SóProvas


ID
2946409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue o item seguinte, referentes a modelos de gestão pública: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial.


Para obter melhorias no funcionamento do setor público, o modelo de gestão gerencial rompeu princípios burocráticos e alterou a estrutura de funcionamento desse setor.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito = ERRADO

     

    De fato, para obter melhorias no funcionamento do setor público, o modelo de gestão gerencial rompeu princípios burocráticos. Contudo, o item é maculado em sua segunda parte, tendo em vista que a máquina pública continuou a mesma. Alterou a dinâmica (ideologia de funcionamento), mas não a mecânica (estrutura de funcionamento). 

  • Discordo do gabarito uma vez que a gestão gerencial rompe princípios (como do controle por processos) e muda estruturas com descentralizações e desconcentrações

  • Nos 3 modelos vividos pelo estado brasileiro, não houve rompimento com nenhum modelo, trazemos resquícios patrimonialista, burocrático e do próprio modelo gerencial. o que houve foi a SUPERAÇÃO dos modelos anteriores; patrimonialista e burocrático. há de se ver que a CF 88 é basicamente uma carta burocrática...

  • Gabarito: ERRADO

    A Administração Pública evoluiu por meio de três modelos básicos: PATRIMONIALISTA, BUROCRÁTICA e GERENCIAL.

    Essas 3 formas se sucedem no tempo, sem que, no entanto, qualquer uma delas seja inteiramente abandonada. (Idalberto Chiavenato – Administração Geral e Pública – Pág. 107)

  • Questão duvidosa, pois não se afirma que a Administração Gerencial rompeu com todos os princípios da Burocrática. Mas já que temos que dançar conforme a música, vamos lá:

    "A Administração Pública gerencial constitui um avanço, e, até certo ponto, um rompimento com a Administração Pública burocrática. Isso não significa, entretanto, que negue todos os seus princípios. Pelo contrário, a Administração Pública gerencial está apoiada na anterior, da qual conserva alguns de seus princípios fundamentais, como admissão segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático. A diferença fundamental está na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados."

    Fonte: Augustinho Paludo, Administração Pública, 8ª edição, 2019, p. 102 (grifos do autor)

  • O modelo gerencial não rompeu com o modelo burocrático, ambos

    se complementam.

  • ERRADO

     

    O modelo gerencial é o predominante hoje, ou deveria ser. Sua implantação tem o objetivo de flexibilizar a burocracia, o modelo burocrático. 

     

    Não é correto afrimar que o modelo gerencial revogou ou rompeu os princípios do modelo burocrático, até porque este modelo é, ainda, o adotado pela Constituição Federal de 1988. 

  • Gab: E

    Questão: Para obter melhorias no funcionamento do setor público, o modelo de gestão gerencial rompeu princípios burocráticos e alterou a estrutura de funcionamento desse setor.

    -> A administração gerencial é uma EVOLUÇÃO (não há rompimento) do modelo burocrático, pois "aproveita' diversos de seus aspectos.

    -> Um das principais diferenças entre o modelo gerencial e o burocrático está na função do controle, que deve deixar de ser efetuado com base em processos e procedimentos (a priori) para ser efetuado com base em resultados (a posteriori)

    Burocracia -> controle dos processos (a priori)

    Gerencialismo -> controle dos resultados (a posteriori)

    Persevere!

  • A administração Pública Gerencial constitui um avanço, e, até certo ponto, um rompimento com a Administração Pública Burocrática. Isso não significa, entretanto, que negue todos os seus princípios. Pelo contrário, a Administração Pública Gerencial está apoiada na anterior, da qual conserva alguns de seus princípios fundamentais, como a admissão segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático.

    Fonte: Administração Geral e Pública. Augustinho Paludo, 3 ed. 2017.

    gab. E

  • O modelo Gerencial queria eliminar as disfunções da modelo burocrático.

  • O gerencialismo não rompe com todos os princípios da burocracia, esta questão explica bem.

    (CESPE に TRE-BA に ANALISTA) A administração pública burocrática se alicerça em princípios como profissionalização, treinamento sistemático, impessoalidade e formalismo, que são abandonados à medida que a administração pública gerencial, calcada na eficiência e na eficácia, se sobrepõe ao modelo burocrático.

    Comentários:

    O erro da questão é que nem todos estes princípios do modelo burocrático citados são abandonados pelo modelo gerencial, mas sim incorporados ao modelo gerencial. Portanto, o modelo gerencial é uma ruptura somente com alguns aspectos da burocracia (o formalismo, por exemplo) mas podemos dizer que "se apoia" em vários princípios

    (profissionalização, meritocracia, etc.).

    Gabarito: errada

  • Errei a questão, mas olhando melhor dá a entender que o examinador queria passar aquela ideia clássica de que o gerencialismo superou por completo a burocracia e que a estrutura administrativa do setor público mudou.

    Entretanto, como bem apontado pelos colegas, até hoje a gente sabe que o patrimonialismo, a burocracia e o gerencialismo convivem juntos e que não houve essa revolução na estrutura da Administração Pública.

  • O Cespe ama a palavra "ROMPER", observem bem! Sempre presente nas questões!!!!

    Ele as vezes usa como "quebrar" e as vezes como "diminuir"(no sentido de não romper totalmente).

    Questão que ajuda a responder:

    (cespe)QUESTÃO: A necessidade do aumento da produtividade nas organizações tornou o trabalho mais flexível, o que rompeu com as identidades e os papéis profissionais definidos. CERTO!!

    (AQUI ESTA NO SENTIDO DE "DIMINUIR", POIS é impossível "romper" no sentido de "quebrar" os papéis profissionais e identidades)

  • Típica questão para não ser respondida, afinal qualquer resposta pode ser muito bem defendida.

  • ERRADO

    O modelo Gerencial foi uma evolução do modelo Burocrático e não um ''rompimento''.

  • A questão também está correta, pois fala em rompimento de princípios burocráticos, ou seja, não diz que rompeu com todos os princípios... Se o modelo gerencial tiver rompido com apenas dois princípios já bastaria. Sabemos que a manutenção de características burocráticas não invalida a afirmativa. Questão dúbia. O certo era ter colocado rompimento total ou mudança total de paradigma. Como alguns colegas comentaram, o mais correto é deixar sem resposta!

  • Típica questão que merecia ser anulada, mas a CESPE toda poderosa não aceita. É teórico que a Gerencial rompeu com muitos princípios da burocrática. Aproveitou o que era viável e descartou o que não funcionava.

  • CESPE = Falou "Rompeu" ta errado   

  • "A Administração Pública gerencial constitui um avanço. e até certo ponto, um rompimento com a Administração Pública burocrática. Isso não significa, entretanto, que negue todos os seus princípios."

    Paludo, Augustinho. Administração Pública - 7ª edição (2018) - Pg. 97.

  • A Administração Gerencial não rompeu com os princípios burocráticos de forma geral. Veja que foram mantidos, por exemplo o FIP:

     

    Formalismo

    Impessoalidade

    Profissionalismo

     

    Além disso, a Administração Gerencial acrescentou outras características, cujas palavras-chave deixo abaixo:

    Controle a posteriori

    Flexibilidade

    Descentralização e Horizontalização

    Downsizing (enxugamento)

    Confiança limitada

    Participação popular na elaboração, implementação e avaliação das políticas públicas

    Foco no cliente (cidadão)

    Accontability

    Governo empreendedor

    Autonomia do Gestor

    Definição precisa dos objetivos

     

     

  • ERRADO

  • Acertei, porém completamente inseguro. As controvérsias trazidas pelos colegas que discordam do gabarito são totalmente plausíveis.

  • Vemos até hoje como o serviço público é BUROCRÁTICO, ainda estamos nessa transição.

    Então ainda não foi alterada  a estrutura de funcionamento desse setor

  • O Modelo Gerencial rompeu apenas alguns princípios burocráticos e não todos.

    Questão ERRADA

  • Muitas práticas do Modelo Burocrático são vivenciadas no Modelo Gerencial, nem todos os princípios foram rompidos. É um modelo aprimorado que ainda utiliza de recursos burocráticos.

  • Não houve rompimento dos princípios, mas uma adaptação e melhoria.

    No modelo gerencial os princípios como meritocracia e formalismo ainda vigoram.

  • Gente, pelo amor de Deus! Mas e essa questão da SLU que foi considerada certa??? Duas questões com o mesmo conteúdo no mesmo ano e com gabaritos diferentes! Se aparecer de novo, não sei o que fazer!

    Ano: 2019 Banca: CESPE  Órgão: SLU DF 

    No que se refere à administração pública do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático, julgue o item seguinte. 

    A necessidade de clara separação entre Estado e mercado, considerada essencial para o capitalismo, fez que a administração patrimonialista fosse substituída pela administração pública burocrática.

    Gabarito: CERTO

  • Em nenhum momento a questão fala que foram rompidos TODOS os princípios burocráticos. Não consigo ver o erro
  • Lembrem-se pessoal: nenhum modelo da administração pública existiu isoladamente. Não houve rompimento nenhum. Convivemos atualmente com caracteríticas dos três modelos: patrimoníal, burocrático e gerencial.

  • Acabei de resolver outra questão CESPE em que ela considerou correta que o gerencialismo substitiu completamente o burocrático. Ou seja, tem que ter sorte.

  • Gab. ERRADO!

    Trecho retirado do livro de Giovanna Carranza:

    A Administração Pública gerencial constitui um avanço e, até um certo ponto, um rompimento com a Administração Pública burocrática. Isso não significa, entretanto, que negue todos os seus princípios. Pelo contrário, a Administração Pública gerencial está apoiada na anterior, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princípios fundamentais, como a admissão segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático. Os princípios como formalismo, profissionalismo e impessoalidade continuam sendo aplicados.

  • Lendo os comentários, sinceramente, não consigo concordar com a opinião da maioria de vocês...

    .

    99% justificando que o Gerencialismo não rompeu com a Burocracia. Isso é óbvio! Todos sabemos que existe coisa no Gerencialismo até do Patrimonialismo, quanto mais da burocracia...

    O problema é que a questão não fala exatamente dessa forma.

    .

    Uma coisa é falar ROMPEU PRINCÍPIOS (isso pode ser interpretado como alguns princípios. Ex: controle a priori -> controle a posteriori...)

    Outra coisa é falar ROMPEU OS PRINCÍPIOS...(agora aqui tá dizendo que rompeu com tudo, aí sim tá errado).

    .

    Para obter melhorias no funcionamento do setor público, o modelo de gestão gerencial rompeu princípios burocráticos e alterou a estrutura de funcionamento desse setor.

  • Não houve rompimento, pois os modelos coexistem.

  • Q269401 - Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: ANCINE Prova: CESPE - 2012 - ANCINE - Técnico Administrativo

    A administração pública burocrática substituiu a administração patrimonialista, na qual o Estado era entendido como propriedade do rei e em que não havia clara distinção entre o patrimônio público e o privado. (CERTO)

    É desesperador...

  • Concordo com o gabarito já que a ideia que a questão passa é como se tivesse rompido de vez ou superado o modelo burocrático sendo que há principios flexibilizados como o da meritocracia por exemplo..visto isso, seria incorreto afirmar que houve tal rompimento a não ser que ele acrescentasse a exceção de alguns principios reaproveitados. No entanto, já resolvi questões aqui na plataforma considerada correta, o que da um bug na cachola.. ae só entregar p Deus mesmo, respirar fundo se não pira hahaha
  • Marquei certo só porque resolvi essa questão do cespe que dizia o contrário (inclusive que eu errei também):

    Ano: 2019 Banca:  Órgão:  Prova: 

    No que se refere à administração pública do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático, julgue o item seguinte.

    A necessidade de clara separação entre Estado e mercado, considerada essencial para o capitalismo, fez que a administração patrimonialista fosse substituída pela administração pública burocrática.

    Gabarito: CERTO

    E agora?

    Para o cespe esses "modelos antigos" foram substituidos, rompidos.... ou não?

  • Concordo que "rompeu princípios" é diferente de "rompeu os princípios".

    Descordo do gabarito.

  • Apesar de inovar, o modelo gerêncial não aboliu principios burocráticos.No entanto e=Eles de alguma forma são simultâneos. QUANDO FALA ROMPER ELE NÃO QUER DIZER ABOLIR.

  • GAb E

    Não houve rompimento e sim inovação, esse modo burocrático ainda está presente na administração pública.

  • A adm. gerencial não é uma negação da burocracia, já que ela mantêm diversas características, como a meritocracia, a avaliação de desempenho, a noção de carreira, entre outras. Ou seja, a administração gerencial deve ser vista como uma evolução do modelo burocrático, pois "aproveita" diversos de seus aspectos.

  • Administração Pública gerencial constitui um avanço, e, até certo ponto, um rompimento com a Administração Pública burocrática. Isso não significa, entretanto, que negue todos os seus princípiosPelo contrário, a Administração Pública gerencial está apoiada na anterior, da qual conserva alguns de seus princípios fundamentais, como a admissão segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático. (Paludo, 2013).

    GABARITO: ERRADA

  • NÃO se pode falar em ROMPIMENTO.

    Na verdade é uma EVOLUÇÃO, ainda hj temos algumas práticas patrimoniais e burocráticas presentes na estrutura administrativa.

    ex: Nepotismo, Meritocracia....

  • A principal mudança entre os modelos burocrático e o gerencial foi o foco do controle. O modelo burocrático propõe um controle de meios ao tempo que o modelo gerencial propõe o controle de resultados.

    Podemos ainda estabelecer as seguintes diferenças: 

    Apesar dessas diferenças, não podemos afirmar que o modelo gerencial rompe com os princípios burocráticos. Pelo contrário, o modelo gerencial reafirma muitos dos princípios burocráticos, tais como: impessoalidade, meritocracia, profissionalização etc. 

    Fique atento nesse tipo de questão. Não existe uma “ruptura”, “rompimento” entre os modelos burocráticos e gerencial, por isso o enunciado está errado.

    Gabarito: ERRADO 

  • O modelo gerencial não rompe com nenhum princípio burocrático. Ele apenas o aprimora e tenta combater as suas DISFUNÇÕES. Uma coisa são os princípios da burocracia, totalmente vigentes até hoje. Outra coisa são as disfunções da burocracia. Por exemplo, não se deve confundir normatização com excesso de normatização. O primeiro é princípio e o segundo, disfunção.

  • 1) Um princípio do modelo patrimonialista - controle da atividade (foco) a priori.

    2) Um princípio do modelo gerencial - controle por resultados (foco) - a posteriori.

    3) O segundo não rompe esse princípio do primeiro? A questão não generaliza quando coloca "rompeu princípios" - deixando claro que não foram todos os princípios. Mas pelo menos dois já que tal afirmação se encontra no plural .

    4) No item anterior exemplifiquei um exemplo de rompimento de um princípio. E isso não tem consequências práticas? Ou seja - não alterou (ou não altera) a estrutura de funcionamento do setor Público.

    Mas se quisermos entrar no mundo das viagens, marquemos errada tudo sobre modelo gerencial e modelo burocrático pois ainda vivemos no modelo patrimonialista e tudo de melhoria está apenas nos livros e na cabeça dos teóricos.

    Não encontrei nada que me convencesse de que a questão está errada. O comentário do Professor parece uma brincadeira com nossa capacidade de interpretação...

  • Muitos comentários falando a mesma coisa e ninguém dando atenção ao que realmente causa dúvida nessa questão...

    Todos sabemos que o Gerencialismo é uma evolução da Burocracia e que aquele aproveita muita coisa deste (ex: meritocracia, profissionalismo etc.)

    A questão não diz que rompeu com todos os princípios! Ela diz que "rompeu princípios".

    Então quer dizer que não rompeu NENHUM princípio da Burocracia? E o controle a priori que virou posteriori?

    Sinceramente, complicado! Se a questão falasse que "rompeu OS princípios", aí sim ficaria claramente errada.

    Agora dizer "rompeu princípios" e considerar como ERRADA.... fica no mínimo ambíguo!

  • Não há rompimento com os princípios, os três modelos – Patrimonialista, Burocrático e Gerencial – sucedem-se ao longo da história, sem que qualquer um deles seja totalmente abandonado.

    Fiquem ligados... sempre que aparecer a palavra “rompeu”, pois provavelmente a questão estará errada (sobretudo se a banca for CESPE).  

  • Não veio para romper princípios burocráticos e sim combater as suas disfunções.

  • Atentar para os itens a seguir

    Acerca da evolução da administração pública no Brasil, julgue o item a seguir.

    O Decreto-Lei n.º 200/1967 representou uma primeira tentativa de reforma gerencial que procurou substituir a administração pública burocrática por uma administração voltada para o desenvolvimento.

    GABARITO - CERTO

    Julgue o item seguinte, referentes a modelos de gestão pública: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial.

    Para obter melhorias no funcionamento do setor público, o modelo de gestão gerencial rompeu princípios burocráticos e alterou a estrutura de funcionamento desse setor.

    GABARITO – ERRADO

    A necessidade de clara separação entre Estado e mercado, considerada essencial para o capitalismo, fez que a administração patrimonialista fosse substituída pela administração pública burocrática.

    GABARITO – CERTO

  • CESPE dá a resposta que quiser nessa questão, ridículo

  • ERRADO

  • Questão desonesta, como de costume."Romper princípios" é diferente de "romper com os princípios". No primeiro caso, significa romper com ALGUNS princípios e não com todos os princípios da administração burocrática, o que de fato caracteriza a Administração Pública Gerencial.

  • Se uma questão dessa cai na prova e eu errasse eu entraria com um processo na justiça. Veja a contradição:

    A necessidade de clara separação entre Estado e mercado, considerada essencial para o capitalismo, fez que a administração patrimonialista fosse substituída pela administração pública burocrática. CERTA

  • Errado

    De fato, alguns princípios burocráticos foram superados com o advento do gerencialismo. Contudo, da maneira que o examinador escreveu (“rompeu princípios”), ele dá a entender que foi um “rompimento total de princípios”.

  • "... modelo de gestão gerencial rompeu (V ou F) princípios burocráticos e alterou (V).a estrutura de funcionamento desse setor".

    Premissa 1: a NGP alterou a estrutura de funcionamento desse setor. (V).

    Exemplos:

    • De controle de processos para controle por resultados
    • Centralização e desconfiança para Descentralização e confiança no gestor.
    • (...)

    Premissa 2: a NGP rompeu princípios burocráticos. (V ou F)

    ROMPER é uma palavra polissêmica. Dependendo do significado atribuído pelo examinador, a resposta poderia ser certa ou errada. Por exemplo, no sentido de "superar ou abandonar", seria falsa. Já no sentido de "surgir, irromper, penetrar, abrir passagem...", seria verdadeira.

    Ou seja, a questão é problemática. pode ser (V ^ F = F) ou pode ser (V ^ V=V).

    Nesses casos, tenho adotado a postura de deixar em suspensão. Coloco um "*" pra decidir depois, num eventual "chute ponderado".

  • Administração Pública Gerencial

    • Segunda metade do séc XX
    • Resposta à expansão das funções econômicas e sociais do Estado, desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial.
    • Manteve alguns princípios da burocracia, como a admissão por rígidos critérios de mérito, sistema estruturado de remuneração e carreiras, avaliação de desempenho e treinamento sistemático.
    • A diferença principal está na forma de controle: Enquanto que na Burocracia o controle é a priori, no Gerencialismo o controle é a posteriori.

    Fonte: meus resumos

  • esse gabarito forçou a barra

  • O mais correto teria ser dito "rompeu com OS princípios burocráticos" para dar sentido de totalidade dos princípios, já que era esse o sentido que a banca queria passar na assertiva. Do contrário, ela deveria ser considerada correta.
  • Discordo do gabarito. Se falasse que rompeu de forma absoluta, aí tudo bem. Segue o jogo

  • Rompeu princípios, sim, não todos, mas alguns. Alterou a estrutura, sim. Resposta Correta! Parem de vender gabaritos seus Merdas!

  • Esse examinador não entende nada de gramática!