SóProvas


ID
2950480
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

A determinação de que a Lei Orçamentária Anual não deve consignar dotações globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, serviços de terceiros, transferências ou quaisquer outras refere-se ao princípio do(a):

Alternativas
Comentários
  • Gab B

    Também chamado de princípio da especialização ou da discriminação, este princípio indica que a receita e a despesa públicas devem constar do Orçamento com um satisfatório nível de especificação ou detalhamento, isto é, elas devem ser autorizadas pelo Legislativo não em bloco, mas em detalhe.

    Devendo, segundo a Lei nº. 4.320/64, discriminar a despesas no mínimo por elementos.

  • O princípio da especificação está previsto no art. 5 da Lei 4320/64.

  • Princípio da especificação, especialização ou discriminação, previsto no art. 5º da Lei 4.320/64, que dispõe:

    A Lei de Orçamento não consignará dotações globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, serviços de terceiros, transferências ou quaisquer outras, ressalvado o disposto no artigo 20 e seu parágrafo único.

    Exceções a este princípio: Reservas de Contingência (Art. 91, DL 200/67) e Programas Especiais de Trabalho( art. 20, Lei 4.320/64).

    Bons estudos!

  • Quem parou de ler em "não deve..." e correu na letra A, deixe seu like!!

  • Trata-se de uma questão sobre princípios orçamentários.

    Vamos analisar as alternativas.

    A) ERRADO.   O princípio da exclusividade proíbe que o orçamento tenha disposições estranhas à previsão de receita e à fixação de despesa. Percebam que não tem relação com o caso apresentado na questão.

    B) CORRETO. O princípio da especialização é aquele que determina que as receitas e as despesas devem ser apresentadas na lei orçamentária de forma pormenorizada, evidenciando as origens dos recursos e sua aplicação. Logo, a determinação de que a Lei Orçamentária Anual não deve consignar dotações globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, serviços de terceiros, transferências ou quaisquer outras refere-se a esse princípio.

    C) ERRADO.  O princípio da transparência seria aquele relacionado à prestação de contas e publicização de dados relacionados ao orçamento de tal forma que a sociedade tenha informações para colaborar no planejamento e execução do orçamento. Percebam que não tem relação com o caso apresentado na questão.

    D) ERRADO.   O princípio da universalidade é aquele que determina que a lei orçamentária deve compreender todas as receitas e todas as despesas pelos seus totais. Percebam que não tem relação direta com o que é apresentado no enunciado da questão.

    E) ERRADO.   Princípio do orçamento bruto é aquele que determina que todas as receitas e despesas devem constar na peça orçamentária com seus valores brutos e não líquidos. Percebam que não tem relação direta com o que é apresentado no enunciado da questão.


    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “B".

  • Exclusividade: não deve incluir assuntos estranhos.

    Especificação: veda a autorização de despesas globais.

  • LETRA B

    Perceba que o enunciado da questão indica o princípio da especificação, também conhecido como princípio da especialização ou da discriminação da despesa. Confira artigo 2º combinado com o artigo 15, § 1º, da Lei n. 4.320/1964.

    • Art. 2º A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica-financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade universalidade e anualidade.
    • (...)
    • Art. 15. Na Lei de Orçamento a discriminação da despesa far-se-á no mínimo por elementos.
    • § 1º Entende-se por elementos o desdobramento da despesa com pessoal, material, serviços, obras e outros meios de que se serve a administração pública para consecução dos seus fins.

  • Gabarito B

    Especificação= Regra geral: receita e despesa, na LOA, de forma detalhada. --- >Não global.

    Exceção: programas especiais de trabalho.

    **********************************************************************

    A Lei de Orçamento não consignará dotações globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, serviços de terceiros, transferências ou quaisquer outras.

    -Objetivo de facilitar a função de acompanhamento e controle do gasto público;

    -As receitas e despesas devam ser discriminadas, demonstrando a origem e a aplicação dos recursos.

    - Preconiza a identificação de cada rubrica de receita e despesa, de modo que não figurem de forma englobada.

  • O princípio da especificação determina que, na Lei Orçamentária Anual, as receitas e despesas devam ser discriminadas, demonstrando a origem e a aplicação dos recursos. Dispõe que a Lei de Orçamento não consignará dotações globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, serviços de terceiros, transferências ou quaisquer outras, ressalvado o disposto no artigo 20 e seu parágrafo único. Resposta: Letra B 

    Fonte: Estrtégia Concursos