SóProvas


ID
2945941
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

      Para a construção dos pavimentos da garagem de um edifício, foi escavada terra comum seca com 25% de empolamento e 20% de contração. Nesse serviço, a escavadeira trabalhou durante 10 horas. Foi transportado um volume total de terra solta equivalente a 200 viagens de caminhão basculante com capacidade para 10 m3.

A partir dessas informações, julgue o item a seguir.


Para executar 2.000 m3 de aterro compactado a partir da terra seca escavada nessa garagem, serão necessários mais de 8.000 m3 de terra seca.

Alternativas
Comentários
  • Formula da contraçao: Vc = Va/C, onde:

    Vc = volume no corte

    Va = volume de aterro

    C= contraçao.

    Vc = 2000/ 0,2 = 10.000 m³

    O conceito é o seguinte galera, o enunciado nao deu a reduçao volumetrica e sim o contraçao direto. Ou seja, com uma contraçao de 20% a reduçao volumetrica sera de 1-0,2 = 80%.

  • Jack3d está correto.

    Porém a questão provavelmente será revista, pois os dados são inconsistentes, já que uma redução volumétrica de 80% é inconsistente e vai contra recomendações do TCU.

  • Apenas contribuindo a excelente explanação de ambos, e com a devida licença, a questão encontra-se correta pois a lógica usada pela banca que foi corretamente demonstrada pelo jack3d, pode causar confusão pelo erro que é encontrado na literatura comum de consulta, vide o que diz Mattos (2006) :'' Se 1 m³ de solo (no corte) "contrai-se" para 0,8 m³ (aterro) após compactado, a contração é de 20%". Sendo o correto seria 80% de contração e 20% de redução volumetrica.

    Veja que ele confunde "contração' com "redução volumétrica", porém em seu exemplo numérico ele corrige esse erro: "Se a redução volumétrica é de 10%, a contração é C = Va (aterro/compactado) / Vc (corte) = 90%"

    Concluindo a seguinte relação: C = 1 - redução volumétrica (%), ratificando o gabarito da questão.

  • Eu só quero saber que material é esse que empola apenas 25%( situação admissível). E reduz de volume 80% quando compactado. (Coisa de Marte)

    Questão maldosa. O cara tem que racionar pelo absurdo.

    #sentaechora

  • A afirmativa dessa questão diz que precisamos executar um aterro compactado de 2.000 m³, ou seja, o volume aterrado (Va) vale 2.000 m³ e precisamos encontrar o volume natural a ser escavado no corte (Vc) correspondente.

     

    Para ajudar o enunciado fornece direto o valor da contração (C), que é 20%. Isso significa afirmar que a redução volumétrica do solo é 80%.

     

    Logo, o calculo do Vc é feito por:

     

    Vc = Va/C
    Vc = 2.000/0,2
    VC = 10.000 m³ > 8.000 m³
     

    Se a questão perguntasse o nº de viagens necessárias:

    Nº = (10000 x 1,25)/10
    Nº = 1250 viagens

  • Para saber quanto de terra será necessário cortar para fazer um aterro com 2000m3 - e considerando redução volumétrica de 10% - vamos utilizar a seguinte fórmula: Vc = Va/C Onde: Vc = Volume de terra medido no corte Va = Volume compactado no aterro C = Contração (se a redução volumétrica é de 10%, a contração é de 90%) Aplicando a fórmula, lembre-se de mudar a porcentagem. Assim: 90% = 0,90. Portanto: Vc = 2000/0,90 Vc = 2.223m3.

    Só nas questões do Cesp para ter que cortar 10.000m³ para aterrar apenas 2.000m³ se a variação do fator de redução de solos comuns varia até 30%.

  • Galera isso é uma questão hipotética, não quer dizer que é real, vamos se atentar ao que a questão pede e tentar ser o mais objetivo possível para que a gente não perca tempo lendo comentários desnecessários.

  • Mesmo num situação hipotética, a questão deve guardar relação com a realidade.

    Mais vamos a questão técnica....o erro da questão está em dividir o volume compactado de 2.000 m³ por 0,20 (fator de redução) para se determinar o volume natural, quando na verdade, o correto seria dividir por 1,20. Isso significa que o volume natural teria uma redução efetiva de 20%. O resto segue a resolução natural.

  • E eu que resolvi certo, e assinalei errado. Sorte não ser na prova, deu pra xingar bastante também.

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre terraplenagem.


    A terraplenagem, também conhecida como terraplanagem, trata-se de serviço cujo intuito é, por meio da movimentação de terra, preparar a topografia de um terreno para a execução de uma obra.

    Durante o manejo de um solo, o seu volume varia em função do grau de compactação. Nesse contexto, o empolamento (E) é o nome do fenômeno em que um solo passar a ocupar mais espaço durante a escavação. O valor de E é expresso em termos percentuais e representa o aumento de volume. Por exemplo, se 1 m³ de solo aumenta para 1,2 m² quando escavado, seu empolamento é de 20%. Matematicamente, sendo Vcorte o volume de corte e Vsolto o volume do material solto após, tem-se que:




    Por sua vez, a contração é um fenômeno contrário ao empolamento, isto é, o mesmo ocorre quando o solo tem seu volume reduzido. A contração também é representa por um coeficiente percentual (C) associado à variação volumétrica. Matematicamente, a contração é calculada pelo quociente entre o volume de solo compactado (Vcompactado) e o volume de corte. Matematicamente, tem-se que:




    Visto isso, para os dados do problema, calcula-se o volume de corte e o volume de material solto associados a um volume de 2.000 m³ de aterro compactado:





    Logo, para executar 2.000 m³ de aterro compactado, será necessário um volume de corte de 10.000 m³ que, por sua vez, está associado a um volume de material solto de 12.500 m³. Portanto, a assertiva do enunciado está correta.



    Gabarito do professor: Certo.



    Porém, vale ressaltar que as propriedades fornecidas para o material (especificamente o valor da contração) estão incoerentes com valores reais.

  • VOU COMPRAR UMA CAMINHAO E ENTRARNESTA OBRA , VOU FICAR RICO, SE BASEAR NA TEORIA TUDO BEM UM GUIA, , ELA TE CEGAR É TOTALMENTE FALTA DE NOÇÃO, SENHORES O CORTE NÃO PODE SER MAIOR QUE O TRANSPORTE NEM SE VOCE ESTIVESSE "CORTANDO" ÁGUA