoria.

     

    Corrigindo...

     Risco de detecção -> é o risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baiixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante.

     

     

  • Sobre as alternativas - o que é cada uma

    a) Distorção é a diferença entre o valor, a classificação, a apresentação ou a divulgação de uma demonstração contábil relatada e o valor, a classificação, a apresentação ou a divulgação que é exigida para que o item esteja de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável. As distorções podem originar-se de erro ou fraude. Quando o auditor expressa uma opinião sobre se as demonstrações contábeis foram apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes, as distorções também incluem os ajustes de valor, classificação, apresentação ou divulgação que, no julgamento do auditor, são necessários para que as demonstrações contábeis estejam apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes. 

    b) Risco de detecção é o risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções.

    (c) Risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção.  

    d) Evidências de auditoria são as informações utilizadas pelo auditor para fundamentar suas conclusões em que se baseia a sua opinião. As evidências de auditoria incluem informações contidas nos registros contábeis subjacentes às demonstrações contábeis e outras informações.

    Para fins das NBCs TA:

    (i) a suficiência das evidências de auditoria é a medida da quantidade da evidência de auditoria. A quantidade necessária da evidência de auditoria é afetada pela avaliação do auditor dos riscos de distorção relevante e também pela qualidade de tal evidência;

    (ii) a adequação da evidência de auditoria é a medida da qualidade da evidência de auditoria; isto é, sua relevância e confiabilidade no fornecimento de suporte às conclusões em que se baseia a opinião do auditor.

    Fonte :NBC TA 200 (R1) – OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE E A CONDUÇÃO DA AUDITORIA EM CONFORMIDADE COM NORMAS DE AUDITORIA

    Erros? Chama no privado.

  • Fala Pessoal! Tudo na paz? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre as definições usadas nas NBCs TA, que são as normas aplicáveis à auditoria independente no setor privado. 

    As definições requeridas podem ser encontradas na NBC TA 200. Lembre que a questão pede a incorreta.

    A)  Correta. Definição perfeita, conforme o item 13, I, da NBC TA 200:

    Distorção é a diferença entre o valor, a classificação, a apresentação ou a divulgação de uma demonstração contábil relatada e o valor, a classificação, a apresentação ou a divulgação que é exigida para que o item esteja de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.


    B) Incorreta. A alternativa define o Risco de Distorção Relevante (item 13, N). O Risco de Detecção, segundo o item 13, e, da NBC TA 200 é:

    Risco de detecção é o risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções. 


    C) Correta. Definição de acordo com o item 13, c, da norma:

    Risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção.


    D) Correta. Item 13, B da norma:

    Evidências de auditoria são as informações utilizadas pelo auditor para fundamentar suas conclusões em que se baseia a sua opinião.


    Portanto, a alternativa errada é a B.


    Gabarito do Professor: Letra B.