SóProvas


ID
2948191
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Maria queria passar em um concurso público para ter oportunidade de prestar serviço à sociedade por meio do próprio trabalho. João também queria passar em um concurso público, mas o respectivo foco era a garantia da estabilidade financeira. Maria estudou para passar em um concurso para a própria área de formação. João passou para um concurso de nível médio, mesmo já tendo nível superior. Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta acerca da análise de envolvimento com o trabalho de Maria e João.

Alternativas
Comentários
  • Questão bastante complicada que a meu ver caberia anulação.

    Vejamos. Comprometimento Organizacional é a identificação e envolvimento do indivíduo com uma determinada organização. Pode ser definido como forte crença e aceitação dos valores da empresa; vontade de usar suas habilidades e esforço em benefício da organização; e intensa disposição de permanecer na organização.

    Allen e Meyer, importantes teóricos do assunto, propuseram um modelo de comprometimento organizacional configurado em três componentes distintos - afetivo, instrumental ou calculativo e normativo. Através dessa abordagem, os autores reconhecem a existência de três estilos de ligação do empregado à organização, distintos e independentes, como também reafirmam que os três estilos reduzem a possibilidade de rotatividade, sendo as razões para o empregado permanecer trabalhando na organização. Os autores distinguem a natureza psicológica entre os três vínculos e a postulam que os mesmos constituem três componentes, mas não três estados, de comprometimento: o desejo (comprometimento afetivo), a necessidade (comprometimento instrumental ou calculativo) e a obrigação moral (comprometimento normativo) do empregado permanecer na organização. Supõem ainda que os empregados poderiam apresentar estados psicológicos de comprometimento organizacional diversificados, compostos pela combinação de diferentes níveis dos três componentes como, por exemplo, uma forte necessidade e uma forte obrigação, mas um baixo desejo de permanecer na organização. Portanto, um estado psicológico de comprometimento organizacional seria função da combinação de níveis diversificados dos três componentes.

    Allen e Meyer apresentaram ainda, a existência de categorias distintas de fatores antecedentes para cada um dos três estilos de comprometimento: comprometimento afetivo - desejo de permanecer na organização - seria desencadeado por experiências anteriores de trabalho, especialmente aquelas que satisfizeram necessidades psicológicas do empregado, levando-o a se sentir confortável dentro da organização e competente em seu trabalho; comprometimento calculativo - a necessidade de permanecer na organização - seria desenvolvido a partir da magnitude e ou o número de investimentos (side-bets) feitos pelo empregado na organização e da falta de alternativas de empregos no mercado; por fim, comprometimento normativo - a obrigação moral de permanecer na organização - seria um estado psicológico desencadeado por experiências prévias de socialização presentes no convívio familiar e social, bem como no processo de socialização organizacional, ocorrido após a entrada do empregado na organização.

    Com os dados fornecidos no contexto da questão não é possível se determinar com certeza o tipo de comprometimento que cada um dos personagens desenvolveu junto à organização, pois desconhecemos fatores importantes como os antecedentes descritos acima. Também não é possível afirmar, como visto, que um tipo se sobrepõe ao outro, trazendo maior comprometimento.


    GABARITO BANCA: E

    GABARITO PROFESSOR: SEM RESPOSTA CORRETA
  • Resposta correta: E

  • Questão e resposta muito subjetiva.

    Isso não é uma matemática exata.

  • Alternativa E.

    Teoria mais voltada para os modelos de motivação por conteúdo.