SóProvas


ID
2946481
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de liderança.


Entre os fatores que levam à liderança situacional encontram-se as diversas circunstâncias relacionadas ao líder (conhecimento, valores, experiência); aos funcionários (capacidade e desejo de assumir responsabilidades e de identificar e resolver problemas, natureza da tarefa a ser desenvolvida e pressão para a conclusão); e à organização (clima organizacional, por exemplo).

Alternativas
Comentários
  • CORRETA

     

    Segundo Ribas, os autores dividem os conceitos sobre liderança em três abordagens: traços de personalidade, estilos de liderança e situacional.

     

    Teorias situacionais ou contingenciais.

    Além de considerar o comportamento do líder (1), a situação vivenciada em determinado momento no ambiente de trabalho (2) deveria ser também considerada, ou seja, o líder deve agir de acordo com as contingências e situações apresentadas pelo ambiente.

     

    Contingência: é possível, hipotético, pode acontecer ou não, relativo.

     

    E quais são as teorias mais cobradas que pertecem a esse gênero contingencial?

    - Continuum de liderança - Tannenbaum e Schmidt

    - Liderança situacional - Hersey e Blanchard

    - Teoria caminho meta ou caminho-objetivo -  Robert House

    - 3D eficácia gerencial - Reddin

    - Modelo de Fiedler - Fiedler

     

  • A liderança situacional ou contingencial defende que o líder se adapte à situação, então seu estilo levará em consideração além sua personalidade e estilo, também a situação em que os funcionários se encontram e o momento da organização .

  • 3.3.5 Teoria da liderança situacional – Hersey e Blanchard
    Segundo Paul Hersey e Kenneth Blanchard, “liderança é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para a realização de um objetivo, em determinada situação”.
    Necessita-se, então, de um método, pelo qual se consiga resultados predefinidos, com e por meio de pessoas.
    Hersey e Blanchard desenvolveram um modelo situacional de análise da liderança com ênfase nos liderados, introduzindo uma variável muito importante: a maturidade dos subordinados. Para os autores, a eficácia da liderança depende da adequação do estilo de liderança ao grau de maturidade dos subordinados.
    • Maturidade: é a capacidade e a vontade das pessoas assumirem a responsabilidade pela orientação do próprio comportamento, e pode ser dividida em: maturidade no trabalho e maturidade psicológica.
    • Maturidade no trabalho: refere-se à capacidade de conhecimento e treino necessários para desempenhar o trabalho, e é avaliada numa escala de quatro intervalos: 1. pouca maturidade; 2. alguma maturidade; 3. bastante maturidade; e 4. muita maturidade.
    • Maturidade psicológica: refere-se ao querer ou à vontade, o que pressupõe autoconfiança e dedicação, e é também avaliada numa escala de quatro intervalos: 1. raramente; 2. às vezes; 3. frequentemente; e 4. geralmente.

  • Se você considerar a liderança situacional como gênero, ela pode ser utilizada como sinônimo de contingência: o líder deve adequar seu estilo de liderança às restrições ambientais.

    Se você considerar a liderança situacional como espécie, você vai lembrar de 2 nomes: Hersey e Blanchard. Para eles, o estilo de liderança vai depender: do nível de estruturação das tarefas; do nível de maturidade dos funcionários (relacionada ao desempenho do profissional); do nível de motivação do profissional.

    Em ambos os casos, há de se levar em consideração circunstâncias relacionadas ao líder, ao funcionário e à organização.

  • Gab: Certo

    De acordo com Rennó, a liderança situacional indica que não existe um estilo melhor de liderança, assim, o contexto deve ser levado em consideração antes de uma atuação do líder. E dentro desse contexto, de fato, incluem-se circunstâncias relacionadas ao líder, aos funcionários e à organização.

  • Comportamento do líder +

    Maturidade dos liderados +

    Contingências e situações apresentadas pelo ambiente

  • Liderança situacional ou contingenciais= compensa as limitações motivacionais e da capacitação de seus seguidores age de acordo com a maturidade da equipe.

  • liderança situacional, ou líder que adapta diante de certas situações, consiste da relação entre estilo do líder, maturidade do liderado e situação encontrada. Não existe um estilo deliderança adequado para todas as situações, mas ocasiões e estilos diferentes de gestores.

  • Teorias situacionais de liderança: predominante entre a década de 60 e 80, esta teoria estuda as variáveis do ambiente de atuação do líder. “Surgiu diante da necessidade de um modelo na área de liderança, onde é definida a maturidade como a capacidade e a disposição das pessoas de assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento” (CARRANZA, 2014). Com isso, o comportamento do líder, do liderado, assim como do ambiente organizacional tornam-se elementos de estudo e a liderança é compreendida como algo que pode ser desenvolvido, onde qualquer indivíduo poderá ser um bom líder.

  • Liderança contingencial/situacional: líder, liderado e contexto.

  • Gabarito: Certo

  • Gabarito: Certo

  • GABARITO: CERTO

    Liderança Situacional consiste na liderança que é moldada de acordo com a variação das situações apresentadas, ou seja, o líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, conduzindo de forma efetiva seus colaboradores para que reajam positivamente, deem o seu melhor e alcancem os resultados esperados, de acordo com o contexto vivido. 

    Hersey e Blanchard, estudiosos que desenvolveram a teoria da Liderança Situacional, identificaram que o líder de alta performance utiliza-se de diversas formas de liderar, adaptando-se de acordo com o perfil de cada profissional, avaliando aspectos como condições técnicas e inteligência emocional, aliando esses fatores ao contexto.

    As estratégias utilizadas pelo líder situacional são diferenciadas, pois ele consegue delegar as tarefas adequadas aos diferentes níveis de capacidade dos colaboradores.

    FONTE: WWW.IBCCOACHING.COM.BR

  • Correto

    As Teorias Situacionais consideram que para cada tipo de situação, existirá um estilo de liderança adequado. Nesse passo, o líder deve levar em consideração as condições do ambiente, as características dos liderados, o contexto organizacional, e até mesmo as suas “próprias” características (características do líder) para, então, decidir qual a melhor maneira de agir em cada situação que for apresentada.

  • Gab: CERTO

    Teoria da Contingência ou Situacional é a corrente mais recente que parte do princípio de que a Administração é relativa e situacional, isto é, depende de circunstâncias ambientais e tecnológicas da organização. O líder é a pessoa que sabe conjugar e ajustar todas essas características. Assim, não há um tipo único exclusivo para cada situação.

    Introdução à Teoria Geral da Administração, Chiavenato, 7° Ed. pág 24 e 124.

  • A evolução do estudo da liderança pode ser descrita por meio de quatro grupos de teorias:

    1) Teorias dos traços: crença de que a liderança era um “dom” inato. Assim, alguns indivíduos nasciam líderes.

    2) Teorias comportamentais: crença de que a liderança decorria de um comportamento do líder e não dos traços de personalidade. Essas teorias se esforçam para identificar quais seriam os comportamentos dos líderes que produziriam os melhores resultados.

    3) Teorias situacionais: crença de que não existe melhor estilo de liderança. A liderança é fenômeno social que ocorre em determinado contexto em virtude das características do líder e dos liderados.

    4) Teorias emergentes: teorias contemporâneas da liderança. Essas teorias ainda estão relativamente fragmentadas, posto que muitas pesquisas ainda estão em andamento. Dentre os principais exemplos, temos a liderança carismática e a liderança transformacional.

    O enunciado descreve corretamente as características das teorias situacionais da liderança. De acordo com esse grupo de teorias, a liderança situacional ocorre em razão de uma confluência de circunstâncias relacionadas ao ambiente (contexto), líder e liderados.

    Gabarito: Certo

  • Contribuindo

    Liderança Contigencial e situacional

    O contexto deve ser levado em consideração antes de uma atuação do líder. A liderança situacional ou contigencial indica que não existe estilo melhor de liderança pois depende da situação.

    GABA Certo

  • Teorias Situacionais/Contingenciais:  

     

    Década de 60-80

    A liderança deve ser adequada a cada situação.

    A liderança é questão de bom senso, é saber se posicionar na medida certa em relação as pessoas e circunstâncias.

    O foco deixa de ser a figura do líder e passa a ser TODOS os aspectos da liderança (líder, liderado e o contexto)

    Q1198184

    Q468501

  • A teoria situacional foca no liderado, e não no líder. Ela defende que cada pessoa deve ser liderada conforme a sua maturidade profissional.