SóProvas


ID
2948278
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar do Estado de Goiás n° 33/2001, para obtenção de clareza na articulação e na redação das leis, deve-se

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA D

  • Concisão

     

    A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o
    texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve
    de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar
    passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se,
    exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao
    que já foi dito
     

  • Para responder a essa questão, o candidato deve possuir conhecimento referente à Lei complementar do Estado de Goiás Nº 33, de 1º de agosto de 2001, especificamente sobre as normas adotadas para redigir as disposições normativas com clareza, precisão e ordem lógica, que estão contidas no art.10. Vejamos o que está expresso no referido artigo e o que cada quesito afirma:
    A) A Lei Complementar orienta a "usar as palavras e as expressões em seu sentido comum, salvo quando a norma versar sobre assunto técnico, hipótese em que se empregará a nomenclatura própria da área em que se esteja legislando". Dessa forma, empregar palavras e expressões rebuscadas, conforme afirma esta alternativa, não é uma forma de obter a clareza textual. Portanto, o item está incorreto.
    B) A orientação dada pela referida lei é "construir as orações na ordem direta, evitando preciosismo, neologismo e adjetivações dispensáveis". A afirmação "evitar preciosismo" é correta. O que torna o item incorreto é a parte que explicita sobre a forma como as frases devem ser construídas (ordem indireta).
    C) Para responder a essa questão, devemos retomar a mesma orientação da Lei Complementar apresentada no item anterior: "construir as orações na ordem direta, evitando preciosismo, neologismo e adjetivações dispensáveis". Assim, para obter a clareza do texto devem ser usadas adjetivações apenas quando for necessário, não com o intuito de enriquecer o texto, portanto, a afirmação está incorreta.
    D) A orientação dada pela Lei Complementar é exatamente a de "usar frases curtas e concisas", pois períodos extensos e palavras inúteis prejudicam consideravelmente a clareza textual. Por exemplo, a fim de obter um texto conciso, deve-se, em vez de usar "Servimo-nos da presente para informar", escrever "Informamos". Sendo assim, a afirmação do item está correta.
    E) A referida lei determina que o redator deve "buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto das normas legais, dando preferência ao tempo presente ou ao futuro simples do presente". Nesse sentido, a afirmação feita neste item, que deve ser dada preferência à conjugação de verbos no futuro do pretérito do modo indicativo, está incorreta.


    Gabarito: Letra D
  • Art. 10 - As disposições normativas serão redigidas com clareza, precisão e ordem lógica, observadas, para esse propósito, as seguintes normas:

    I - para a obtenção de clareza:

    a) usar as palavras e as expressões em seu sentido comum, salvo quando a norma versar sobre assunto técnico, hipótese em que se empregará a nomenclatura própria da área em que se esteja legislando;

    b) usar frases curtas e concisas;

    c) construir as orações na ordem direta, evitando preciosismo, neologismo e adjetivações dispensáveis;

    d) buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto das normas legais, dando preferência ao tempo presente ou ao futuro simples do presente;

    e) usar os recursos de pontuação de forma judiciosa, evitando os abusos de caráter estilístico;