SóProvas


ID
2946253
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de conceitos, métodos, técnicas, modelos de gestão e estruturas organizacionais no planejamento estratégico, julgue o próximo item.


Os conhecimentos e as habilidades dos integrantes do núcleo estratégico de um órgão público são suficientes para a elaboração de um plano estratégico exequível e eficiente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO = ERRADO

    ---------------------------------------------------------

    Os conhecimentos e as habilidades dos integrantes do núcleo estratégico de um órgão público não são suficientes para a elaboração de um plano estratégico exequível e eficiente.

     

    >>>>Tais conhecimentos e habilidades são importantes. Contudo, elas devem se alinhar aos planos estratégicos à Estratégia Judiciário 2020, consoante a Resolução nº 198 do CNJ:

     

    Art. 4º Os órgãos do Judiciário devem alinhar seus respectivos planos estratégicos à Estratégia Judiciário 2020, com a possibilidade de revisões periódicas.

  • Segundo Chiavenato, o planejamento deve ser constante e PARTICIPATIVO. A descentralização proporciona a participação e o envolvimento das pessoas em todos os aspectos do seu processo.

    Para fazer o planejamento, é vital que se conheça o contexto em que a organização está inserida, os microambientes, os objetivos básicos.

    Ou seja, apenas os conhecimentos e as habilidades do núcleo estratégico NÃO SÃO suficientes, é necessário também o envolvimento de toda a organização para se elaborar um plano estratégico exequível e eficiente.

  • Gab: E

    Como o Planejamento Estratégico é genérico e abrangente, ele não pode ser aplicado isoladamente. Por isso, é preciso que sejam elaborados, de maneira integrada, os Planos Táticos (funcionais) e Operacionais, os quais desdobram e detalham a estratégia.

    Cada plano pode consistir em muitos subplanos com diferentes graus de detalhamento. No fundo, os planos operacionais, por exemplo, cuidam da administração da rotina para assegurar que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização, a fim de que esta possa alcançar os objetivos estratégicos.

    Fonte: Professor Rafael Ravazolo

  • O profissional pode saber (conhecimento), pode também saber fazer (habilidade). Agora, se ele não estiver na pilha (atitude), teremos uma lacuna quanto à competência.

  • Errado.

    Conforme já expliquei em outros comentários, quando se deparar com "são suficientes para", tome muito cuidado!

    Para ser suficiente, teria que listar um mundo de coisas. Algo bem difícil de caber num único bloco de questão. A não ser que a questão se refira ao invalidamento de um procedimento, aí, nesse caso, basta alguma coisa errada. Ou seja, tal erro "será suficiente para" invalidar tal procedimento.

  • Deve-se também levar em conta os objetivos e a analise do ambiente.

  • Deve-se também levar em conta os objetivos e a analise do ambiente.

  • Faltou a Atitude

    CHA= Conhecimento, Habilidades e Atitudes

  • Gab. E

  • É o famoso CHA

    C --> Conhecimentos

    H --.>Habilidades

    A --> Atitudes

    GABA E