-
Letra E. Vamos comentar!!!
-
Testes de personalidade
Personalidade é mais do que o conjunto de certos aspectos mensuráveis. Constitui uma integração de traços pessoais, uma mistura, um todo organizado.
Os testes de personalidade revelam certos aspectos das características superficiais das pessoas, como aqueles determinados pelo caráter (traços adquiridos ou fenotípicos) e aqueles determinados pelo temperamento (traços inatos ou genotípicos).
-
Os testes psicométricos constituem uma medida objetiva e padronizada de uma amostra do comportamento do que se referem às aptidões da pessoa. Os testes psicométricos são utilizados como uma medida de desempenho e se baseiam em amostras estatísticas de comparação, sendo aplicados sob condições padronizadas. Os resultados dos testes de uma pessoa são comparados com padrões de resultados em amostras representativas para obter resultados em percentil.
-
Bom, a questão pede técnicas adequadas a serem adotadas nos processos de seleção e de treinamento e desenvolvimento, respectivamente:
Sabemos que na etapa da seleção são aplicadas técnicas como: provas, testes de conhecimentos ou de capacidades, entrevista, testes psicométricos, pscicológicos etc..... E no treinamento e desenvolvimento são aplicadas técnicas tais como: treinamento de liderança, treinamento motivacional, coaching, desenvolvimento de competências e habilidades.
Porém, para o caso em questão a empresa quer desenvolver na força de trabalho a competência “liderança” – envolvendo as capacidades “determinação”, “empatia“ e “cooperação”.
No caso o que mais cabe aplicar dentre as alternativas apresentadas é:
Na etapa de seleção é: TESTES DE PERSONALIDADE que permite "conhecer" o perfil da pessoa.
Na etapa de treinamento de desenvolvimento o que melhor cabe para descobrir essas qualidade de liderança é: TREINAMENTOS EXPERIENCIAIS, pois a atividade é reflexo da situação real, permitindo detectar as qualidades que se quer.
-
Para resolver esta questão, é importante notar que o examinador especificou o que, para ele, significa "liderança": quer-se que os trabalhadores desenvolvam empatia, cooperação e que sejam determinados. Tratemos de cada um desses aspectos:
Empatia: é a capacidade de se colocar no lugar do outro, antes de fazer qualquer julgamento. É entender o ponto de vista das pessoas e por qual motivo elas agem de determinada forma.
Determinação: uma pessoa determinada é aquela que tem força de vontade, que não desiste fácil e que persiste nos desafios até alcançar os resultados almejados.
Cooperação: capacidade de envolver-se no trabalho e ajudar nas atividades que devem ser desenvolvidas, transformando o trabalho em um trabalho de equipe.
Perceba também que o enunciado nos pede para indicar técnicas de TREINAMENTO e DESENVOLVIMENTO, e SELEÇÃO DE PESSOAS, que efetivem tais características na empresa.
Portanto, note que, para desenvolver tais habilidades (treinamento e desenvolvimento), podem ser utilizadas diversas técnicas, mas estas técnicas devem ser técnicas que ensinam a agir, a desenvolver estas características do comportamento em casos concretos, ou ainda que diagnostiquem aspectos da personalidade já presentes nos trabalhadores a serem selecionados para um posto vago (seleção de pessoas).
Partindo para os itens, temos:
A) ERRADO. Em uma entrevista pode acontecer de uma pessoa mentir, o que geralmente não se consegue fazer quando a pessoa se encontra diante de uma situação prática, em que deve agir diante de um problema. Logo, as entrevistas não são recomendadas no diagnóstico de cooperação, determinação e empatia. Além disto, a capacitação em sala de aula é recomendada no aprendizado de conhecimentos TEÓRICOS, e não no desenvolvimento de características do comportamento.
B) ERRADO. Como explicamos acima, as entrevistas não são a forma ideal de selecionar pessoas quando se quer diagnosticar comportamentos, porque elas podem mentir.
C) ERRADO. A prova de capacidade não é recomendada, pois esta é utilizada para medir o grau de conhecimentos profissionais e técnicos das pessoas, não medindo muito comportamento.
D) ERRADO. A leitura de livros e artigos é indicada para o aprendizado de conhecimentos específicos teóricos, e não características do comportamento humano, em que é mais recomendado um treinamento de situações-problema práticas.
E) CERTO. Os testes de personalidade identificam se a pessoa já tem aquelas características do comportamento presentes ao serem selecionadas para o cargo, e normalmente são difíceis de "burlar". Já os treinamentos práticos, ou experienciais, são ideias, como já falamos, para o desenvolvimento de características do comportamento, em que os trabalhadores devem aprender a se portar diante de situações-problema.
Gabarito da professora: Letra E.
-
GAB E
Testes de personalidade: Aferem a personalidade dos candidatos por meio de testes padronizados.O teste de personalidade é um instrumento científico desenvolvido na área da Psicologia que busca identificar traços inatos e adquiridos do indivíduo. Ao dizer de traços da personalidade, nos referimos às características, formas de ser, pensar e agir no mundo, de acordo com diferentes situações comportamentais.
O treinamento experiencial parte da premissa de que métodos de ensino vivenciais tendem a ser muito mais efetivos e impactantes para a aprendizagem do que modelos de ensino passivos. o treinamento experiencial atua de forma dinâmica, eficiente e rápida. Tanto na sua execução, quanto nos seus resultados. Provocando, assim, importantes reflexões em nível individual e coletivo dos participantes e seus respectivos times de trabalho.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)