SóProvas


ID
2949211
Banca
FGR
Órgão
Câmara de Carmo de Minas - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                Respeite os limites do bebê nos ensaios de recém-nascido;

                                    veja dicas sobre segurança
 
     Os chamados ensaios newborn, que mostram os bebês em seus primeiros dias de vida em poses bem flexíveis, já se popularizaram no Brasil. Já há até mães que realizam chás com cotas para a futura aquisição do álbum fotográfico do recém-nascido.

      Só que os pais precisam estar atentos à formação e experiência do fotógrafo. É que esse tipo de ensaio requer conhecimento não só da técnica fotográfica como também da anatomia e fisiologia do bebê.

      Simone Silvério, presidente da ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos), diz que uma puxada errada de braço pode provocar lesões no bebê. Da mesma forma, ela alerta que o profissional precisa conhecer os materiais que serão utilizados no ensaio para que as imagens sejam feitas com toda segurança. “É muito comum colocar bebê dentro de balde nesse tipo de ensaio. Mas em que tipo de balde podemos colocá-lo? Pode ser um balde que se cair quebra? Posso colocar o bebê dentro do balde e o balde em cima da mesa? E se o balde tombar? Precisamos estar atentos a tudo que coloca a  segurança do bebê em risco”, diz ela.

      E como os pais devem escolher o fotógrafo do álbum de seu recém-nascido. Primeiramente, pegue indicações de amigos e parentes. Pesquise o trabalho do profissional. Mas se você não conhecer ninguém que tenha feito esse tipo de trabalho? Uma saída é consultar o site da ABFRN, que traz uma lista de profissionais associados à entidade. “Para fazer parte da ABFRN é preciso cumprir uma série de requisitos, como ter experiência mínima de 1 ano fotografando recém-nascidos”, afirma Simone.     

      (...)

                                     Quando fotografar o bebê?
 
     A ABFRN diz que o ideal para o álbum newborn é que o bebê seja fotografado entre o 5° e 14º dia de vida, quando os recém-nascidos “são mais maleáveis, apresentam sono profundo e as cólicas ainda não afetam o descanso”. 

     O bebê está sempre dormindo nesse tipo de ensaio. Para que ele fique tranquilo, não pode estar sentindo dor nem com fome. Recomenda-se que ele seja amamentado a cada duas horas para que não sinta fome e se irrite.

      Como os bebês são fotografados sem roupa ou fazem troca de acessórios, é preciso prestar atenção na temperatura do ambiente. A recomendação é que a temperatura esteja entre 26°C e 30°C e a umidade relativa do ar, entre 50 e 60%.
 
Disponível em:<http://maternar.blogfolha.uol.com.br/2015/11/18/ensaio-de-newborn-requer-conhecimento-eatencao-com-a-seguranca-do-bebe/> Acesso em: 18/11/2015

Leia:

“(...) ela alerta que o profissional precisa conhecer os materiais (...)”

Marque a alternativa que possua a mesma classificação sintática da Oração Subordinada Substantiva sublinhada:

Alternativas
Comentários
  • Oração subordinada substantiva subjetiva que funciona como sujeito oracional.

  • GABARITO: LETRA A

    “(...) ela alerta que o profissional precisa conhecer os materiais (...)”  >>> ela alerta ISSO. Temos o "que" como uma conjunção integrante, iniciando uma oração subordinativa substantiva objetiva direta. >>> quem alerta, alerta alguma coisa.

    A) Alguém exigiu que todos estivessem presentes. >>> exigiu ISSO >>> Temos o "que" como uma conjunção integrante, iniciando uma oração subordinativa substantiva objetiva direta. >>> quem exige, exige alguma coisa.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Alguém sabe classificar a D?

  • D) subjetiva

  • Aconteceu (que=ISSO)

    Aconteceu - verbo intransitivo (pergunta para descobrir o sujeito--> O que aconteceu? Eu não encontrei o lugar marcado.)

    ... eu não encontrei o lugar marcado. --> Oração Subordinada Substantiva Subjetiva

  • D, camila, Subjetiva.......... "Isso aconteceu.....

  • “(...) ela alerta que o profissional precisa conhecer os materiais (...)”  O. S. SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA

    A. Alguém exigiu que todos estivessem presentes. O. S. SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA

    B. Aconselha-o a que trabalhe um pouco mais. O. S. SUBSTANTIVA OBJETIVA INDIRETA

    C. Seu receio era que chovesse. O. S. SUBSTANTIVA PREDICATIVA (verbo de ligação - ser)

    D. Aconteceu que eu não encontrei o lugar marcado. O. S. SUBSTANTIVA SUBJETIVA (também chamada de sujeito oracional) > Aconteceu isso - Isso aconteceu (isso funciona como sujeito)

  • Creio que a banca interpretou a letra D)Aconteceu que não não encontrei o lugar marcado , como orações coordenadas. Logo, o primeiro verbo da oração será INTRANSITIVO, e o segundo , como VERBO TRANSITIVO DIRETO, ORAÇÃO COORDENADA também.

    Na letra A. Alguém, nesta oração, funciona como sujeito. Morfologicamente, pronome indefinido.

  • LETRA A: A oração subordinada é Objeto Direto (assim como a oração da questão).

    LETRA D: A oração subordinada é Sujeito.

  • Gabarito: Letra A

    ....................................................................

    “(...) ela alerta que o profissional precisa conhecer os materiais (...)” Siga as cores: sujeito- vtd-od

    Marque a alternativa que possua a mesma classificação sintática da Oração Subordinada Substantiva sublinhada:

    ..................................................................

    Vai dar certo!

  • GABARITO- A

    DEUS MINHA FORÇA