-
Gabarito: Certo.
Pontos comuns dos vários autores da Gestão da Qualidade: compromisso da alta administração, política de
aperfeiçoamento contínuo, treinamento em todos os níveis, padronização de procedimentos, participação na resolução de
problemas, integração nos níveis horizontal e vertical, constância de propósitos.
fonte: Aula da prof. Kátia Lima.
-
Bom, eu errei a questão e fui atrás de entender melhor o enunciado, já que havia apenas 1 comentário aqui no QC.
A questão destaca que a gestão da qualidade deve seguir várias etapas, inclusive a garantia da qualidade. É sobre essa etapa que se refere o restante da questão.
"...garantia, estágio que estabelece atividades sistematizadas para assegurar que sejam atendidos os requisitos dos produtos e serviços".
Pesquisando no google encontrei alguns artigos relacionados ao tema e copiei o que mais me interessei:
A garantia da qualidade é realização de uma inspeção, teste ou auditoria dos requisitos de qualidade do produto fabricado e dos resultados de testes e medições de controle de qualidade. O objetivo é garantir que os padrões de qualidade sejam utilizados da forma esperada, isento de não conformidades. Muitos produtos só podem ser comercializados se atenderem diversas especificações de qualidade.
Portanto, a questão está correta pois a etapa "GARANTIA DA QUALIDADE" é exatamente a sistematização das atividades para assegurar o atendimento dos requisitos.
Importante destacar que garantia da qualidade é diferente de controle da qualidade! Se interessarem em conhecer melhor, segue um site que achei legal:
-
já vi questão dessa banca afirmando que a gestão de qualidade não pode trazer GARANTIA da qualidade do produto ou serviço. Agr fiquei confuso ;/
-
-
Na Era da Gestão Total da Qualidade (GTQ) ou Gestão pela Qualidade Total (GQT) - ATUAL- São características: o alcance de todos os aspectos da organização; foco no cliente; melhoria contínua (ciclo PDCA); benchmarking; e a delegação/empowerment.
-
A questão não diz que as organizações garantem a qualidade (até pq não garantem, pq a qualidade é individual), mas sim que garantem que sejam atendidos os requisitos dos produtos e serviços.
-
Garantia da qualidade são processos utilizados pela empresa para que se chegue à qualidade pretendida. Isto garante qualidade? Não necessariamente.
Veja que são duas coisas distintas: a garantia de qualidade - como a questão pede - são os procedimentos utilizados pela organização, com a finalidade de o produto atender aos requisitos preestabelecidos. Uma ferramenta bastante utilizada para a prevenção de defeitos é o 6 Sigma, desenvolvido pela Motorola. Outro exemplo são as normas ISO.
Agora penso eu: se o produto teve garantia de qualidade (o processo para assegurar defeito quase nulo, por exemplo), então o produto será de qualidade? Não necessariamente. Se o produto não atender às necessidades do cliente, mesmo tendo defeito zero - ou produzido conforme as normas -, não terá qualidade (aqui é o segundo sentido de garantia de qualidade). A Gestão da Qualidade Total advoga que qualidade é satisfação do consumidor; adequação ao uso. Logo, vai além do zero defeito. Ou além do produzido conforme as normas.
-
Realmente a questão não diz que seja garantida a qualidade , mas sim que seja assegurada os requisitos do produto.
tipo uma boneca quais os requisitos que devem ter uma boneca '' cabeça , pernas , corpo, cabelo'' agora que essa boneca terá qualidade ou não já é outra historia. bem foi isso que entendi !
-
Gab: C
Entendi como uma relação com o ciclo PDCA.
Onde a melhoria seria o "agir corretivamente", e a garantia seria o "controle", para comparar se os resultados que estão sendo alcançados estão de acordo com as metas e métodos estabelecidos no planejamento.
-
Pra resolver a questão é importante entender garantia como sinônimo de monitoramento.
-
Segundo Juran (1997), as características do produto que vão ao encontro das necessidades do cliente proporcionam a satisfação em relação ao produto, e apresenta um sistema abrangente para a gestão da qualidade, baseado em uma trilogia analítica:
Planejamento da qualidade;
Controle da qualidade; e
Melhoria ou aperfeiçoamento da qualidade.
Ocorre que, atualmente, os autores concordam que o controle da garantia não abrange a garantia da qualidade.
-
"Para assegurar" é diferente de falar que assegura.
"Para assegurar" significa que existe o objetivo de assegurar.