-
ao meu ver, nenhuma está certa.
-
Estrutura Funcional
Aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções: separa, distingue e especializa. O modelo desenvolve o princípio da especialização diante da necessidade de decompor as funções para torná-las mais fáceis.
Na estrutura funcional, cada subordinado reporta-se a diversos superiores simultaneamente, porém, cada superior responde apenas pelas suas especialidades, não interferindo nas especialidades dos demais. Não é a hierarquia, mas a especialidade que promove as decisões. Algumas características:
Autoridade funcional ou dividida
Linhas diretas de comunicação
Descentralização das decisões
Ênfase na especialização
-
Na estrutura funcional, por exemplo, o funcionário se reporta ao gerente de marketing, gerente de finanças, gerente de operações... Ou seja, não cabe "autoridade única" na estrutura funcional, a autoridade está dividida entre os gerentes funcionais (especialistas).
Dito isso, já se elimina a C e a D, e a letra B trata claramente da estrutura linear, portanto sobra apenas a A como correta.
Linhas diretas de comunicação; Correto! As linha de baixo se comunicam diretamente com os Gerentes funcionais, sem intermediários como seria na estrutura linear.
Permite a melhor supervisão técnica possível. Correto! Funcional o foco é nas funções, nos especialistas de cada área, dessa forma terá a melhor supervisão técnica possível, pois há técnicos especializados em cada uma das áreas.
-
Algumas características da estrutura funcional:
Autoridade Funcional ou dividida
Linhas diretas de comunicação
Descentralização da decisões
Ênfase nas especializações
-
Algumas características da estrutura funcional:
Autoridade Funcional ou dividida
Linhas diretas de comunicação
Descentralização da decisões
Ênfase nas especializações
-
VANTAGENS
Facilita o aperfeiçoamento dos funcionários nas suas especialidades
Facilita a comunicação dentro das áreas funcionais
Permite economias de escala e o aproveitamento dos recursos
Facilita a centralização das decisões
Desvantagens
Estimula uma visão limitada dos objetivos organizacionais
Dificulta a coordenação e a comunicação entre os departamentos
Diminui a rapidez de resposta aos desafios externos
Dificulta a responsabilização pelos problemas organizacionais
-
droga de banca!!!
-
Estrutura Linear = linhas FORMAIS de comunicação
Estrutura Funcional = linhas DIRETAS de comunicação
-
Não aguento mais errar essa questão.
-
B) Estrutura linear.
C) Estrutura linear.
D) Estrutura linha-staff.
-
A-Linhas diretas de comunicação; Permite a melhor supervisão técnica possível.
CERTO: linhas diretas de comunicação, ou seja, comunicação direta com o gerente,sem intermediários.
Permite a melhor supervisão técnica possível, pois cada funcionário se reportar aos especialistas de cada área.
-
Gabarito A
ESTRUTURA FUNCIONAL
É a divisão da estrutura de forma funcional, levando em consideração as funções e ESPECIALIZAÇÕES. Caracterizada pelo desempenho continuado de TAREFAS ROTINEIRAS, linhas DIRETAS de comunicação, indicada em circunstâncias estáveis e de POUCA MUDANÇA. Adequada para pequenas e médias empresas.
Vantagens
· Melhora a coordenação INTRADEPARTAMENTAL, que é a facilidade de contatos e comunicações dentro de um mesmo departamento, pois existe um compartilhamento de um mesmo conhecimento técnico.
· Incentiva à especialização técnica, pois estabelece carreiras para os especialistas dentro de sua área de especialização, supervisionando-os por meio de pessoas de sua própria especialidade.
· Orienta as pessoas para uma específica atividade, concentrando sua capacidade de maneira eficaz, garantindo o máximo de utilização das habilidades técnicas, simplificando o treinamento do pessoal.
· Ocorre uma redução de custos, devido ao trabalho em um mesmo tipo de tarefa em conjunto.
Desvantagens
· A cooperação e comunicação INTERDEPARTAMENTAL é reduzida, em decorrência do isolamento em relação aos outros departamentos, pois cada departamento funcional possui seus próprios objetivos e prioridades. Com isso, sob pressão, CRIAM-SE DIVERSAS BARREIRAS E CONFLITOS entre os outros departamentos.
· Também geram limitações de autoridade e tomadas de decisões dos administradores.
· Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas, pois a abordagem é interna e não visualiza o que acontece no ambiente externo da organização ou de outro departamento.
· É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.
· Diluição e a perda de autoridade de comando;
· Subordinação múltipla, em que nem sempre as pessoas sabem a quem recorrer para resolver determinados assuntos, levando à perda de tempo e a confusões imprevisíveis;
-
Organização funcional ( baseada no princípio de especialização do staff)
Características:
Autoridade funcional ou dividida;
Linhas diretas de comunicação;
Descentralização das decisões;
Ênfase na especialização
-
Gabarito''A''.
>A estrutura funcional é um tipo de estrutura organizacional em que o critério utilizado na departamentalização é o da divisão por funções ou áreas do conhecimento como sejam (função financeira, aprovisionamentos, comercial e marketing, recursos humanos, produção, etc.).
Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!
-
a cada hora uma vantagem ou característica nova.
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as organizações funcionais. Neste caso, deve ser marcada a alternativa que descreve uma característica e uma vantagem de uma organização funcional:
A organização funcional tem como característica a aplicação do princípio da especialização das funções, logo, considera as atribuições desempenhadas.
Como principais características temos:
- Autoridade funcional ou dividida: é baseada na especialização. É uma autoridade, como aponta Chiavenato (2014), baseada no conhecimento. Não tem nada de linear, hierárquica ou cadeia de comando. Os funcionários reportam a diversos superiores, ao mesmo tempo, mas somente nos assuntos da especialidade de cada superior.
- Linhas diretas de comunicação: a comunicação entre os órgãos ou cargos ocorre de forma direta, dispensando a necessidade de intermediação.
- Descentralização das decisões: a tomada de decisão é delegada aos órgãos ou cargos especializados, pois eles quem possuem o conhecimento necessário para tomar melhor decidir.
Segundo Chiavenato (2014, p.196), organização funcional apresenta as seguintes vantagens:
- Proporciona o máximo de especialização nos diversos órgãos ou cargos da organização. I
- Permite a melhor supervisão técnica possível, com a especialização em todos os níveis, pois cada órgão ou cargo reporta-se a experts em seu campo de especialização.
- Desenvolve comunicações diretas, sem intermediação, mais rápidas e menos sujeitas a distorções de transmissão.
- Separa as funções de planejamento e controle das funções de execução.
Sendo assim, podemos marcar a alternativa "A" como a correta.
GABARITO: A
Fonte:
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014