SóProvas


ID
2949568
Banca
FGR
Órgão
Prefeitura de Cabeceira Grande - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Desde muito tempo, o aumento das taxas de impostos sobre produtos industrializados afetaram profundamente a renda mensal dos brasileiros.

Sobre a declaração acima, avalie as afirmações acerca dos termos da oração.

I. "O aumento das taxas de impostos sobre produtos industrializados" é o núcleo do sujeito da oração.

II. A concordância do verbo com o sujeito não está de acordo com a norma culta, pois o verbo deveria ser empregado no singular.

III. O predicado da oração é verbal, porque seu núcleo é um verbo nocional, ou seja, demonstra uma ação.

IV. "A renda mensal" é o objeto direto e "dos brasileiros" é o objeto indireto, pois o verbo "afetaram" é bitransitivo.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Desde muito tempo, o aumento das taxas de impostos sobre produtos industrializados afetaram profundamente a renda mensal dos brasileiros. 

    I. "O aumento das taxas de impostos sobre produtos industrializados" é o núcleo do sujeito da oração. → errado. Núcleo do sujeito é somente "aumento."

    II. A concordância do verbo com o sujeito não está de acordo com a norma culta, pois o verbo deveria ser empregado no singular. → Correto. O aumento..... afetou. Deveria estar no singular.

    III. O predicado da oração é verbal, porque seu núcleo é um verbo nocional, ou seja, demonstra uma ação. → em vermelho temos o núcleo do predicado verbal.

    IV. "A renda mensal" é o objeto direto e "dos brasileiros" é o objeto indireto, pois o verbo "afetaram" é bitransitivo. → dos brasileiros é adjunto adnominal, indicando posse. A renda é dos brasileiros → renda brasileira.

    Força, guerreiros(as)!! ☻

  • Primeiramente Deus e em segundo lugar o Arthur Carvalho pra me salvar!

  • Verdade Junior Silva, o LUCIO WEBER deveria se espelhar nele, ao invés de comentar tanta bo$t4.

  • Só para complementar os comentários dos carxs colegas em relação à alternativa C, mais precisamente a II.

    Os verbos nocionais, em tela, indicam processos, ou seja, ação, desejo, atividade mental, fenômeno natural, acontecimento, etc. (ex. correr, pular, nascer, pensar, relampejar, almejar).

    os verbos não nocionais expressam estado de ser do sujeito (verbos de ligação: ser, estar, continuar, ficar...).Quanto a eles, vale mencionar que, diferentemente do que ocorre com os nocionais, ainda que fazendo parte do predicado, não representam o núcleo desse (do predicado).

    Fonte:

  • os comentários do Arthur estão melhores que as videos aulas !!!!!

  • Gente, eu me confundi com uma questão e aproveito para compartilhar com vocês, é em relação ao item II. Imaginei que poderia haver alguma faculdade em relação à concordância do verbo, visto que, o que afetou a renda foram 'as taxas'. Vejam: "o aumento das taxas de impostos sobre produtos industrializados afetaram..." VIAJEI!!

    Esclareço: em primeiro lugar, o que são “termos partitivos”?

     São os que indicam “uma parte do todo”, como “maioria”, “minoria”, “grande parte”, “a maior parte”.

     Quando essas expressões estiverem acompanhadas de substantivos ou pronomes no plural, a concordância verbal é facultativa:

    -Se realizar a concordância gramatical, o verbo fica no singular, concordando com o termo partitivo (maioria, minoria, parte);

     -Se realizar a concordância ideológica (= com a ideia), pode concordar com o complemento.

     Exemplos:

     “A maioria dos alunos SAIU (= maioria) / SAÍRAM (= alunos).”

     “Grande parte dos eleitores REJEITA (= parte) / REJEITAM (= eleitores).”

    Note que essa “faculdade” só acontece quando tanto o termo partitivo quanto seu complemento estiverem no mesmo número (singular / plural).

     “A maioria da turma SAIU” => só existe essa possibilidade, pois o núcleo (maioria) e o complemento (turma) estão no mesmo número: singular.

    Fonte: Ponto dos concursos.

  • Arthur Carvalho sempre ajudando,muito obrigado!

  • GABARITO: LETRA C. Acredito que na afirmativa IV, o trecho "dos brasileiros" seja complemento nominal, pois está complementando o adjetivo "mensal". Logo, apenas CN complementa adjetivo. Adjunto adnominal complementa substantivo (concreto e abstrato).