-
GABARITO = CERTO
---------------------------------------------------------
Administração patrimonialista >>> burocrática >>> gerencial
O modelo de administração gerencial no Brasil teve seu auge na segunda metade dos anos 1990, visando ao processo de fortalecimento da responsabilização e autonomia dos níveis gerenciais e tentando implantar a gestão por resultados na administração federal. [FCC 2011 Q111967]
A reforma administrativa estabelecida pelo Decreto-Lei n.º 200/1967 descentralizou a execução das atividades da administração federal evitando o descontrole dos gastos públicos. [CESPE 2019 Q982130 ALTERADA]
O Decreto-Lei n.º 200/1967 representou uma primeira tentativa de reforma gerencial que procurou substituir a administração pública burocrática por uma administração voltada para o desenvolvimento. [CESPE 2019 Q982131]
A reforma gerencial da administração pública iniciada em 1995 definiu que os sistemas de controle deveriam se concentrar em resultados. [CESPE 2019 Q982132]
O modelo gerencial, motivado pela busca de meios capazes de enfrentar a crise fiscal do Estado e torná-lo mais eficiente, surgiu no Brasil na segunda metade do século XX. [CESPE 2019 Q982137]
-
A primeira reforma administrativa brasileira teve como referência grandes mudanças no contexto internacional, sendo configurada como o primeiro esforço sistemático de superação do patrimonialismo.
-
A afirmativa está correta, uma vez que a primeira reforma administrativa brasileira ocorreu no governo Vargas. Uma das principais medidas tomadas para a superação do patrimonialismo, foi a criação do DASP- Departamento Administrativo do Serviço Público que instituiu a criação de concursos públicos, a capacitação de funcionários, racionalização de métodos e procedimentos dentre outros. Essa primeira reforma teve como referência grandes mudanças no cenário internacional como: a Quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, que impactou o mundo todo, a Segunda Guerra Mundial, dentre outras.
-
O modelo patrimonialista enfraquece com a crise da bolsa de valores de 1929.
A revolução ocorreu 1930 no governo Getúlio Vargas com a primeira reforma administrativa.
fonte: Anotações da aula do prof. Luiz Rezende.
-
Gabarito Certo
-> Trata-se da reforma ocorrida no Governo de Getúlio Vargas na década de 1930, com a implementação do DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público), um órgão público incumbido de "modernizar" a administração pública naquela época, através de princípios como a centralização administrativa, impessoalidade, racionalidade e formalismo; todos com a finalidade de combater o patrimonialismo que assolava a maquina pública.
-
SUperação do patrimonialismo? Acredito que caiba recurso.
-
Sim. O modelo burocrático surgiu justamente para superar o patrimonialismo. Depois tivemos o modelo gerencial.
Gab: Certo!
-
Vanessa IPD a questão não diz que o patrimonialismo foi superado, mas sim que a reforma administrativa (burocrática) foi um esforço sistemático de superação do patrimonialismo.
-
-
Esforço para superação do patrimonialismo é diferente de superação do patrimonialismo. Na minha humilde opinião, a questão não precisaria ter recurso ou ser anulada.
-
Gab."CERTO"
1º) Patrimonialista (1500-1930)
2º) Burocrático (1930)
3º) Gerencial (1995)
-
Excelente questão!
A primeira reforma administrativa brasileira ocorreu durante o governo de Getúlio Vargas. Até 1930 o Estado brasileiro era uma espécie de mercado aberto de troca de votos por cargos públicos. Uma mistura de patrimonialismo e clientelismo. Nessa mesma época, ao redor do mundo, as ideias weberianas (Burocracia) já estavam sendo adotadas por vários países como uma clara consequência do capitalismo moderno.
Se a administração pública era o caos, a economia brasileira estava enfraquecida em virtude da crise da Bolsa de Valores de Nova York de 1929. O preço do café, principal produto de exportação brasileiro, despencou, assim, como o volume de exportações.
Getúlio Vargas adota uma série de medidas destinadas a centralizar o poder político e econômico. Ainda nos primeiros anos de governo torna-se evidente a inclinação ao autoritarismo. Vê-se um novo Estado, que ultrapassa as funções tradicionais de regulação para intervir fortemente na economia com vistas a promover o desenvolvimento econômico.
Como Estadista, Getúlio Vargas precisava de um aparelho estatal mais eficiente e, assim, promove uma série de mudanças buscando implantar uma maior racionalidade na administração pública. Trata-se, portanto, do primeiro esforço sistemático para superar o modelo patrimonialista.
Gabarito: CERTO
-
A questão ao afirmar que "grandes mudanças no contexto internacional" me fez errar a questão!!!
-
Morri de rir de mim!!!....Quando li "contexto internacional" plim...E...rsrs Errei erroneamente!
-
Quando foi que superamos
-
Outro ADENDO : A CF POLONESA FOI USADA COMO REFERÊNCIA PARA VARGAS.
fonte : prof rezende ,alfacon.
-
DASP -> “Digam Adeus Seus Patrimonialistas”
Foi a primeira reforma administrativa do Estado brasileiro. Governo Vargas.
-
DASP 1936 (ou 38).
Gabarito Certo.
-
Gabarito: correto
BUROCRACIA 1936 - 1995 ou 1938 com o DASP
Mundo:
• Final do século XIX - segunda metade do séc. XIX
• Pano de fundo da burocracia: liberalismo econômico
• O estado retirava- se do setor produtivo.
Brasil:
• Inicio do séc. XX - 1º metade do séc XX
• Em plena ditadura de Getúlio Vargas
• Quando o Estado apoderava-se do setor produtivo.
BUROCRACIA no seu modelo que foi idealizado é o modelo ideal de dominação. Ela é eficiente por excelência - É O MELHOR MODELO DE GESTÃO.
Burocracia: Em pleno liberalismo
Quem idealizou a burocracia foi Max Weber
Crescimento - Capitalismo/ Industrialização
Princípios:
- Impessoalidade
- Formalismo
- Profissionalismo (meritocracia)
- Caráter racional legal;
- Divisão do trabalho;
- Disciplina;
- Obediência às leis e regulamentos;
- Especialização;
- Autoridade - Burocrática - Cargo - racional - legal
- Hierarquia funcional - centralização;
- Desconfiança total
- Foco - Processo
- Controles rigorosos;
- Controle a priori - desconfiança total/ controle do processo
- Organização do trabalho
1º Reforma burocrática - Pensada e implementada, porém não foi consolidada no Brasil.
Universalização dos processos - Nunca alcançou os objetivos pra qual foi criada - ELIMINAR A CORRUPÇÃO E NEPTISMO.
CRIADO POR GETÚLIO VARGAS O DASP - TEM COMO OBJETIVO IMPLEMENTAR A BUROCRACIA E MODERNIZAR O ESTADO 193
DASP - DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO DO SERVIÇO PÚBLICO
VEIO TRABALHAR O TRIPÉ DA MAQUINA PÚBLICA
• Recursos Humanos;
• Recursos materiais;
• Recursos financeiros.
Ações do DASP em relação a recursos humanos (RH)
• Institui o concurso público;
• Estabilidade ao servidor público;
• Implementar o treinamento;
• Elaborou o plano de cargos e carreiras.
Disfunções da burocracia.
• Excesso de regras/normas;
• Particularismo;
• Satisfação dos interesses pessoais;
• Hierarquia;
• Resistencia a mudanças;
• Utilização intensiva de sinais de status;
• Despersonalização do relacionamento
• Apego as regras;
• Abandono do cidadão;
• Administração autorreferida.
• Lenta/cara
• Exagerada especialização;
Clientelismo - USO DO CARGO/ TRABALHO VINCULADO AO BENEFICIO/ DINHEIRO.
** Ficou um pouco extenso, mas minha intenção é ajudar quem ainda não tem esse conhecimento.
Fonte: Minhas anotações
-
Certo
o DASP foi a primeira reforma implantada para estabelecer o sistema burocrático com a finalidade de superar o sistema patrimonialista.
-
Certo
A primeira reforma administrativa brasileira ocorreu durante o governo de Getúlio Vargas. Até 1930 o Estado brasileiro era uma espécie de mercado aberto de troca de votos por cargos públicos. Uma mistura de patrimonialismo e clientelismo.
Nessa mesma época, ao redor do mundo, as ideias weberianas (Burocracia) já estavam sendo adotadas por vários países como uma clara consequência do capitalismo moderno.
Se a administração pública era o caos, a economia brasileira estava enfraquecida em virtude da crise da Bolsa de Valores de Nova York de 1929. O preço do café, principal produto de exportação brasileiro, despencou, assim, como o volume de exportações.
Getúlio Vargas adota uma série de medidas destinadas a centralizar o poder político e econômico. Ainda nos primeiros anos de governo torna-se evidente a inclinação ao autoritarismo. Vê-se um novo Estado, que ultrapassa as funções tradicionais de regulação para intervir fortemente na economia com vistas a promover o desenvolvimento econômico.
Como Estadista, Getúlio Vargas precisava de um aparelho estatal mais eficiente e, assim, promove uma série de mudanças buscando implantar uma maior racionalidade na administração pública. Trata-se, portanto, do primeiro esforço sistemático para superar o modelo patrimonialista.
Direção Concursos
-
Administração Pública Gerencial emerge na segunda metade do século XX, como resposta, de um lado, à expansão das funções econômicas e sociais do Estado, e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial, uma vez que ambos deixaram à mostra os problemas associados à adoção do modelo anterior. A eficiência da Administração Pública - a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços, tendo o cidadão como beneficiário - torna-se então essencial.