SóProvas


ID
2946391
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito do modelo de excelência em gestão pública, julgue o item seguinte.


O modelo de excelência em gestão pública é uma adaptação dos critérios do prêmio nacional da qualidade (PNQ), voltado para a administração pública.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO (CERTO)

    modelo de excelência em gestão pública, ou seja, voltado para adm. pública

  • Uma das maneiras da organização avaliar o grau de maturidade da sua gestão é por meio do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), em que a empresa se submete a uma análise aprofundada, a começar pela produção de seu Relatório de Gestão, baseado nos critérios do MEG.

    Fonte:www.fnq.org.br/o-processo-de-avaliacao-do-pnq-e-a-melhoria-da-gestao-das-empresas

  • Fazendo uma contextualização...

    Após a abertura econômica do Brasil, no governo Collor, foi criada em 1991 a fundação nacional da qualidade, que visava melhorar a qualidade e competitividade dos produtos nacionais frente aos internacionais. Daí a FNQ desenvolve o modelo de excelência em gestão(MEG), aplicável em qualquer organização e que tem 8 fundamentos. Depois, em 2005, esse MEG foi adaptado ao setor público, nascendo o MEGP(... pública), que tem 14 fundamento e é aplicável apenas ao setor público.

    PNQ é um prêmio atribuído pela FNQ às empresas que atentem aos fundamento e critérios.

    fonte: aula do professor Rafael Barbosa

  • Eu pensava que era baseado pelo FNQ e não PNQ.

    Alguem me ajuda?

  • Rafa Tribu,

    a questão cobra sobre o modelo de excelência adaptado a gestão pública e ele consiste na representação de um sistema gerencial constituído por diversos fundamentos e critérios, que orientam a adoção de práticas de gestão nas organizações públicas e privadas, com a finalidade de levar as organizações brasileiras a padrões de desempenho reconhecidos pela sociedade e à excelência em sua gestão. A FNQ definiu os fundamentos e os critérios de excelência em gestão, tendo como referência organizações de excelência em nível mundial. Esses critérios incorporam conceitos e técnicas utilizadas na administração das atuais organizações de sucesso: organizações de classe mundial, líderes em seus seguimentos. Tendo como referência os critérios de excelência, as empresas podem realizar a avaliação simplesmente para validar sua forma de atuação, ou podem se candidatar ao prêmio nacional de excelência em gestão (Prêmio Nacional de Qualidade). Todas as empresas que se candidatam ao prêmio nacional são avaliadas por profissionais externos acreditados pela FNQ, e recebem um relatório completo de sua organização, em que são relacionados os pontos fortes e diagnosticadas as oportunidades para melhoria. As empresas privadas vencedoras do PNQ, regra geral, têm obtido lucros significativ – as públicas e/ou semipúblicas têm obtido melhorias significativas na prestação dos serviços. Daí o porquê ser a resposta ,"certa"

    Em outras palavras um é derivado do outro

    Espero ter ajudado.

    Fonte : Augustinho Paludo

  • A questão é bem louca, mas não está errada se pegarmos o fio da meada.

    A FNQ criou o MEG que é o modelo de excelência com FUNDAMENTOS e CRITÉRIOS que orientem à excelência na gestão.

    O PNQ é o prêmio nacional de qualidade. As empresas, tendo como base os critérios do MEG, podem se candidatar para terem avaliadas as suas gestões.

    E como o MEGP é o modelo de excelência que a administração copiou, com adaptações, do MEG da FNQ, então, podemos dizer que sim, o MEGP é a adaptação dos critérios do PRÊMIO NACIONAL (pois o prêmio se baseia nos critérios).

  • Gabarito certo

    Complementando os comentários dos colegas.

    A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos, composta por representantes de diversas organizações (públicas e privadas), que tem por objetivo disseminar educação e conhecimento com foco na gestão voltada para a excelência e para a transformação das organizações do Brasil.

    A FNQ é responsável por disseminar o Modelo de Excelência da Gestão (MEG). O MEG é um Guia de Referência da Gestão para Excelência, que busca implementar um processo de autoconhecimento na organização. Assim, é possível identificar os maiores diferenciais competitivos da organização e fortalecê-los. Além disso, é possível identificar as principais falhas e corrigi-las.

    De acordo com a FNQ, o MEG “é o carro-chefe da FNQ para a concretização da sua missão, que é a de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas.”

    Benefícios do Modelo de Excelência da Gestão (MEG):

    -Promove a competitividade e a sustentabilidade.

    -Proporciona um referencial para a gestão de organizações.

    -Promove o aprendizado organizacional.

    -Possibilita a avaliação e a melhoria da gestão de forma abrangente.

    -Prepara a organização para participar do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ).

    -Melhora a compreensão de anseios das partes interessadas.

    -Mensura os resultados do negócio de forma objetiva.

    -Desenvolve a visão sistêmica dos executivos.

    -Estimula o comprometimento e a cooperação entre as pessoas.

    -Incorpora a cultura da excelência.

    -Uniformiza a linguagem e melhora a comunicação gerencial.

    -Permite um diagnóstico objetivo e a mensuração do grau de maturidade da gestão (resultado da “autoavalição” realizada pela organização).

    -Enfatiza a integração e o alinhamento sistêmico.

    fonte: Material Estratégia Concursos - Prof. Stefan Fantini

  • Sobre o Prêmio nacional da qualidade (PNQ):

    Processo de avaliação para premiar as organizações que são referência em gestão para excelência no Brasil. Ele visa estimular o desenvolvimento do País, promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.

    Quem pode participar?

    Podem participar da premiação Melhores em Gestão® e são elegíveis:

    • Organizações públicas ou privadas que já utilizam o MEG e desejam acompanhamento da evolução de sua gestão;
    • Organizações que desejam um embasamento robusto e isento para orientar seu plano de desenvolvimento e melhorias;
    • Organizações que visam enriquecimento e reconhecimento de suas marcas perante o mercado.

     

    Fonte: Fundação Nacional de Qualidade