-
Errada
A teoria defende que os fatores higiênicos/ extrínsecos não motivam. A sua ausência traz insatisfação e a sua presença traz a "não insatisfação"!
Para essa teoria, o dinheiro NÃO traz motivação!!!
SE PRESENTES (+) SE AUSENTES (-) EXEMPLOS:
FATORES HIGIÊNICOS
(Extrínsecos = vem de fora) Não gera insatisfação Gera insatisfação Dinheiro, segurança, relações pessoais.
FATORES MOTIVACIONAIS
(Intrínsecos = vem de dentro) Gera satisfação Gera não satisfação. Nulo. Status, crescimento.
-
Teoria dos dois fatores de Herzberg
Atenção:
Ausência dos fatores motivacionais não gera insatisfação, por outro lado sua presença pode gerar motivação;
Presença dos fatores higiênicos não gera satisfação, porém evitam a insatisfação.
Pessoas e Dinheiro não motivam funcionários (de acordo com essa teoria).
Fatores Motivacionais: influencia a satisfação, relacionada ao conteúdo do cargo (o trabalho em si), como se sente em relação ao mesmo, natureza das tarefas, status de pertencimento, reconhecimento, ascensão funcional, realização, desafios profissionais.
Fatores Higiênicos: influencia a INsatisfação, relacionada ao contexto do cargo, como se sente em relação à empresa, salários, relacionamentos interpessoais, condições de trabalho, supervisores, segurança, políticas da empresa, benefícios e serviços sociais.
-
Para se ter a motivação, é preciso que estejam presentes os dois fatores. Na questão em tela só foi proposto elementos do fator higiênico.
-
Gabarito - Errado.
Teoria dos 2 fatores
Motivadores - Influenciam a satisfação:
Crescimento Pessoal;
Conteúdo do Trabalho:
Assumir responsabilidades;
Realização.
Higiênicos/Manutenção - Influenciam a insatisfação ( quando não os tem):
Salários;
Relacionamentos Pessoais;
Condições de trabalho;
Supervisores;
Segurança;
Politicas da empresa.
Logo, percebe-se que o enunciado citou apenas fatores higiênicos ou de manutenção.
-
DIRETO AO PONTO.
De acordo com a teoria dos dois fatores para motivar um grupo de empregados que se encontrem desmotivados, a organização deverá, além de promover melhorias no ambiente físico, nos relacionamentos interpessoais e nas condições de trabalho, fornecer-lhes reajustes salariais e benefícios.
De acordo com essa teoria, que se divide em fatores motivacionais e higiênicos, o salário é um fator higiênicos e não motivacional, ou seja, não leva a motivação. ( a empresa paga porque é obrigação dela, isso não motiva ninguém)
-
Reajuste salarial (fator higiênico) não vai motivar, só vai deixar não insatisfeito. Para haver motivação, ou seja a satisfação, seria necessário fornecer-lhes algo como chance de promoção, reconhecimento, responsabilidade (fatores motivacionais)
fonte: apostila curso prime
-
-
Segundo a teoria Bifatorial, salário é fator higiênico,ou seja, não motiva, apenas causa a não insatisfação.
Gabarito, errado.
-
Fatores higiênicos: Externos ao contexto do trabalho. Previnem a insatisfação. Ex: Ambiente físico, salário.
Fatores motivacionais: Internos ao contexto do trabalho. Promovem a satisfação. Ex: Autonomia, enriquecimento de cargos.
-
Embora esteja a Teoria diz ser exógeno, ao meu ver relacionamentos interpessoais são Endógenos/motivacionais; "as pessoas influenciam mais do que coisas, pois alteram o significado interno atribuído a qualquer fator."
-
De acordo com a teoria dos dois fatores, para motivar um grupo de empregados que se encontrem desmotivados, a organização deverá, além de promover melhorias no ambiente físico, nos relacionamentos interpessoais e nas condições de trabalho, fornecer-lhes reajustes salariais e benefícios. Resposta: Errado.
tudo fator higiênico.
-
Segundo a teoria bifatorial, os fatores higienicos não motivam, eles evitam a insatisfação.
-
salario nao motiva
-
TEORIA DOS 2 FATORES DE FREDERICK HERZBERG
Higiênicos (extrínsecos e insatisfacientes) – dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, relacionamento com os colegas, estabilidade, segurança, etc. Esses apenas previnem a insatisfação.
Motivacionais (intrínsecos e satisfacientes) – referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. São as responsabilidades, desafios, remuneração variável, etc.
-
Na teoria salario nao motiva, mas na pratica motiva sim kkk
-
Gab. ERRADO
Frederick Herzberg (Teoria dos dois fatores) - Para Herzberg, os fatores que determinam a motivação são a realização, o reconhecimento, o trabalho em si, a responsabilidade, o avanço e o crescimento. Para que os trabalhadores se sintam motivados a desempenhar as suas tarefas, é preciso que se dê constante atenção a fatores como reconhecimento, responsabilidade e desenvolvimento individual, além da definição adequada da tarefa em si. Níveis mínimos de fatores higiênicos, como status e salário, são importantes, mas, quando presentes, não causam satisfação, apenas impedem a insatisfação.
-
Gab.: ERRADO
TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG: Basicamente diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação.
Fatores Motivacionais > Relacionados com as necessidades do mais alto nível, como reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade. Quando esses fatores não existem as pessoas são neutras. Provocam satisfação quando são ótimos. Fatores motivadores têm relação com o trabalho em si.
Fatores higiênicos / Manutenção/ Preventivos / Extrínsecos /Insatisfacientes > não motivam, apenas evitam a insatisfação (quando retirados, o sujeito deixa de estar motivado). Não geram satisfação se forem positivos. Entre esses fatores estão relacionados: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão. São incontroláveis pelo indivíduo. Fatores de higiene têm relação com o ambiente.
DICA: RELAÇÃO INTERPESSOAL E SALÁRIO(DINHEIRO) NÃO SÃO FATORES MOTIVACIONAIS
-
DE ACORDO COM ESSA TEORIA SALÁRIO NÃO MOTIVA!!!!!!
-
Melhor comentário essa da Thaís Cristina....
-
Gabarito: Errado
-
Gabarito: Errado
-
GABA ERRADO,
É o seguinte, já que precisamos acertar questões, não custa nada aprendermos alguns macetes: para Herzberg o que a gente acha que é o certo, na verdade é o contrário.
AQUILO QUE É EXTRÍNSECO: SE AUSENTE, DESMOTIVA, MAS SE ESTÁ LÁ, NÃO FARÁ MOTIVAR;
AQUILO QUE É INTRÍNSECO: SE AUSENTE, DESMOTIVA, MAS SE ESTÁ LÁ, MOTIVA.
-
QUE MATÉRIA DO SATANÁS É ESSA
-
GABARITO: C
Sigamos...
-
wtfffffffffffffffffffff
-
Salários e benefícios são fatores de higiene, não motivam, apenas evitam a insatisfação.
-
Segundo Herzberg, dinheiro não trás satisfação, ele gera a não insatisfação.
-
ERRADO
De acordo com a teoria dos dois fatores, de Hezberg, relacionamentos interpessoais, condições de trabalho, reajustes salariais e benefícios são fatores higiênicos e esses NÃO GERAM MOTIVAÇÃO !
**CUIDADO !**
FATORES HIGIÊNICOS PRESENTES------------> NÃO GERAM MOTIVAÇÃO
FATORES HIGIÊNICOS AUSENTES---------------> GERAM DESMOTIVAÇÃO
Fonte:anotações das aulas da profª Kátia Lima - Gran Cursos.
-
Gab: ERRADO
Fatores Higiênicos: quando presentes, geram a não-insatisfação, porém, sua ausência gera insatisfação. São chamados insatisfacientes. Ex: salário, ambiente, benefícios...
Fatores Motivacionais: quando presentes motivam, quando ausentes não motivam. São chamados satisfacientes. Ex: conteúdo do cargo, tarefas, atividades...
Introdução à Teoria Geral da Administração, Chiavenato, 7° Ed. pág 333.
-
Teoria dos dois fatores de Herzberg
Fatores motivacionais (intrínsecos) = se presentes, geram satisfação, motivam. Ex: reconhecimento profissional, promoção por merecimento, melhoria no desempenho, etc.
Fatores higiênicos (extrínsecos) = se presentes, não geram insatisfação, não motivam. Ex: segurança, ambiente de trabalho, relações interpessoais, salário.
Galera, para Herzberg, reconhecimento profissional é capaz de motivar, mas um aumento de salário não...rs rs rs
-
Contribuindo: Para Herzberg nem dinheiro nrm pessoas motivam os trabalhadores.
No mais a galera já escreveu o suficiente e não quero ser repetitiva
gaba errado
-
natureza da tarefa a ser desenvolvida e pressão para a conclusão na perspectiva dos funcionários? Pra mim que era quanto a situação/contexto organizacional
-
Segundo essa teoria, a motivação para o trabalho resulta de dois fatores:
• Fatores Higiênicos (profiláticos ou de manutenção): referentes ao ambiente de trabalho, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Estão incluídos aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas, supervisores e subordinados, segurança no emprego, vida pessoal e status;
• Fatores Motivacionais: referentes ao próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Estão incluídos aspectos como realização, reconhecimento, o trabalho em si, responsabilidade, progresso e crescimento.
Você deve entender que, para a Teoria dos Dois Fatores, a satisfação não é o oposto da insatisfação. Na verdade, na ausência de fatores higiênicos haveria a insatisfação, enquanto na sua presença se chegaria a um “ponto neutro”, chamado de não-insatisfação. Enquanto isso, na ausência de fatores motivacionais haveria, quanto a esses fatores, um estado de não satisfação. Se eles estiverem presentes haveria um estado de satisfação.
Prof. Carlos Xavier- Estratégia Concursos
-
Errado
Questões que vão ajudar.
Q1218201
Herzberg enfatiza que os fatores responsáveis pela satisfação profissional são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional. Certo
Q919686
De acordo com a Teoria Bifatorial, desenvolvida por Herzberg para buscar explicar os elementos que envolvem a satisfação no trabalho, os denominados fatores higiênicos estão relacionados à insatisfação no trabalho, sendo administrados pela empresa e extrínsecos à motivação do funcionário. Certo
-
Questão clássica!
Dentro da teoria dos dois fatores, salário não é fator de motivação. Trata-se, na verdade, apenas de um fator higiênico.
Todas as variáveis descritas no enunciado (ambiente físico, relacionamentos interpessoais, condições de trabalho) são fatores higiênicos.
Gabarito: ERRADO
-
Gabarito: errada.
Todos os fatores citados pela questão são exemplos de fatores higiênicos (“melhorias no ambiente
físico, nos relacionamentos interpessoais e nas condições de trabalho, reajustes salariais e benefícios”.)
Nesse sentido, você deve sempre lembrar que os fatores higiênicos, por si só, não motivam!
Portanto, salário não é fator motivacional.
Esses fatores apenas têm um caráter preventivo e profilático. Para Herzberg, quando esses fatores
higiênicos estão presentes, eles apenas evitam a insatisfação (mas não geram satisfação).
Segundo a Teoria Bifatorial, para que o indivíduo se sinta motivado, é necessário que, além dos fatores higiênicos, também estejam presentes fatores motivacionais (metas e tarefas desafiadoras, reconhecimento profissional, etc.).
Estratégia Concursos- Prof. Stefan Fantini
-
não acredito que ainda consigo errar questões sobre essa teoria
-
O oferecimento de melhores condições de salário, é um aspecto HIGIÊNICO e não Motivacional.
-
Salários e benefícios financeiros (Fatores Higiênicos) não levam à satisfação, mas sim evitam a Insatisfação!!
-
Para Herzberg, salário não motiva, mas uma das primeiras coisas que o concurseiro procura no edital é a remuneração, que paradoxo, rsrs, essa raça concurseirus homo-economicus.
-
No momento a minha motivação bate de frente com a Teoria de Hersberg pois o dinheiro me motiva, e muito
-
Lembrando:
Status, Políticas da Empresa e Relacionamento com Colegas é fator Higiênico e não motivacional. Eu confundo bastante.