SóProvas


ID
2945935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

      Para a construção dos pavimentos da garagem de um edifício, foi escavada terra comum seca com 25% de empolamento e 20% de contração. Nesse serviço, a escavadeira trabalhou durante 10 horas. Foi transportado um volume total de terra solta equivalente a 200 viagens de caminhão basculante com capacidade para 10 m3.

A partir dessas informações, julgue o item a seguir.


O volume de terra medido no corte, antes de ser transportado pelos caminhões basculantes, é inferior a 2.000 m3.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO.

    Nesta não precisa nem fazer muita conta. 200 viagens x 10m³ = 2000 m³. Se esse volume é de terra solta, logo o volume no corte será menor devido ao empolamento.

  • O empolamento (E) é um fenômeno de aumento do volume do solo que acontece ao se escavar o material. O solo na sua configuração natural apresenta uma certa compactação proveniente do próprio processo de formação e quando é retirado assume um volume solto (Vs) muito maior do que o volume em que se encontrava ao natural (Vc).

     

    Sabendo que o volume solto que está sendo transportado pelo caminhão é 2.000 m³ (200 caminhões * 10 m³) e conhecendo as informações acima descritas, já podemos afirmar que a afirmação da questão está certa, pois no corte o volume será menor que no transporte, ou seja, inferior a 2.000 m³.

     

    Ainda que a resposta já seja conhecida, vamos calcular o volume no corte:

     

    Vs = Vc * (1+E) 
    2000 = Vc * (1+0,25)
    Vc = 1600 m³

     

    Gabarito: CERTO.

  • Certo

    O volume medido sempre será menor do que o transportado devido o empolamento.

    Empolamento: "Quando a terra fica solta, ocupa mais espaço."

    Ou seja:

    Volume medido = inferior 2.000 m³

    Volume transportado = 2.000 m³, pois quando é realizado o corte, o volume aumenta (empolamento)

    Por isso deve ser considerado o empolamento na hora de realizar o transporte.

  • regra de 3 simples resolve!

    125% = 2000m³ volume solto

    100% = volume corte

  • Não precisa calcular...

    O volume no terreno natural será "sempre" inferior ao volume do transporte. (Empolamento)

    A não ser que inventem dados aleatórios pra questão.

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre terraplenagem.


    A terraplenagem, também conhecida como terraplanagem, trata-se de serviço cujo intuito é, por meio da movimentação de terra, preparar a topografia de um terreno para a execução de uma obra.


    Durante o manejo de um solo, o seu volume varia em função do grau de compactação. Nesse contexto, o empolamento (E) é o nome do fenômeno em que um solo passar a ocupar mais espaço durante a escavação. O valor de E é expresso em termos percentuais e representa o aumento de volume. Por exemplo, se 1 m³ de solo aumenta para 1,2 m² quando escavado, seu empolamento é de 20%. Matematicamente, sendo Vcorte o volume de corte e Vsolto o volume do material solto após, tem-se que:





    Por sua vez, a contração é um fenômeno contrário ao empolamento, isto é, o mesmo ocorre quando o solo tem seu volume reduzido. A contração também é representa por um coeficiente percentual (C) associado à variação volumétrica. Matematicamente, a contração é calculada pelo quociente entre o volume de solo compactado e o volume de corte. Como a questão não demanda o volume de material compactado, a contração não será considerada.


    Primeiramente devemos calcular o volume de material solto (Vsolto) multiplicando a quantidade de viagens pelo volume de cada caminhão:





    Por fim, calcula-se o volume de corte por meio da equação apresentada acima:





    Portanto, o volume de terra compactado (volume de terra medido no corte) é de 1.600 m³, inferior a 2.000 m³. Logo, a assertiva do enunciado está correta.



    Gabarito do professor: Certo.

  • DEFINITIVAMENTE O PROFESSOR TÁ NESSA OBRA COM OS CAMINHÕES DELE