SóProvas


ID
2948143
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Idealmente, uma ação instrucional para capacitação em ambiente organizacional deverá ser pautada em objetivos que viabilizem o alcance de resultados previamente estabelecidos. Uma das formas de redigir adequadamente os objetivos instrucionais é aplicar as taxonomias de aprendizagem que devem ser utilizadas

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Lina Sandra Barreto Brasil, em sua tese “Modelo de taxonomia baseada nas competências profissionais de cirurgiões-dentistas que atuam na estratégia da saúde da família: uma ferramenta para planejamento instrucional", objetivos educacionais indicam aos alunos qual a intenção dos planejadores quando organizaram a ação educacional. São formulações explícitas sobre as maneiras como o processo educativo ajudará o aluno a aprender o que foi pactuado. Representam o que os alunos precisam aprender.

    Definir os objetivos de aprendizagem significa estruturar de forma consciente o processo educacional. Os objetivos dão início a um processo de planejamento que irá nortear a escolha dos conteúdos, dos procedimentos, das atividades, das estratégias de aprendizagem, dos processos de avaliação e das metodologias a serem adotadas na ação educacional. Um dos instrumentos criados para facilitar esse processo de elaboração dos objetivos é a taxonomia proposta por Benjamin Bloom.

    A Taxonomia de Bloom foi criada em meados de 1950 pelo próprio Bloom e seus colaboradores, com o objetivo de estudar o raciocínio humano em três domínios: o cognitivo, o afetivo e o psicomotor. Essa taxonomia de objetivos educacionais se baseia na ideia de que as operações mentais podem classificar-se em níveis de complexidade crescente e que o desempenho em cada nível depende do domínio do aluno neste nível e nos níveis precedentes. No domínio cognitivo, Bloom identificou seis níveis de atividade intelectual. A hierarquia de complexidade serve de guia para construir atividades cognitivas a partir do nível mais simples (conhecimento) para o mais complexo (avaliação):



    Ainda segundo as autoras, tanto os ambientes de aprendizagem, como as atividades e experiências devem ser alinhadas com os objetivos selecionados e independentemente de como os objetivos são estabelecidos ou denominados, eles estão presentes em qualquer ato de ensino.

    A tese pode ser acessada na íntegra em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=6&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjR2qusmbrjAhVtGbkGHRO3B8gQFjAFegQIBhAC&url=http%3A%2F%2Fwww.teses.usp.br%2Fteses%2Fdisponiveis%2F23%2F23132%2Ftde-24052016-163129%2Fpublico%2FLinaSandraBarretoBrasilVersaoCorrigida.pdf&usg=AOvVaw2sJ-q90ZB67_raWWrqKR3f


    GABARITO: E


  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.