SóProvas


ID
2946403
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca da evolução da administração pública no Brasil, julgue o item a seguir.


A reforma gerencial da administração pública iniciada em 1995 definiu que os sistemas de controle deveriam se concentrar em resultados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito = CERTO

     

    Antes, a administração burocrática se concentrava no processo, com controle prévio de procedimentos. Isso implicou em várias disfunções da burocracia: lentidão na comunicação, formalização excessiva, rigidez e falta de inovação. A reforma gerencial da administração pública iniciada em 1995 definiu que os sistemas de controle deveriam se concentrar em resultados. Isso iniciou uma nova configuração da administração: a gerecial. Esta possui foco em resultados, com controle a posteriori, a fim de que a gestão se tornasse mais eficiente.    

  • O cespe já disse, então está certa:

    A reforma da gestão pública de 1995 instituiu na administração pública brasileira a dimensão gestão, a qual permitiu maior autonomia e introdução de novas formas de responsabilização para os gestores, como a administração por resultados, a competição administrada por excelência e o controle social. C

    GAB CERTO

  • GAB. CERTO

    DIMENSÕES DO PDRAE:

    A reforma do aparelho do estado proposta pelo PDRAE passaria então pelas seguintes dimensões:

    1. Dimensão institucional-legal: relacionada aos obstáculos de ordem legal para o alcance de uma maior eficiência do aparelho do Estado. Questões como regime jurídico dos servidores, regras de licitação, estabilidade absoluta dos servidores, etc., se encontram nessa dimensão.

    2. Dimensão cultural: definida pela coexistência de valores patrimonialistas e principalmente burocráticos com novos valores gerenciais e modernos na administração pública brasileira. Deveria haver uma mudança cultural para que os princípios da administração pública gerencial fossem completamente aceitos e a visão patrimonialista fosse completamente rejeitada.

    3. Dimensão gerencial (ou dimensão-gestão): é uma dimensão associada às práticas administrativas. Diz respeito a “como fazer” na administração pública. A boa gestão é aquela que define claramente os objetivos, recruta as melhores pessoas por meio de concurso público ou processos seletivos, treina permanentemente os funcionários, desenvolve sistemas de medição com múltiplas abordagens e cobra os resultados.  

    Bons estudos!

  • Correto, pois no modelo burocrático o foco era apenas nos processos.

  • Administração BUROCRÁTICA ( Modelo racional-legal)

    · Autorreferente;

    · Combate a corrupção e o nepotismo;

    · Administração com rígidos controles – da atividade meio (controle a priori)

    · Centralização;

    · Hierarquia – divisão de trabalho e rigidez;

    · Rotinas controladas e estabelecidas;

    · Formalismo e impessoalidade;

    · Meritocracia;

    Administração GERENCIAL ( Nova gestão pública)

    · Foco nos resultados;

    · Eficiência e eficácia;

    · Redução de custos;

    · Autonomia dos administradores;

    · Descentralização;

    · Controle dos resultados – (controle a posteriori) 

    obs.: Não há um abandono da burocracia pelo gerencialismo. Não há uma total ruptura!

    Fonte: Prof. Vinicius Ribeiro - Gran cursos

  • A administração gerencial é focada nos resultados!

  • Pensei que tivesse iniciado em 1967 e implantada em 1995. :(

  • A posteriori !
  • GABARITO: CERTO

    Administração pública gerencial (APG) constitui um modelo de gestão que consiste, fundamentalmente, na busca de incorporação, pela área pública, de uma maior racionalidade gerencial. Dentro do novo gerencialismo, passou por 3 etapas: gerencialismo puro (eficiência e redução dos custos), consumerism (foco no cliente e qualidade) e public service orientation (cidadania, accountability, equidade).

     

    Características:

    - geração de resultados e foco na produtividade, ênfase nos fins, controle a posteriori, inspira-se na administração privada, accountability, eficiência, eficácia e efetividade, flexibilidade, usuário-cidadão, descentralização, incentivo à criatividade e inovação, qualidade, autonomia gerencial, contrato de gestão, licitação, agência executiva, realocação dos servidores conforme necessidade, capacitação continuada, remuneração por desempenho, democrático, Estado-rede, comunicação participativa, globalização.

    FONTE: QC

  • O que dizer das mudanças do decreto lei 200 ?!

  • Eu achava (iludida) que os sistemas de controle eram aplicados em todo o processo, e a avaliação é que deveria se concentrar no resultado.

  • Colegas Magali e Diogo Santos,

    A questão não disse que a Adm Gerencial foi inaugurada em 1995.

    A questão disse "A reforma gerencial da administração pública iniciada em 1995..." - leia-se: PDRAE.

    Creio que vcs tenham lido/interpretado da seguinte forma "A reforma gerencial da administração pública, iniciada em 1995,..."

    Se lermos assim fica mais fácil: "O PDRAE definiu que os sistemas de controle deveriam se concentrar em resultados". Certo!

    E de fato, o marco inicial da ADM Gerencial no Brasil foi em 1967, com o DL 200/1967.

  • Administração Gerencial. PDRAE. Foco nos resultados. Gabarito Correto.

  • Contribuindo com os excelentes comentários:

    No plano diretor de Reforma do Aparelho do Estado(Pdrae)

    podemos ver uma grande influência do paradigma gerencial. As referências remontam à experiência americana e britânica na implementação de um modelo gerencial de administração pública. Por isso, o Pdrae se preocupa com os valores de eficiência, qualidade dos serviços públicos e cidadania. Um dos objetivos do Pdrae era aumentar a governança do Estado(ou seja, a capacidade administrativa de governar com efetividade e eficiência.

    GABA certo

  • CERTO

  • - Modelo Gerencial: A reforma do aparelho do Estado passa a ser orientada predominantemente pelos valores da eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações; DESCENTRALIZAÇÃO DO PODER e RESPONSABILIZAÇÃO;

    Objetiva a simplificação de processos, economicidade, a prestação de serviços públicos de qualidade, a adequada administração do patrimônio público e, essencialmente, foco no cidadão, o qual é o verdadeiro proprietário da “res publica”.

    Controle posterior baseado nos resultados: Modelo Gerencial; Segunda metade do século XX.

    CESPE - Métricas explícitas de desempenho, controle de resultados e administração de recompensas são características associadas ao paradigma gerencial.

    CESPE - A visão do cidadão como cliente para os serviços públicos ofertados pelo Estado é típica da administração pública gerencial.

    CESPE - O modelo gerencial, motivado pela busca de meios capazes de enfrentar a crise fiscal do Estado e torná-lo mais eficiente, surgiu no Brasil na segunda metade do século XX.

    CESPE - No âmbito da administração pública gerencial, os controles a posteriori dos resultados devem ser extremamente severos.

    CESPE - Na administração pública gerencial, a responsabilização dos administradores pelos atos decorrentes do exercício da função pública é procedimento essencial à defesa dos princípios republicanos (DESCENTRALIZAÇÃO)

    CESPE - O modelo de administração pública gerencial respondeu à expansão das funções econômicas e sociais da sociedade com uma proposta de diminuição do tamanho do Estado.

    CESPE - a reforma gerencial visava enfatizar a profissionalização e o uso de práticas de gestão do setor privado.

    CESPE - A reforma gerencial da administração pública iniciada em 1995 definiu que os sistemas de controle deveriam se concentrar em resultados.

  • TIPOS DE CONTROLE

    Patrimonial - NÃO HÁ

    Burocrático - Nos PROCESSOS/PROCEDIMENTOS

    Gerencial - Nos RESULTADOS

    Gabarito: CERTO

  • CERTO

    -A reforma gerencial é orientada para os resultados, priorizando um controle a posteriori, e para a promoção da eficiência, eficácia e efetividade. 

    Burocrática >>Controle a priori >>meios >> processos >>procedimentos **não resultados

    Gerencial >>> resultados>>controle a posteriori

    **********************************************************************************

    Características da administração pública gerencial: NAP

    1.      Administração pública pautada em administração profissional, autônoma e pautada em carreiras;

    2.      Disciplina no uso de recursos;

    3.      Instituição de indicadores de desempenho (claros e transparentes);

    4.      Competição entre unidades administrativas;

    5.      Ênfase (gestão) em resultados;

    6.      Adoção de práticas originadas do mercado privado;

    7.      Descentralização administrativa;

    8.      Flexibilidade organizacional;

    9.      Mérito em seleção e carreiras;

    10.  Abertura à transparência e controle social >>>(Accountability);

    11.  Desapego do excessivo padrão normativo.