SóProvas


ID
2945938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

      Para a construção dos pavimentos da garagem de um edifício, foi escavada terra comum seca com 25% de empolamento e 20% de contração. Nesse serviço, a escavadeira trabalhou durante 10 horas. Foi transportado um volume total de terra solta equivalente a 200 viagens de caminhão basculante com capacidade para 10 m3.

A partir dessas informações, julgue o item a seguir.


No serviço de escavação, a produtividade da escavadeira foi superior a 200 m3/h.

Alternativas
Comentários
  • A questão não deixa claro se quer que calculemos a produtividade em Volume de terra solta ou Volume de terra no corte, então simularemos as duas situações:

     

    A escavadeira citada no enunciado trabalhou durante 10 horas e escavou 2.000m³ de terra (200 viagens * 10 m³).

     

    Produtividade=2.000m³/10horas

    Produtividade = 200m³/h

    No cálculo acima consideramos a produtividade em volume de terra solta e nesse caso a afirmação da questão está incorreta, pois a produtividade não é maior do que 200 m³/h.

     

    A questão, no entanto, poderia ser calculada com a produtividade em volume de terra no corte. Nesse caso, precisamos calcular primeiro o volume de solo no corte (Vc), considerando o empolamento (E) e o volume solto (VS) e, na sequência, refazer o cálculo da produtividade.

     

    Vs = Vc * (1+E) 
    2000 = Vc * (1+0,25)
    Vc = 1600 m³

     

    Produtividade=1.600m³/10horas

    Produtividade = 160 m³/h

     

    Ainda assim,a produtividade não é maior do que 200 m³/h.

     

    Gabarito: ERRADO.

  • A medição é feita por Volume Natural, ciente disto e que o Vol. Corte (natural) geralmente é menor que o Vol. Solto, já podemos aferir que o enunciado está errado

  • Por que não multiplicou pelo empolamento? Já que é terra solta?

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre terraplenagem.


    A terraplenagem, também conhecida como terraplanagem, trata-se de serviço cujo intuito é, por meio da movimentação de terra, preparar a topografia de um terreno para a execução de uma obra.

    Durante o manejo de um solo, o seu volume varia em função do grau de compactação. Nesse contexto, o empolamento (E) é o nome do fenômeno em que um solo passar a ocupar mais espaço durante a escavação. O valor de E é expresso em termos percentuais e representa o aumento de volume. Por exemplo, se 1 m³ de solo aumenta para 1,2 m² quando escavado, seu empolamento é de 20%. Matematicamente, sendo Vcorte o volume de corte e Vsolto o volume do material solto após, tem-se que:





    Por sua vez, a contração é um fenômeno contrário ao empolamento, isto é, o mesmo ocorre quando o solo tem seu volume reduzido. A contração também é representa por um coeficiente percentual (C) associado à variação volumétrica. Matematicamente, a contração é calculada pelo quociente entre o volume de solo compactado e o volume de corte. Como a questão não demanda o volume de material compactado, a contração não será considerada.


    Primeiramente devemos calcular o volume de material solto (Vsolto) multiplicando a quantidade de viagens pelo volume de cada caminhão:






    Visto isso, a produtividade da escavadeira (Pesc.) é calculada pelo quociente entre o volume de corte (volume de material escavado) e o tempo de serviço (t). Logo:





    Portanto, a produtividade da escavadeira é de 160 m³/h, inferior a 200 m³/h. Logo, a assertiva do enunciado está errada.




    Gabarito do professor: Errado.

  • Produtividade:

    Corte: 160 m3/h

    Transporte: 200 m3/h

    Aterro: 32 m3/h

    Em nenhum dos casos superou os 200 m3/h.

  • 2000m³ ------ 125%

      V1 ------- 100%      V1=1600m³

    1600m³/10h --> P=160m³/h

  • tomar cuidados com esses detalhes de maior ou igual

  • ACHO QUE O PROFESSOR É DONO DOS CAMINHOES MAIS NÃO É DA ESCAVADEIRA QUE CORTOU AGORA 1600 M3, MAIS NÃO TINHA CORTADO 10000 M2 NA QUESTÃO ANTERIOR?