-
Gabarito = CERTO
Havia uma mesclagem do patrimônio público e o privado. A racionalidade era subjetiva. O chefe de repartição fazia compras de material de escritório para o setor de RH e aproveitava o balaio e colocava o material escolar da filha no meio. Era uma zona. Isso acontece também atualmente, quando um servidor usa o veículo da repartição para fazer as compras do mês ou para levar as crianças ao colégio. Zueria máxima. Geralmente isso acontece muito em prefeituras: eles fazem a festa.
-
Gabarito: Certo
(Cespe/PRF/Técnico de Nível Superior/2012) No Estado patrimonialista, caracterizado pela interseção entre os patrimônios público e privado, os bens e serviços públicos também constituem patrimônio do governante.
Uma das principais características do modelo patrimonialista é a confusão entre patrimônio público e privado, uma vez que o governante não faz distinção entre a res publica e a res principis.
Fonte: professor Rafael Barbosa
Bons Estudos!
-
CERTO
No patrimonialismo, o Estado era tido como propriedade do soberano, e o aparelho do Estado (a administração) funcionava com uma extensão do seu poder.
Fonte: Augustinho Paludo, Administração Pública, 8ª edição, 2019, p. 85
-
CERTO
O modelo burocrático surgiu com o intuito de por fim ao modelo patrimonialista de administração pública, trazendo a aplicação dos princípios da formalidade e da impessoalidade.
O modelo burocrático é racional e tem foco nos processos. É o modelo trazido pela Constituição Federal de 88. Hoje o modelo predominante na administração pública é o gerencial, que tem o objetivo de flexibilizar o modelo burocrático, trouxe a descentralização dos serviços com foco no resultados, nos cidadãos.
Até hoje sofremos com os resquícios deixados pelo modelo patrimonialista de administração pública, é muito comum vermos através dos atos praticados por diversos gestores públicos, principalmente por governadores de estado e, principalmente, por prefeitos.
-
Gab: C
O modelo de gestão patrimonialista caracteriza-se pela fusão entre as noções de soberania, pertencente à esfera pública, e patrimônio, concernente à esfera privada.
Principais características do Patrimonialismo:
-> esfera pública se mistura com a esfera privada;
-> falta de profissionalização;
-> tendência ao nepotismo / corrupção;
-> sistema fiscal injusto e irracional;
-> falta de rede de segurança nacional;
-> falta de participação social nos assuntos de Estado;
-> racionalidade subjetiva, como sistema legal instável e dificuldade de planejamento dos cidadãos;
-> apesar de combatido, ainda está presente em muitas práticas atuais
______________________________________________________________________________________________________________
Q855224 - Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: TRE-TO Prova: CESPE - 2017 - TRE-TO - Técnico Judiciário
O modelo de administração pública no qual não há distinção na forma de gerenciar bens públicos e privados denomina-se:
D) patrimonialista.(Gabarito)
______________________________________________________________________________________________________________
Q840702 - Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: TCE-PE Provas: CESPE - 2017 - TCE-PE
.A administração pública do período colonial seguia um modelo patrimonial em que a distinção entre o patrimônio público e o patrimônio privado era imprecisa. (C)
-
Evolução da Administração Pública
Modelo Patrimonialista
· Bens do soberano não se separavam, representando uma só coisa;
· Impermeabilidade à participação social-privada;
· Endeusamento do soberano;
· Corrupção; Nepotismo;
· Clientelismo;
· Caráter discricionário e arbitrário das decisões;
· Ausência de carreiras administrativas;
· Desorganização do estado e da administração;
· Uso de imóveis públicos pelos governantes.
GAB CERTO
-
-
No modelo de Administração burocrática são adotadas uma série de medidas cujo objetivo é a defesa da coisa pública, em contraposição ao período patrimonialista antecedente, cuja característica principal é a confusão entre patrimônio público, Estado, e o patrimônio particular do detentor do poder.
-
o publico e o privado se confundiam.
-
A principal característica do modelo patrimonialista é a confusão que existe entre as esferas públicas e esferas privadas. Nesse modelo, o soberano (governante) utiliza o aparato estatal como extensão do seu poder. O enunciado descreve corretamente essas características.
Gabarito: CERTO
-
Segundo Bresser-Pereira (2001), patrimonialismo significa "a incapacidade ou a relutância de o príncipe distinguir entre o patrimônio público e seus bens privados". Assim, no patrimonialismo não existiam carreiras organizadas no serviço público e nem se estabeleceu a divisão do trabalho. Os cargos eram todos de livre nomeação do soberano.
as principais características da administração patrimonialista:
A) Confusão entre a propriedade privada e a propriedade pública;
B) Impermeabilidade à participação social-privada;
C) Endeusamento do soberano;
D) corrupção e nepotismo;
E) caráter discricionário e arbitrário das decisões;
F) ausência de carreiras administrativas;
G) desorganização do Estado e da Administração;
H) cargos denominados prebendas ou sinecuras;
I) descaso pelo cidadão e pelas demandas sociais;
J) poder oriundo da tradição/hereditariedade
Ademais, dentre todas as características do patrimonialismo, a ausência de divisão entre a propriedade pública e a propriedade privada é a mais marcante.
Portanto, item CORRETO.
-
CERTO
-
- Patrimonialista: típico dos estados absolutistas europeus, tinha como principal característica a não distinção entre o que era bem público e o que era bem privado. Sua característica principal é a confusão entre patrimônio público, Estado, e o patrimônio particular do detentor do poder. Há o favorecimento de poucos em detrimento dos interesses de toda uma sociedade;
CESPE - O modelo de gestão patrimonialista caracteriza-se pela fusão entre as noções de soberania, pertencente à esfera pública, e patrimônio, concernente à esfera privada.
CESPE - O aparelho do Estado patrimonialista funcionava como uma extensão do poder do soberano e os servidores possuíam status de nobreza real.
CESPE - A corrupção e o nepotismo são fenômenos típicos da administração pública patrimonialista.
CESPE - No modelo de administração pública patrimonial, os bens do Estado são administrados de forma pessoal, como se pertencessem ao próprio governante.
CESPE - O modelo de gestão patrimonialista caracteriza-se pela fusão entre as noções de soberania, pertencente à esfera pública, e patrimônio, concernente à esfera privada.
-
GAB: CERTO
Administração patrimonialista
- Baseada nos Estados absolutistas firmados nos séculos XVII e XVIII, quando o patrimônio do monarca se confundia com o patrimônio público.
Principais características:
- O soberano era tratado como um deus.
- O Estado funcionava como uma propriedade do soberano e a administração era uma extensão de seu poder.
- Ausência de distinção (confusão) entre o patrimônio público e o privado, com a corrupção, o nepotismo, o clientelismo e a troca de favores se constituindo em traços marcantes desse tipo de administração.
- Prevalecimento de interesses privados em detrimento do interesse público.
- Inexistência de carreiras organizadas e ausência de divisão de trabalho.
- Não havia ações sociais de atendimento ao interesse da sociedade.
- A pessoa do soberano possuía uma administração restrita à arrecadação de impostos e uma força militar para defender o território
FONTE: Gran Cursos Online