SóProvas


ID
2947426
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma organização adota estratégia de liderança em custo, com processo produtivo intensivo em mão de obra e tecnologia madura. Embora opere em um país com economia em recessão e com alta taxa de desemprego, a organização vai inaugurar uma nova unidade produtiva, com tecnologia avançada de produção que permite melhor aproveitamento das matérias-primas, menor consumo de energia e melhor qualidade dos produtos. A empresa precisa de mão de obra capacitada para operar a nova unidade produtiva.

Tendo em vista a situação e as condições descritas, seria adequado contemplar no planejamento de recursos humanos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Para os não assinantes. 

  • 9Se tem muita gente desempregada e precisa-se de gente capacitada, só ir nesse mundão de gente sem emprego e pegar os que estiverem capacitados e desempregados.

  • O recrutamento EXTERNO:

    É uma forma de captar novos candidatos vindos de fora da organização e procurar ocupar as vagas com candidatos estranhos à empresa e que estejam APTOS, para suprir a necessidade da seleção, que é a de selecionar o candidato MAIS BEM PREPARADO PARA OCUPAR A VAGA ABERTA.

    Inovação: Funcionários contratados através de recrutamento externo são mais propensos a questionar a forma como a empresa lida com algumas áreas dos seus negócios. Este pormenor pode tornar-se numa boa oportunidade para a gestão reconsiderar algumas das praticas atuais da empresa, estimulando desta forma a mudança e o crescimento da própria empresa (ARAUJO E GARCIA, 2009).

    Diversidade: Muitas empresas lutam para conseguir uma equipa de colaboradores diversificada. O recrutamento externo cria, por isso, muitas oportunidades que permitem à empresa encontrar CANDIDATOS EXPERIENTES e ALTAMENTE QUALIFICADOS, que irão ajudar a empresa a conseguir preencher estes critérios de diversidade.

    O recrutamento externo não só renova, como também ENRIQUECE os recursos humanos da organização, principalmente quando a política é a de admitir pessoas com gabarito IGUAL ou SUPERIOR do que o já existente na empresa. 

  • FGV é tensa viu. Começa falando em estratégia de liderança em custo e tem como resposta recrutamento externo que onera muito mais do que o interno.

  • Estava em dúvida sobre o treinamento, mas como ela ainda iria inaugurar, não tinha como treinar o povo pra depois inaugura.

  • GAB C Nem sempre o mercado de Recursos Humanos dispõe de candidatos com o conhecimento adequado para atender às exigências dos cargos disponíveis, por isso resta a empresa aumentar o nível de exigências e se vai inaugurar uma nova unidade produtiva irá precisar de novas pessoas e terá que abrir novas vagas porque, certamente, não vai dá pra contar muito com o pessoal interno que já deve ter seus cargos e demandas estabelecidos. Acredito que o examinador começa a questão com uma pegadinha, pois quando fala em economizar custos ele não está se referindo ao recrutamento interno e sim buscar uma economia de escala como um todo e até de outras formas já que a linha de pensamento ao que tudo indica o gab. é a C msm. Abç
  • Embora opere em um país com economia em recessão e com alta taxa de desemprego, 

    RECRUTAMENTO EXTERNO

  • Será aberta uma nova unidade. Sendo assim eles precisarão de novos colaboradores --> recrutamento externo

  • Chieavenato - Gestão de Pessoas - Cap 4 - Recrutando Pessoas - Pagina 95

    Impacto do Mercado de Trabalho sobre as práticas de Gestão de Pessoas das organizações.

    Mercado de trabalho em procura

    Baixos investimentos em recrutamento por causa da oferta de candidatos

    Critérios de seleção mais rígidos e rigorosos para aproveitar a abundância

    de candidatos

    Poucos investimentos em treinamento para aproveitar candidatos já

    treinados

    Ofertas salariais mais baixas para aproveitar a competição entre

    candidatos

    Poucos investimentos em benefícios sociais, pois não há necessidade de

    mecanismos de fixação do pessoal

    Ênfase no recrutamento externo, como meio de melhorar o potencial

    humano, substituindo funcionários por candidatos de melhor qualificação

    GAB: letra C

  • - Impacto do Mercado de Trabalho sobre as práticas de Gestão de Pessoas das organizações.

    1. Mercado de trabalho em procura

    ·        Baixos investimentos em recrutamento por causa da oferta de candidatos

    ·        Critérios de seleção mais rígidos e rigorosos para aproveitar a abundância de candidatos;

    ·        Poucos investimentos em treinamento para aproveitar candidatos já treinados;

    ·        Ofertas salariais mais baixas para aproveitar a competição entre candidatos;

    ·        Poucos investimentos em benefícios sociais, pois não há necessidade de mecanismos de fixação do pessoal;

    ·        Ênfase no recrutamento externo, como meio de melhorar o potencial humano, substituindo funcionários por candidatos de melhor qualificação.

    2. O impacto na gestão de recursos humanos quando o mercado de trabalho em oferta, ou seja, quando as oportunidades de trabalho são maiores do que a procura delas, como sendo:

    ·        Investimentos em benefícios sociais para atrair candidatos e reter funcionários;

    ·        Investimentos em recrutamento para atrair candidatos;

    ·        Investimentos em treinamento para compensar a inadequação dos candidatos;

    ·        Ofertas salariais estimulantes para atrair candidatos;

    ·        Critérios de seleção mais flexíveis e menos rigorosos.

  • Algumas informações descritas no enunciado do item são essenciais para a resolução desta questão: observe que o mercado estava em recessão, havia uma alta taxa de desemprego e a organização iria abrir uma nova unidade produtiva com tecnologia avançada.

    Por que estas informações são importantes? Porque se a economia do país estava ruim e muitas pessoas estavam desempregadas, concorda que a oferta de profissionais era maior? Inclusive, estes candidatos, em uma situação econômica desta, muitas vezes aceitam até ganhar menos, porque estão precisando do emprego. Além disso, como a unidade é nova, mesmo que a organização escolha realizar um recrutamento interno, os postos anteriormente ocupados ficarão vagos e, inevitavelmente, será necessário promover um recrutamento e uma seleção externa. Por fim, para desenvolver a nova tecnologia, necessita-se de funcionários altamente qualificados, então o processo de recrutamento e seleção deverá exigir mais dos candidatos.

    Analisemos todos os itens para checarmos se a nossa linha de raciocínio está correta:
    A) Errado. O uso de horas-extras nunca será um opção permanente, é sempre uma solução a ser utilizada em aumento momentâneo de serviço, porque possui um custo muito maior, além de ser prejudicial à saúde dos empregados.
    B) Errado. A empresa vai abrir uma nova unidade e a consequência é demitir pessoas? Não mesmo, pois precisa-se de mais mão de obra.
    C) Correto. Com o recrutamento externo realizado com maiores exigências, tanto a necessidade de mais pessoal, quanto a exigência de maior qualificação, seriam resolvidas. Este é o nosso gabarito.
    D) Errado. Nenhuma empresa pode reduzir benefícios, pois isto causa insatisfação, ações judiciais trabalhistas, entre outros problemas. Além de não sanar a necessidade de mais pessoal na nova unidade.
    E) Errado. Este item não trata da solução para a necessidade de pessoal mais qualificado, além de não especificar que tipo de recrutamento é o citado, já que se for o interno a demanda por mais mão de obra ainda ficará pendente.

    Gabarito da professora: Letra C.
  • A questão quer saber quais são características de um mercado em procura

    A) investimento em treinamento e uso de horas extras; <- errado, a uma redução em investimentos em treinamento, benefícios sociais e recrutamento.

    B) desligamentos e uso de banco de horas; <- política de substituição de pessoal sim, agora banco de horas?

    C) recrutamento externo e aumento das exigências aos candidatos; GABARITO

    D) redução de benefícios e transferências internas de funcionários; <- foco é no recrutamento externo

    E) políticas de retenção do capital humano e investimento em recrutamento. <- conforme letra A