SóProvas


ID
2950645
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na mensuração subsequente de ativos imobilizados, após o seu reconhecimento inicial, a entidade deve escolher o modelo do custo ou o modelo da reavaliação como sua política contábil, conforme NBC TSP 07.


Caso uma entidade adote o modelo da reavaliação, como regra geral, o aumento ou redução do valor contábil de uma classe do ativo decorrente de reavaliação deve ser contabilizado:

Alternativas
Comentários
  • NBC TSP 07 – Ativo Imobilizado

    54. Se o valor contábil da classe do ativo aumentar em virtude da reavaliação, esse aumento deve ser contabilizado diretamente à conta de reserva de reavaliação. No entanto, o aumento deve ser reconhecido no resultado do período quando se tratar da reversão de decréscimo por reavaliação do mesmo ativo anteriormente reconhecido no resultado.

    55. Se o valor contábil da classe do ativo diminuir em virtude da reavaliação, essa diminuição deve ser reconhecida no resultado do período. No entanto, se houver saldo de reserva de reavaliação, a diminuição do ativo deve ser contabilizada diretamente à conta de reserva de reavaliação até o limite de qualquer saldo existente na reserva de reavaliação referente àquela classe de ativo. 

    Gab. B

  • Questão interessante, visto que somente no setor público há possibilidade de alteração no valor contábil quando este for inferior ao valor justo.

  • Aumento ou redução por reavaliação vai sempre para "Reserva de Reavaliação" no PL, mas no caso de redução no valor contábil da classe de ativo e não haver saldo na conta de "Reserva de Reavaliação", debita-se no resultado

  • A contabilização dos AUMENTOS vai depender do nível de controle que cada ente possui sobre seu patrimônio. Em alguns casos, em que há um controle patrimonial avançado, é possível a criação de uma reserva de reavaliação no PL. Porém, em outros casos, em que os entes não possuam um sistema de controle adaptado p/registro da reserva de reavaliação, poderão, facultativamente, reconhecer os aumentos/diminuições de seus ativos no resultado patrimonial do período. Assim, se o valor contábil de uma classe do ativo aumentar em virtude de reavaliação, esse aumento deve:

    >>> Ser creditado diretamente à conta de reserva de reavaliação. No entanto, o aumento deve ser reconhecido no resultado do período quando se tratar da reversão de decréscimo por reavaliação do mesmo ativo anteriormente reconhecido no resultado

    >>> Ser creditado diretamente à conta de resultado do período.

    Se, por outro lado, o valor contábil de uma classe do ativo DIMINUIR, essa diminuição deve ser reconhecida no resultado do período. Porém, se houver saldo de reserva de reavaliação, a diminuição do ativo deve ser debitada diretamente à reserva de reavaliação até o limite de qualquer saldo existente na reserva de reavaliação referente àquela classe de ativo. Os entes que reconhecerem a reavaliação de seus ativos em conta de reserva no PL deverão baixar a reserva de reavaliação:

    >>> Pela baixa ou alienação do ativo.

    >>> Pelo uso. Nesse caso, parte da reserva é transferida enquanto o ativo é usado pela entidade. O valor da reserva de reavaliação a ser baixado é a diferença entre a depreciação baseada no valor contábil reavaliado do ativo e a depreciação que teria sido reconhecida com base no custo histórico original do ativo.

    O resultado positivo (conta credora) decorrente da primeira reavaliação deverá ser contabilizado como reserva de reavaliação, conta integrante do patrimônio líquido

  • Acrescentando aos excelentes comentários dos colegas:

    Caso a entidade pública adote o modelo de reavaliação, como regra geral, o aumento ou redução do valor contábil de uma classe do ativo decorrente de reavaliação deve ser contabilizado à conta de reserva de reavaliação (no PL) em caso de AUMENTO, e como VPD (despesa pelo enfoque patrimonial) em caso de REDUÇÃO.

    Lembrando que o MCASP em sua 8ª edição nos diz que a partir do ano de 2021, não será mais admitido o reconhecimento facultativo dos aumentos ou diminuições relativas à reavaliação de seus ativos diretamente no resultado do exercício. Ou seja, tanto para os aumentos, quanto para as reduções, a reavaliação deve ser reconhecida no PL do ente público.

  • Essa questão versa sobre reavaliação e seu correspondente registro contábil.

    Sobre esse assunto, o MCASP, 8ª ed., dispõe que:

    "5.4.1. Registro Contábil da Reavaliação de Ativos

    [...]

    Em consonância com o previsto nas normas brasileiras de contabilidade do setor público, se o valor contábil da classe do ativo aumentar em virtude da reavaliação, esse aumento deve ser creditado diretamente à conta de reserva de reavaliação. Entretanto, o aumento deve ser reconhecido no resultado do período quando se tratar da reversão de decréscimo por reavaliação da classe do ativo anteriormente reconhecido no resultado.

    Se o valor contábil de uma classe do ativo diminuir em virtude da reavaliação, essa diminuição deve ser reconhecida no resultado do período. Porém, se houver saldo de reserva de reavaliação, a diminuição do ativo deve ser debitada diretamente à reserva de reavaliação até o limite de qualquer saldo existente na reserva de reavaliação referente àquela classe de ativo."

    Por meio do excerto acima, percebe-se que a regra é que:

    Aumento
    : creditado diretamente à conta de reserva de reavaliação.
    Diminuição:
    reconhecida no resultado do período.

    O que corresponde à letra B.


    Gabarito do Professor: Letra B.

  • LETRA B

    Sobre esse assunto, o MCASP, 8ª ed., dispõe que:

    "5.4.1. Registro Contábil da Reavaliação de Ativos

    Em consonância com o previsto nas normas brasileiras de contabilidade do setor público, se o valor contábil da classe do ativo aumentar em virtude da reavaliação, esse aumento deve ser creditado diretamente à conta de reserva de reavaliação. Entretanto, o aumento deve ser reconhecido no resultado do período quando se tratar da reversão de decréscimo por reavaliação da classe do ativo anteriormente reconhecido no resultado.

    Se o valor contábil de uma classe do ativo diminuir em virtude da reavaliação, essa diminuição deve ser reconhecida no resultado do período. Porém, se houver saldo de reserva de reavaliação, a diminuição do ativo deve ser debitada diretamente à reserva de reavaliação até o limite de qualquer saldo existente na reserva de reavaliação referente àquela classe de ativo."

    Por meio do excerto acima, percebe-se que a regra é que:

    Aumentocreditado diretamente à conta de reserva de reavaliação.

    Diminuição: reconhecida no resultado do período.

  • Seja safo: a questão não disse nada sobre a entidade ter ou não um controle contábil avançado. Seja como for, se o valor do ativo diminuir em virtude de uma reavaliação, deve ser registrado uma perda (VPD). Somente com essa informação, já é possível marcar o gaba.

    Se a questão dissesse que a instituição tem um controle contábil avançado, um aumento é registrado no PL (creditando-se a conta 'reserva de avaliação'; caso contrário, registra-se uma VPA. Note que essa informação não era necessária pra gabaritar o item, bastando vc não ser um cavaleiro de bronze secundário e saber que se houver perda por reavaliação, há necessariamente uma VPD.