- 
                                GABARITO: LETRA D   A proteção social básica tem como objetivos prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de  vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços (públicos, dentre outros) e, ou, fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).   Força, guerreiros(as)!! 
- 
                                	Art. 6-A.  A assistência social organiza-se pelos seguintes tipos de proteção:                      	I - proteção social básica: conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social que visa a prevenir situações de vulnerabilidade e risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários;                    	II - proteção social especial: conjunto de serviços, programas e projetos que tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, a defesa de direito, o fortalecimento das potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de violação de direitos.    
- 
                                Para mellhor compreendermos este objetivo da PNAS/2004, basta lembrarmos das atividades que são desenvolvidas nos CRAS´s através do SCFV, prevenindo situações de risco, por meio do desenvolvimento de potencialidade e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. 
- 
                                GAB: D   Proteção social Básica:  --> Visa a prevenir situações de vulnerabilidade e risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários;  --> CRAS.    Proteção social Especial -->  Objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, a defesa de direito, o fortalecimento das potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de violação de direitos.  --> CREAS.     
- 
                                RESPOSTA LETRA "D".   ATENÇÃO: não confundir os objetivos da Assistência Social na PNAS/2004 e os objetivos da Proteção Social Básica (PSB) na PNAS/2004. Vejamos: Objetivos da Assistência Social na PNAS/2004: a) PROVER serviços, programas, projetos e benefícios para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitarem. b) CONTRIBUIR com a inclusão e a eqüidade dos usuários e grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em áreas urbana e rural. c) ASSEGURAR que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam a convivência familiar e comunitária. Objetivos da Proteção Social Básica (PSB) na PNAS/2004: a) prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e  b) o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.