SóProvas


ID
2947636
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Clara, pessoa economicamente hipossuficiente, perguntou a um parente, com formação jurídica, se poderia procurar a Defensoria Pública para obter orientações sobre como deveria proceder para vender a casa em que morava.


O referido parente informou corretamente que a Defensoria Pública:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

     

    Art. 134. A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados, na forma do inciso LXXIV do art. 5º desta Constituição Federal.  

     

    Fonte: CFRB/88

     

  • Correta: LETRA D

    a-ERRADA. Não é obrigatório que tenha ação em curso.

    b-ERRADA. Além de não ter na legislação especificação em relação a esta cobrança, o art. 134 da CF dispõe que será de forma integral e gratuita.

    c- ERRADA. Pode ser judicial ou extrajudicial.

    d-CORRETA. A teor do art. 134 da CF.

    e-ERRADA.Não tem essa liberdade de escolha.

  • Acertei por eliminação, mas eu achava que venda de casa não tinha nd a ver com defensoria pública

  • Palavras-chave:

    CF/88

    Art. 134. A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados, na forma do inciso LXXIV do art. 5º desta Constituição Federal . (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 80, de 2014)

    ----------------

    Art. 5º, LXXIV - o Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos;

  • Não consigo me convencer desse gabarito pq não entendo q venda de casa deveria ser assunto pra defensoria.. enfim..

  • "Distinguindo-se de ambos os institutos, a assistência jurídica tem conotação mais ampla. Não só abrange a assistência judiciária em sentido estrito, como também a prestação de informação e consultoria jurídicas, visando não necessariamente à propositura de ação judicial, mas ao efetivo esclarecimento aos hipossuficientes de quais sejam seus direitos e obrigações numa relação jurídica, orientando-os quanto às providências necessárias à composição extrajudicial de interesses em conflito, assim como prevenir litígios."

    (CASTRO, Aloísio Pires de; GIOSTRI, Paulo Fernando de Andrade, 2001, p. 122.)

  • D. atenderia Clara, pois sua atuação, de modo gratuito, estende-se ao plano judicial e ao extrajudicial; correta

    Art. 134. A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados, na forma do inciso LXXIV do art. 5º desta Constituição Federal .

    Art. 5º

    LXXIV - o Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos;

  • LETRA D CORRETA

    CF

    Art. 134. A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados, na forma do inciso LXXIV do art. 5º desta Constituição Federal

  • o q tem a ver uma coisa com a outra??????

  • Gabarito D.

    Alguns não entenderam a situação proposta pela banca. Alegando que venda de casa não teria nada a ver com a Defensoria Pública.

    Mas, se repararmos o caput do artigo 134, a ORIENTAÇÃO JURÍDICA faz parte das atribuições da DP.

    Entendendo que Clara é pessoa hipossuficiente, não tendo como custear um advogado para os trâmites de venda do imóvel, a DP pode ser provocada para esta questão.

  • Já estagiei em Defensoria Pública e posso afirmar que isso acontece bastante. Muitas vezes, o próprio grupo familiar entra na sala do Defensor e recebe orientação jurídica, sem, no entanto, haver qualquer tipo de ação judicial (muitas vezes, questões envolvendo terra ou casas. kkk)

  • GABARITO: LETRA D

    SEÇÃO IV

    DA DEFENSORIA PÚBLICA

    Art. 134. A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados, na forma do inciso LXXIV do art. 5º desta Constituição Federal.

    FONTE: CF 1988

  • ORIENTAÇÃO JURÍDICA EXTRAJUDICIAL.

  • A pergunta foi concisa, somente quer saber se fulana poderia ira até DP.

  • CF/88

    Art. 134. A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados, na forma do inciso LXXIV do art. 5º desta Constituição Federal.

  • INCUMBE FUNDAMENTALMENTE A DP= > A ORIENTAÇÃO JURIDICA, A PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS, DEFESA EM TODOS OS GRAUS, JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL, DOS DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS, DE FORMA INTEGRAL E GRATUITA AOS NECESSITADOS NA FORMA DA "LEI"....

  • Art 134°, Dê uma revisada! caso possivel

    GAB:D)

  • FGV e suas histórias pra concurso, banca top!
  • E eu que li "Ministério Público" ao invés de "Defensoria Pública".

  • Podemos assinalar a alternativa ‘d’ como nosso gabarito, em razão do disposto no art. 134, CF/88. Vejamos: “A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados, na forma do inciso LXXIV do art. 5º desta Constituição Federal”. A Defensoria Pública, portanto, deve prestar orientação jurídica à Clara.

    Gabarito: D