SóProvas


ID
2948140
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Avaliação da Necessidade de Treinamento (ANT) é uma etapa capaz de otimizar recursos em capacitação em uma organização. Assinale a alternativa que indica a sequência para um modelo de ANT em que essa etapa seja adequadamente executada.

Alternativas
Comentários
  • Avaliação de Necessidades de Treinamento (ANT) pode ser definida como o processo sistemático de coleta, análise e interpretação de dados ligados a discrepâncias de competências nos níveis macro ou organizacional, meso ou de tarefas e grupos e, por fim, micro ou individual, destinados ao desenho, planejamento, execução e avaliação de cursos.

    No nível organizacional, o foco está nos hiatos de competências chamadas transversais ou genéricas, necessárias a todos os empregados, e de grande importância estratégica, pois apoiam a execução de vários processos e têm relação direta com os objetivos e interesses estratégicos da organização.

    No nível meso, o foco é nas lacunas de competências, ditas replicáveis: necessárias a diversos atores ocupantes de processos organizacionais semelhantes, porém não necessárias a todos os demais. O foco das necessidades de treinamento está especificamente em grupos ou equipes de trabalho que partilham da mesma categoria profissional, cargo, função, ocupação, independentemente do processo que desempenhem, ou seja, no nível das mesmas tarefas. Neste nível, as discrepâncias de competências consideradas técnicas (específicas de um determinado cargo ou função) são o principal foco da ANT.

    No nível micro, as necessidades de treinamento são mais voltadas ao atendimento de objetivos pessoais e profissionais de aprendizagem, educação e desenvolvimento, caracterizando-se como necessidades de baixo compartilhamento entre os trabalhadores. Trata-se de uma ANT alinhada a propostas organizacionais de gestão e de orientação de carreira, saúde e Qualidade de Vida no Trabalho.

    GABARITO: B

  • LETRA: B. ORGANIZACIONAL, TAREFAS E INDIVÍDUAL.

  • De acordo com Goldstein, existem 03 tipos (níveis) de análises que devem ser realizadas, sequencialmente, para o diagnóstico das necessidades:

    1° – Análise organizacional

    2° – Análise de tarefas (Análise de operações e tarefas)

    3° – Análise individual