SóProvas


ID
2947408
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma organização iniciou seu processo de gestão do conhecimento. As primeiras ações estruturadas consistiram na atualização dos manuais de apoio ao atendimento aos clientes, de acordo com a legislação vigente; e na gravação de vídeos pelos funcionários mais experientes, relatando suas experiências, dando “dicas” sobre atendimento aos clientes, como material de um treinamento a distância a ser futuramente ministrado aos novos funcionários.

Essas iniciativas representaram, respectivamente, processos de conversão do conhecimento conhecidos como:

Alternativas
Comentários
  • Espiral do Conhecimento foi descrita por NONAKA & TAKEUCHI (1997) como um processo que necessita ser implantado para que a organização se transforme em uma empresa que gera conhecimento. Para isso, a organização deve completar uma espiral que vai do tácito para tácito, do explícito ao explícito, do tácito ao explícito, e finalmente, do explícito ao tácito. Sendo assim, o conhecimento deve ser articulado e internalizado para tornar-se parte da base de conhecimento de cada pessoa.

    Conhecimento Tácito é aquele que  indivíduo adquiriu ao longo da sua vida, é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, é subjetivo e inerente as habilidades de um funcionário.

    Conhecimento Explícito é aquele formal e claro, fácil de ser comunicado. Geralmente encontra-se em forma de textos, diagramas, manuais, documentos, instruções, artigos, revistas e tudo aquilo que formalize, explique ou declare determinado conhecimento.

    Os quatro passos para completar a Espiral do Conhecimento estão descritas a seguir:

    1º Passo - Socialização (tácito para tácito): Refere-se ao compartilhamento do conhecimento tácito, por meio da observação, imitação ou prática,

    2º Passo - Externalização (tácito para explícito): Ocorre a conversão do conhecimento tácito em explícito e sua comunicação ao grupo por meio da escrita, fala ou desenho. 

    (na gravação de vídeos pelos funcionários mais experientes, relatando suas experiências, dando “dicas” sobre atendimento aos clientes, como material de um treinamento a distância a ser futuramente ministrado aos novos funcionários.)

    3º Passo - Combinação  (explícito para explícito): Caracteriza-se pela padronização do conhecimento, chama-se combinação por juntar dois tipos de conhecimentos explícitos, tais quais um manual, um guia de trabalho, uma publicação, um livro, etc.

    (atualização dos manuais de apoio ao atendimento aos clientes, de acordo com a legislação vigente)

    4º Passo - Internalização (explícito para tácito): Ocorre quando os novos conhecimentos explícitos são compartilhados na organização, desta forma, outras pessoas começam a internalizá-los e o utilizam para incrementar, estender, assimilar e reorganizar seu próprio conhecimento tácito. 

    Fonte:

    Gabarito: Letra C

  • GAB C

    Essa metodologia se divide em 4 (quatro) partes, são elas:

     

    1 SOCIALIZAÇÃO: Conversão de conhecimento tácito de uma pessoa para conhecimento tácito de outra pessoa, por meio das interações sociais.

     

    2 EXTERNALIZAÇÃO: Conversão do conhecimento tácito em explícito, com a preocupação de criar algum tipo de registro.

     

    3 COMBINAÇÃO: A combinação é um momento crucial para a inovação, uma vez que ocorre a partir da mistura ou da combinação de conhecimentos explícitos, com o objetivo de gerar novo aprendizado. É a conversão do conhecimento explícito individual para conhecimento explícito compartilhado.

     

    4 INTERNALIZAÇÃO: Conversão do conhecimento explícito em tácito novamente. Ou seja, é a interpretação que se faz de documentos, textos e registros, com base na experiência pessoal de cada um.

    Fonte: Algum colega que não lembro o nome daqui do QC. (Meu resumo).

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da disciplina: Gestão do conhecimento. Sendo mais especificamente abordada a Espiral do Conhecimento.


    Diante disso, vamos a uma breve conceituação, segundo Ribas (2015):


    “Nonaka e Takeuchi (1995) consideram que a criação do conhecimento organizacional resultaria da conversão de conhecimento tácito (relacionado ao conhecimento que o indivíduo possui informalmente, dentro de sua estrutura cognitiva) em conhecimento explícito (conhecimento formal e racional em que o conhecimento é explicitado em registros)". (Ribas, apud Nonaka e Takeuchi, 1995).
    Com efeito, os autores representam a criação do conhecimento organizacional em um  processo espiralado, que possui quatro etapas: Socialização (tácito para tácito), Externalização (tácito para explícito), Combinação (explícito para explícito) e Internalização (explícito para tácito).

    Ante o exposto, vamos analisar os dois exemplos que a questão nos traz.


    A “atualização dos manuais de apoio ao atendimento aos clientes, de acordo com a legislação vigente" exemplifica uma Combinação (explícito para explícito), pois há a junção de conhecimento explícito (manuais formalizados) com outro conhecimento explícito (legislação vigente).  


    A “gravação de vídeos pelos funcionários mais experientes, relatando suas experiências" exemplifica uma Externalização, pois há a conversão de conhecimento tácito em explícito, dado que inicialmente o conhecimento era informal (experiência), passando a ser formal (vídeo).


    Portanto, essas iniciativas representaram, respectivamente, processos de conversão do conhecimento conhecidos como: COMBINAÇÃO e EXTERNALIZAÇÃO.

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Fonte:

    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.
  • Nem com o caderno aberto eu acertei. ksks