SóProvas


ID
2941981
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Lei de Responsabilidade Fiscal, promulgada em maio de 2000, define as regras de gestão orçamentária do governo federal, dos estados e dos municípios. A respeito dessa Lei, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Art. 11. Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.      

    Parágrafo único. É vedada a realização de transferências voluntárias para o ente que não observe o disposto no caput, no que se refere aos impostos.

  • Mas e a exceção que não foi apontada na B, deixaria errada esta alternativa?

    Art. 25, § 3º: "Para fins da aplicação das sanções de suspensão de transferências voluntárias constantes desta LC, excetuam-se aquelas relativas a ações de educação, saúde e assistência social."

  • A) O teto para as despesas de pessoal alcança os 3 Poderes e o Ministério Público.

    C) Estabelece sim.

    D) AS metas fiscais se referem ao exercício de referência e aos 2 seguintes (3 anos).

  • Fui pego pela frase "todo organismo fundamental"... Está correta a questão. Marquei a letra E por eliminação.

  • GABARITO B

  • GABARITO LETRA B

     

    LEI COMPLEMENTAR Nº 101/2000 (ESTABELECE NORMAS DE FINANÇAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A RESPONSABILIDADE NA GESTÃO FISCAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)

     

    ARTIGO 11. Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.

     

    Parágrafo único. É vedada a realização de transferências voluntárias para o ente que não observe o disposto no caput, no que se refere aos impostos.

  • GABARITO: LETRA B

    Seção I

    Da Previsão e da Arrecadação

    Art. 11. Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.

    PARÁGRAFO ÚNICO. É VEDADA A REALIZAÇÃO DE TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS PARA O ENTE QUE NÃO OBSERVE O DISPOSTO NO CAPUT, NO QUE SE REFERE AOS IMPOSTOS.

    FONTE: LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000

  • A questão trata da LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, conforme a Lei Complementar nº 101/2000 – LRF.


    Seguem comentários de cada alternativa:


    A) estabelece tetos de despesas totais de pessoal para apenas o poder Executivo.


    INCORRETO. De acordo com art. 20, LRF: “Art. 20. A repartição dos limites globais do art. 19 não poderá exceder os seguintes percentuais:


    I - na esfera federal: (...);

    II - na esfera estadual: (...);

    III - na esfera municipal: (...)".


    Portanto, a LRF estabelece limites despesas com pessoal para todos os entes.


    B) estabelece a proibição a todo organismo fundamental de proceder transferências voluntárias a outros membros da Federação que não coletam corretamente seus impostos.


    CORRETO. O art. 11, LRF dispõe: “Art. 11 - Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.


    §1º - É vedada a realização de transferências voluntárias para o ente que não observe o disposto no caput, no que se refere aos impostos".


    Portanto, caso o ente não venha a instituir, prever e arrecadar seus impostos, estará proibido de receber transferências voluntárias.


    Observação: Apesar do art. 25, § 3º, LRF, suspender a aplicação das sanções de transferências voluntárias para as aquelas ações para as áreas de educação, saúde e assistência social, a banca cobrou o entendimento da regra geral.


    C) não estabelece limites para as despesas em períodos pré-eleitorais.


    INCORRETO. A LRF estabelece limite para períodos pré-eleitorais. Conforme o art. o art. 38, IV, b, LRF: “A operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e cumprirá as exigências mencionadas no art. 32 e mais as seguintes:


    IV - estará proibida:

    b) no último ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal".


    Além desse dispositivo, segue o art. 42, da LRF: “É vedado ao titular de Poder ou órgão referido no art. 20, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito".


    Portanto, há diversas situações com expressa vedação em períodos pré-eleitorais.


    D) estabelece a obrigação de se inscrever, dentro das leis, nas diretrizes orçamentárias, os objetivos fiscais dos cinco anos seguintes, levando em conta os cenários econômicos e financeiros.


    INCORRETO. NÃO há essa situação prevista na LRF. Segundo art. 4, § 1º, LRF, integrará à LDO o Anexo de Metas Fiscais (AMF), porém serão estabelecidas metas anuais e não metais fiscais para cinco anos. Observe: “Integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes".


    E) procurou combater um dos principais problemas do federalismo brasileiro: a tendência da união e dos estados transferirem aos municípios os custos de suas atividades.


    INCORRETO. NÃO há essa situação prevista na LRF. Observe o dispositivo que trata de custos na LRF, conforme art. 50, §3º, LRF, a saber: “A Administração Pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial".



    Gabarito do Professor: Letra B.