I - certo - O equilíbrio de Bertrand é idêntico ao equilíbrio da concorrência perfeita, onde se igual o preço ao custo marginal.
II- errada - Pelo fato de cobrar preços superiores ao custo marginal, o mercado de concorrência monopolística é ineficiente economicamente.
III - certo - A maximização dos lucros do monopolista acontece sempre que: Cmg = P * (1 - 1/│Epd│). Do ponto de vista matemático, percebe-se que o monopolista nunca irá atuar quando │Epd│< 1, ou seja, quando é inelástico.
Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre estruturas de mercado!
Vamos aos itens!
I- Verdadeiro. No duopólio de Bertrand, as firmas competem por preço, o que ocasiona uma guerra de preços. Essa guerra irá continuar até que o Preço se iguale ao Custo Marginal. Assim, o duopólio de Bertrand se equilibra quando P = Cmg (mesma situação da concorrência perfeita, o que nos diz que o duopólio de Bertrand é eficiente economicamente).
II- Falso. O equilíbrio de longo prazo da concorrência monopolística ocorre com capacidade ociosa, já que a empresa se equilibra onde o Custo Médio não é mínimo. Essa capacidade ociosa reflete a ineficiência da concorrência monopolística.
III- Verdadeiro. O monopolista não opera onde a demanda é inelástica em relação ao preço. Isso ocorre porque para maximizar seus lucros, o monopolista precisa operar onde a demanda é elástica.
Assim, temos: V - F - V.
Gabarito do Professor: Letra D.