-
GABARITO: LETRA D
Essas pequenas obras (Escorpião e Félix e Oulanem) remetem à atmosfera cultural da Alemanha no período posterior ao Congresso de Viena, com a rejeição romântica do classicismo e a grande difusão da obra de Laurence Sterne, principalmente do seu Tristram Shandy. Esse romance, publicado entre 1759 e 1767, cobre de ridículo os estereótipos literários então dominantes.
>>> com as partes destacadas podemos inferir que foram obras classificadas como incompletas e que fugiam da tradição, em outras palavras, atacavam-na.
Força, guerreiros(as)!!
-
"Podemos inferir que foram obras classificadas como incompletas"?
Por quê?
-
Também não entendi o porquê de "incompletas"... Para mim, o "incompletas " se refere à peça de teatro e ao romance satírico..... Alguém mais com uma explicação plausível???
-
também não entendi! vamos indicar para comentário
-
As obras Escorpião e Félix e Oulanem, de Karl Marx, têm em comum o fato de serem "INCOMPLETAS", pois ainda não mostra o Karl Marx que fez ser conhecido como o filósofo dos tempos atuais. Infere em dizer que foi completo quando publicou a sua obra mais conhecida: O Capital.
"Esse Karl ainda não é o Marx que conhecemos melhor, mas são claros os indícios do futuro filósofo materialista que despontam."
-
o jovem Karl compôs uma peça de teatro e um breve romance satírico, inacabados, nos quais ridiculariza e condena as convenções burguesas, o moralismo filisteu, a aristocracia e o pedantismo intelectual.
-
Não entendo de peças incompletas, sou concurseira e não escritora aff.
-
Complicado é você se preparar meses ou anos para uma prova e quando abrir o edital ter o desgosto de saber que será ´examinado´ pela FGV....
-
Obrigada Marcello Omura....E prolongando um pouco mais para quem está com tempo de ler....
Vejam...
TRECHO DO TEXTO: ”.... anos, o jovem Karl compôs uma peça de teatro e um breve romance satírico, inacabados, nos quais ridiculariza e condena as convenções burguesas, o moralismo filisteu, a aristocracia e o pedantismo intelectual."
RESPOSTA DA QUESTÃO- D: incompletas e atacarem a tradição acadêmica.
*********************************************************************************************************************************
ATENÇÃO:
ISSO É QUESTÃO DE COMPREENSÃO DE TEXTO COM UMA PITADA BEM DISCRETA DE INTERPRETAÇÃO...USAM PALAVRAS SINÔNIMAS (UMA PALAVRA) OU CONJUNTO DE DUAS OU MAIS PALAVRAS SINÔNIMAS... VEJAM ABAIXO E COMPAREM A RESPOSTA DA QUESTÃO E O TRECHO DO TEXTO ACIMA MENCIONADO.
EX:
INACABADO=INCOMPLETAS
PEDANTISMO INTELECTUAL=TRADIÇÃO ACADÊMICA
ATACAREM : QUANDO UM REGRA/CONVENÇÃO É RIDICULARIZADA E CONDENADA POR ALGUÉM, ENTÃO OCORRE UMA ESPÉCIE DE "ATAQUE" , CERTO?
Predominantemente, esta é uma questão de COMPREENSÃO DE TEXTO....
Lembrando que COMPREENSÃO é aquilo que está LITERALMENTE no texto, enquanto que INTERPRETAÇÃO DE TEXTO é a “mensagem” não explícita que o texto/autor passou , e detalhe, cuidado pra vc não “entender” o que vc achou da “sua cabeça”, mas sim captar o que a “cabeça do autor” passou....
Outro pulo do gato da Vunesp é que ela trabalha intensamente com palavras sinônimas em COMPREENSÃO DE TEXTO, o que mencionei acima...Claro, claro, se não fica fácil demais e tb fica fácil na concorrência dos candidatos .....
Se vc “pescar” isso, nunca mais apanha em interpretação e compreensão de texto.Já levei umas bordoadas... Tô aprendendo!
*** outro fator técnico para analisar: a "resposta" está no começo do texto, ou seja, a pessoa já leu o texto todo...Texto de linguajar e conteúdo um pouco denso, ficou irritada de ver algo assim na prova.... A mensagem dele, lhe coloca uma certa de ideologia.... vc quer voltar no texto mas acha que não vai resolver e já fica com vontade de chutar... kkkkkk a cabeça ferve kkkkkk ... Não brigue com o texto! Não faço mais isso, não caio nessa....
Na hora da prova, pra ajudar , o candidato na sua frente faz um barulhinho de embalagem de chocolate, o ventilador barulhento na sua cara, o outro tosse...kkkk e essa "miséria" desta questão na sua frente.... isso tudo vira monstroooo.... kkkk ..Calmaaa....
Deixa essa questão.... vai para outras, refresca a caxola e depois resolve!!
.... Depois vc vê que na realidade nem era todo esse monstro, nem bixo papão..... era o "homem do saco"..... e dentro do saco tinha uma viola....
kkkk.... Descontraindo um pouco galera!!! Nós concurseiros precisamos!!
Bons estudos galera!!
-
"Em outubro de 1837, com apenas dezenove anos, o jovem Karl compôs uma peça de teatro e um breve romance satírico, inacabados, nos quais ridiculariza e condena as convenções burguesas..." Bette Davis, podemos inferir que foram incompletas porque no primeiro parágrafo o autor diz que a peça de teatro e o romance foram inacabados.
-
eu acertei essa questão, mas ela não faz o menor sentido
-
Discordo dos argumentos sobre a reposta da questão:
1º a pergunta faz referencia às obras Escorpião e Félix e Oulanem e não a peça teatral e o romance satírico que ele escreveu aos 19 anos.
2º a maioria das respostas foram baseadas no 1º paragrafo o qual relata que com apenas dezenove anos, o jovem Karl compôs uma peça de teatro e um breve romance satírico, inacabados, nos quais ridiculariza e condena as convenções burguesas. (essa peça teatral e esse romance satírico foi escrito antes da obras Escorpião e Félix e Oulanem)
3º Após ele escrever essa peça teatral e esse romance, ficou doente deixou Berlim e estabeleceu-se, para repousar, em Stralow. Mas, em vez do descanso, optou por trabalhar intensamente. Foi nesse momento que escreveu as duas operetas contidas no livrinho que a Boitempo oferece agora aos leitores brasileiros: Escorpião e Félix e Oulanem. (então o enunciado não faz referencia ao 1º paragrafo e sim ao 3º paragrafo)
4º em nenhum momento o 3º paragrafo cita que as obras eram incompletas, no meu modo de ver cabe recurso, pois a banca refere-se claramente as obras feitas por Karl com 19 anos que são incompletas e atacam as tradições acadêmicas e não as obras Escorpião e Félix e Oulanem que foram escritas em um momento posterior.
-
Essa estava sinistro !
-
" É preciso levar a sério a filha de Marx, Eleanor, quando disse que seu pai “era o mais alegre e divertido de todos os homens”. Em outubro de 1837, com apenas dezenove anos, o jovem Karl compôs uma peça de teatro e um breve romance satírico, inacabados, nos quais ridiculariza e condena as convenções burguesas, o moralismo filisteu, a aristocracia e o pedantismo intelectual."
Pra quem não manjou do gabarito ainda.
-
-
"peça de teatro e um breve romance satírico, inacabados"
se vc sabe interpretar, vai entender que essa peça e o romance foram escritos e são justamente Escorpião e Félix e Oulanem.
"atacarem a tradição acadêmica." - aqui a interpretação é mais fácil. Em vários pontos do texto é possível inferir isso. ("desprezo pela lisura formal do romance clássico", "pedantismo intelectual", etc)
GABARITO D de DIDI
-
Péssima questão. Tanto a explicação da professora quanto a resposta da própria questão só consideram o primeiro paragrafo (se fosse para considerar somente o primeiro eu estaria completamente de acordo). Mas continuando a leitura o entendimento é de que ele se foi "repousar" em um lugar onde na verdade teve tempo para FINALIZAR as duas obras. Claramente passível de anulação!
-
na minha opiniao, é um questao passível de recurso, sendo que o enunciado questiona as obras Escorpião e Félix e Oulanem, ambas citadas no 3º paragrafo, e nele alega que ele tirou ferias para descanso porém trabalhou arduamente nas obras citadas. Conclusao: a resposta nao tem ligação com o enunciado.
-
Para quem está na dúvida em relação a "incompletos", a resposta está no trecho: "o jovem Karl compôs uma peça de teatro e um breve romance satírico,INACABADOS..."
-
Pesquisei no google porque não fui capaz de analisar pelo texto kkkkk. A Oulanem simplesmente é a peça de teatro que Marx fez em 1837 com apenas 19 anos e o Escorpião e Félix é o tal romance satírico feito no mesmo ano, durante o "repouso".
A resposta D deve ser tirada dos seguintes trechos:
Em outubro de 1837, com apenas dezenove anos, o jovem Karl compôs uma peça de teatro e um breve romance satírico, INACABADOS, nos quais ridiculariza e CONDENA as convenções burguesas, o moralismo filisteu, a aristocracia e o pedantismo intelectual.
[sendo que] Naquele ano (1837!!!!!), por indicação médica – pois adoecera por excesso de trabalho –, Marx deixou Berlim e estabeleceu-se, para repousar, em Stralow, uma vila de pescadores. Mas, em vez do descanso, optou por trabalhar intensamente. Foi nesse momento que escreveu as duas operetas contidas no livrinho que a Boitempo oferece agora aos leitores brasileiros: Escorpião e Félix e Oulanem.
Questão do capiroto...
E pra completar, olha a descrição que achei na Amazon de um livro chamado "Escritos ficcionais: Escorpião e Félix - Oulanem":
Em 1837, com apenas dezenove anos, o jovem Karl Marx compôs uma peça de teatro, Oulanem, e um breve romance satírico, Escorpião e Félix, nos quais ridiculariza e condena as convenções burguesas, a aristocracia e o pedantismo intelectual.Esses textos, escritos por um Karl antes do Marx que conhecemos, foram redescobertos em 1929 e, desde então, raramente publicados. Porém, é significativo que o grande filósofo tenha iniciado a sua vasta obra dessa forma, tão diversa do caminho que acabou trilhando(...)
essa foi de cair o c# ein, Vunesp! kkkkkk
-
Questão horrível de interpretar!
-
Questão ruim, além de precisar retomar todo o texto para recuperar uma palavra, ainda usa "sinônimos" genéricos demais, acadêmico não é o mesmo que literário e inacabado não é o mesmo que incompleto quando se discute obras de grandes autores...