SóProvas


ID
2948185
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A satisfação no trabalho é considerada uma expressão de emoção e afeto no trabalho. Um diagnóstico acerca da satisfação no trabalho é um termômetro

Alternativas
Comentários
  • A satisfação no trabalho possui grande influência na determinação dos níveis de estresse e na qualidade de vida do trabalhador, sendo que o trabalho, quando possui fatores estressantes e de insatisfação, frequentemente se torna uma verdadeira prisão em decorrência das más condições em que é executado; e quando ele é associado a programas de prevenção e promoção da saúde, pode e deve ser fonte de satisfação e de realização. A satisfação no trabalho conduz à melhor saúde física e mental, relatando que ocorre uma menor incidência de doenças em trabalhadores satisfeitos e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida desses.



    Já seu antônimo,  a insatisfação no trabalho contribui para o estresse ocupacional e ambos contribuem para um efeito negativo à saúde, além de outros comportamentos indesejáveis como absenteísmo, rotatividade, atrasos ou pausas prolongadas e/ou não autorizadas, queda da produtividade, protestos ou greves e insatisfação com a vida de acordo com a importância que o trabalho possui na vida do indivíduo. 


    O artigo "Satisfação no trabalho – uma breve revisão" de Elaine Cristina Marqueze e Claudia Roberta de Castro Moreno, traz um ótimo apanhado de importantes pesquisas apontando essas relações. O artigo pode ser acessado em: https://www.google.com/url?q=http://www.scielo.br/pdf/rbso/v30n112/07.pdf&sa=U&ved=0ahUKEwjn4oKWqsfjAhX_GbkGHdlGDLcQFggqMAs&usg=AOvVaw1Wl071WlqLMpAb7uhwNlFP


    GABARITO:  A
  • Resposta A

  • Do meu ponto de vista, a letra A estaria errada, pois dá a entender que a satisfação gera um ambiente saudável (quanto mais satisfação, mais ambiente saudável), mas a lógica seria que quanto mais saudável o ambiente, mais satisfação se cria no trabalhador em estar lá.

    A LETRA D, por sua vez, mostra uma relação válida.

  • @Boomer e @Fernando, sobre a alternativa D.

    Parece haver uma relação moderadamente inversa entre a satisfação e a rotatividade de pessoal. A alta satisfação no trabalho parece ajudar a manter a baixa rotatividade de pessoal, mas não vai, por si só, mantê-la baixa (Robbins e Judge, 2013).

    Se, por outro lado, houver alta insatisfação no trabalho, a rotatividade de pessoal tem probabilidade de ser elevada. A razão dessa relação moderada entre satisfação e rotatividade é o fato de outros fatores (por exemplo, a situação econômica) exercerem um papel na decisão de um empregado em permanecer ou não no emprego.

    Há uma relação inversa entre satisfação e absenteísmo. Ou seja, quando os empregados estão muito satisfeitos, eles tendem a se ausentar menos do trabalho; quando estão altamente insatisfeitos, tendem a se ausentar mais do trabalho. Mais uma vez, existem outros fatores que influenciam essa relação. Um desses fatores poderia ser o grau em que um empregado sente que seu trabalho é importante. Se uma pessoa sente que seu trabalho é importante, terá menos probabilidade de se ausentar (Robbins e Judge, 2013).

    Fonte: Fundamentos da Psicologia Organizacional e Do trabalho, Rothmann, pag. 69.