SóProvas


ID
2949349
Banca
FGR
Órgão
Prefeitura de Conceição do Mato Dentro - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

“Segundo relato prestado pelo casal ao telejornal Paraná TV 1ª edição, era noite de domingo (5) quando os dois, que têm medo de mostrar o rosto, saíram para caminhar pela cidade. Eles teriam sido vítimas de uma tentativa de assalto, e pedido ajuda para um guarda municipal. "Eu, por natureza, de onde venho, me referi ao guarda, no desespero, como 'senhor guardinha, senhor guardinha'. Dali ele já começou: 'O que? Senhor guardinha? Guardinha?'", explicou o rapaz. "Eles [disseram] 'não, não é guardinha. Vocês vão aprender a falar'", prosseguiu a mulher.

O casal de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, está em Curitiba há poucos meses. A moça mostrou roupas totalmente rasgadas, que seriam as usadas na noite da agressão. Segundo eles, os estragos seriam resultado de mais de quatro horas de tortura. Depois de serem agredidos na rua, ambos teriam sido levados para a sede da Guarda Municipal, e, lá, teriam sofrido as piores agressões. "Ali, algemado, tomava coronhada na cara, na cabeça...", disse a vítima. A supervisora da Guarda Municipal também teria participado da tortura. "Apanhei muito, eu achei que ia morrer. Achei que não ia sair dali viva".”

Fonte: GAZETA DO POVO. “Casal de estudantes paulistas acusa Guarda Municipal de Tortura”. Disponível em <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-ecidadania/casal-de-estudantes-paulistas-acusa-guarda-municipal-de-tortura-b7yxdzbd9svi266d26zkazccu>, consulta em 17/02/2016)


Com base no texto e em seus conhecimentos sobre direito penal, marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra A: CORRETA

    Art. 5º, XLIII, da CF/88 - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem; 

    Letra B: CORRETA

    Art. 1º, §4º, da Lei nº 9.455/1997. Aumenta-se a pena de um sexto até um terço:

    I - se o crime é cometido por agente público;

    Letra C: CORRETA

    Art. 1º, § 5º, da Lei nº 9.455/1997. A condenação acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo DOBRO do prazo da pena aplicada.

    Letra D: ERRADA

    A Lei nº 11.340/2006 tem por finalidade coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.   O crime alcança a violência contra a mulher no âmbito familiar, domiciliar e afetivo. A questão não relata uma violência doméstica e familiar contra a mulher, portanto não é possível a aplicação das medidas protetivas previstas na Lei Federal nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).

  • Gabarito: letra D

    A) são inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistiatortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas

    B) Lei nº 9.455, art. 1º, § 4º Aumenta-se a pena de um sexto até um terço:

    I - se o crime é cometido por agente público

    C) Lei nº 9.455, art. 1º, § 5º A condenação acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.

  • D) Errado, para aplicar a lei nº 11.340 - Art. 5o Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial:       

    I - no âmbito da unidade doméstica, compreendida como o espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas;

    II - no âmbito da família, compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa;

    III - em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação.

    Parágrafo único. As relações pessoais enunciadas neste artigo independem de orientação sexual.

  • INAFIANÇÁVEL - todos

    IMPRESCRITÍVEL - RAÇÃO (RAcismo e AÇÃO de grupos armados)

    INSUSCETÍVEL DE GRAÇA E ANISTIA - os que não são imprescritíveis

    (eu decorei assim, talvez ajude)

  • IMPRESCRITÍVEL: RaÇão

    INSUSCETÍVEL DE GRAÇA OU ANISTIA: 3THe

    INAFIANÇÁVEL: todos acima.

    Fonte: Art. 5º, XLII, XLIII e XLIV / CF.

  • Bá, fiquei é chocado com a notícia. ;O

    Bom, com esse episódio de tortura da GM de Curitiba, restará mais vagas para o concurso, afinal provavelmente foram exonerados.

  • Incorreta, incorreta, incorreta

  • Sempre bom diferenciar as hipóteses de perda de cargo da Lei de tortura e da Lei de Organização Criminosa:

    Organização de criminosa: A condenação com trânsito em julgado acarretará ao funcionário público a perda do cargo, função, emprego ou mandato eletivo e a interdição para o exercício de função ou cargo público pelo prazo de 8 (oito) anos subsequentes ao cumprimento da pena.

    Lei de Tortura:  A condenação acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.

  • Quando o enunciado da questão te traz um asco gigantesco....

  • Se o texto falasse de uma capivara comendo paçoca, teria a mesma importância desse!

  • KAKAKAKAKAKA senhor guardinha foi fod*

  • incorreta letra D.

    Muito simples de se resolver. Como a agredida não foi agredida por virtude do sexo, nem da situação de mulher e tals, mas sim por vontade própria dos Guardas, é que não se configurou a lei Maria da Lenha. Vide artigo abaixo:

    Art. 5º Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial: 

    I - no âmbito da unidade doméstica, com....

    II - no âmbito da família, compree.....

    III - em qualquer relação íntima de afeto, na qual .....

  • demitido a bem do serviço público

  • sem necessidade de ler o texto

  • a) A prática de tortura é crime inafiançável e insuscetível de graça e anistia, segundo a Constituição da República de 1988.

    CF/88 – 5º: XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem;  

    B) O fato de o crime ter sido cometido por guardas municipais permite a aplicação de causa de aumento de pena prevista na Lei Federal nº9.455/1997 (Lei de Tortura).

    LEI Nº 9.455, DE 7 DE ABRIL DE 1997 § 4º Aumenta-se a pena de um sexto até um terço:

    I - se o crime é cometido por agente público;

    C) Caso condenados, os guardas municipais devem perder o cargo e serem interditados de seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada, conforme a Lei Federal n. 9.455/1997 (Lei de Tortura).

    LEI Nº 9.455, DE 7 DE ABRIL DE 1997 - § 5º A condenação acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.

    D) Em razão de a mulher ter sido vítima do crime, é possível a aplicação das medidas protetivas previstas na Lei Federal nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).

    Letra D

  • GABARITO D

    RUMO À CENTENÁRIA MILÍCIA DE BRAVOS

    PM BA 2020

  • É notório que a falta de atenção com o comando dessas questões que têm como "incorreta" a sua acertiva.

  • Nem li o texto. rs
  • Sempre erro essas questões pq passo batido pelo "INCORRETA" na prova eu tomo cuidado, mas aqui não

  • "senhor guardinha" KKKKKKKKKKKKK

  • partiu depen!!!!!!

  • Os guardinhas querem ser policiais

  • MACETE

    Os únicos crimes que tem a perda do cargo como EFEITO AUTOMÁTICO da condenação são o TERROR.

    Interdição:

    Tortura --> Dobro do prazo da pena aplicada.

    Organização Criminosa --> 8 anos depois de cumprida a pena.

  • Assertiva D

    Em razão de a mulher ter sido vítima do crime, é possível a aplicação das medidas protetivas previstas na Lei Federal nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).

  • Gab. D

    Nem precisava ler o texto.

  • Pesado, eim!

    Não da pra confiar em ninguém.

  • Letra D: ERRADA

    A Lei nº 11.340/2006 tem por finalidade coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.   O crime alcança a violência contra a mulher no âmbito familiar, domiciliar e afetivo. A questão não relata uma violência doméstica e familiar contra a mulher, portanto não é possível a aplicação das medidas protetivas previstas na Lei Federal nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).

    INAFIANÇÁVEL - todos

    IMPRESCRITÍVEL - RAÇÃO (RAcismo e AÇÃO de grupos armados)

    INSUSCETÍVEL DE GRAÇA E ANISTIA - os que não são imprescritíveis

    (eu decorei assim, talvez ajude)

  • Nem precisa ler o enunciado.

  • Se analisarmos bem, há duas incorretas, visto que o conectivo usado na letra A foi o "e" e na letra da Lei o conectivo usado é o "ou".

  • Quem acertou sem ler o enunciado levanta a mão kkkkk

  • A questão exige o conhecimento acerca da lei de torturas – 9.455/97 e sobre a aplicação da lei maria da penha. Analisemos cada uma das alternativas:

    a)  CORRETA.  De acordo com o art. 5º, XLIII da CF/88, a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem.

    b) CORRETA. Uma das causas de aumento de pena previstas para quem comete o crime de tortura, é se o crime é cometido por agente público, em que se aumenta a pena de um sexto a um terço, de acordo com o art. 1º, §4º, I da Lei 9.455/1997.

    c) CORRETA. A condenação acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada, de acordo com o art. 1º, §5º da Lei 9.455/97.

    d)  ERRADA. Não é em todo caso que a mulher terá a proteção da Lei Maria da Penha, só poderão ser aplicadas as medidas protetivas quando a mulher for vítima de violência doméstica ou familiar contra a mulher, entendida como tal qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.

    GABARITO DA PROFESSORA: LETRA D

  • isso ---> graça OU anistia

    diferente disso ---> graça E anistia

  • Quanto a alternativa (A): Lei nº 9.455/97

    § 6º  - O crime de tortura é inafiançável e insuscetível de graça ou anistia.

  • LEI DE TORTURA

    Art. 1º Constitui crime de tortura:

    I - constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental:

    TORTURA PROVA

    a) com o fim de obter informação, declaração ou confissão da vítima ou de terceira pessoa;

    TORTURA CRIME

    b) para provocar ação ou omissão de natureza criminosa

    TORTURA DISCRIMINAÇÃO

    c) em razão de discriminação racial ou religiosa 

    Cuidado!! Não envolve discriminação sexual

    TORTURA CASTIGO

    II - submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo.

    TORTURA PELA TORTURA

    § 1º Na mesma pena incorre quem submete pessoa presa ou sujeita a medida de segurança a sofrimento físico ou mental, por intermédio da prática de ato não previsto em lei ou não resultante de medida legal.

    Pena - reclusão, de 2 a 8 anos.

    TORTURA OMISSIVA ou IMPRÓPRIA

    § 2º Aquele que se omite em face dessas condutas, quando tinha o dever de evitá-las ou apurá-las, incorre na pena de detenção de 1 a 4 anos.

    Cuidado!! Muito cobrado o preceito secundário

    Não é equiparado a hediondo

    TORTURA QUALIFICADA / QUALIFICADORAS

    § 3º Se resulta lesão corporal de natureza grave ou gravíssima, a pena é de reclusão de 4 a 10 anos; se resulta morte, a reclusão é de 8 a 16 anos.

    (pena máxima prevista na lei de tortura)

    MAJORANTES

    § 4º Aumenta-se a pena de 1/6 até 1/3:

    I - se o crime é cometido por agente público

    II – se o crime é cometido contra criança, gestante, portador de deficiência, adolescente ou maior de 60 anos      

    III - se o crime é cometido mediante sequestro

    EFEITOS DA CONDENAÇAO

    § 5º A condenação acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada. 

    São efeitos automáticos

    Vedações

    § 6º O crime de tortura é inafiançável e insuscetível de graça ou anistia.

    Insuscetível de indulto também segundo a lei de crimes hediondos na qual os crimes equiparados a hediondos recebe os mesmos tratamentos dos crimes hediondos

    Regime inicialmente fechado

    § 7º O condenado por crime previsto nesta Lei, salvo a hipótese do § 2º, iniciará o cumprimento da pena em regime fechado.

    É inconstitucional a obrigatoriedade do regime inicial fechado nos crimes hediondos e equiparados a hediondos

    EXTRATERITORIALIDADE INCONDICIONADA

    Art. 2º O disposto nesta Lei aplica-se ainda quando o crime não tenha sido cometido em território nacional, sendo a vítima brasileira ou encontrando-se o agente em local sob jurisdição brasileira.

  • Eu lendo a notícia do enunciado: "Sei não, Rick..."

  • GAB - D -

    A LEI MARIA DA PENHA TRÁS UM ROL TAXATIVO DOS ELEMENTOS DOLOSOS ESPECÍFICOS PARA A CARACTERIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR. SENDO DE INICIO QUE A VIOLÊNCIA SEJA BASEADA EM RELAÇÃO AO GÊNERO, TENDO AINDA A VIOLENCIA OCORRIDO NO AMBIENTE DOMESTICO, FAMILIAR OU EM QUALQUER RELAÇÃO INTIMA DE AFETO.

  • D Maria da Penha: tem que ser contra mulher. Tem que ter vínculo afetivo.
  • #PPMG21

  • Só de não ler o enunciado já seria uns minutos preciosos ganhos na prova.

  • A questão exige o conhecimento acerca da lei de torturas – 9.455/97 e sobre a aplicação da lei maria da penha. Analisemos cada uma das alternativas:

    a) CORRETA. De acordo com o art. 5º, XLIII da CF/88, a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem.

    b) CORRETA. Uma das causas de aumento de pena previstas para quem comete o crime de tortura, é se o crime é cometido por agente público, em que se aumenta a pena de um sexto a um terço, de acordo com o art. 1º, §4º, I da Lei 9.455/1997.

    c) CORRETA. A condenação acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada, de acordo com o art. 1º, §5º da Lei 9.455/97.

    d)  ERRADA. Não é em todo caso que a mulher terá a proteção da Lei Maria da Penha, só poderão ser aplicadas as medidas protetivas quando a mulher for vítima de violência doméstica ou familiar contra a mulher, entendida como tal qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.

    GABARITO DA PROFESSORA: LETRA D

  • MDS, um texto tão grande, para uma resposta tão obvia.. que matar o concurseiro só no cansaço mesmo.

  • Acertei apenas lendo o enunciado...

  • Aumento de 1/6 a 1/3:

    DICA GAS

    Deficiente

    Idoso

    Criança

    Adolescente

    Gestante

    Agente público

    Sequestro