SóProvas


ID
2950693
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

As classificações legais da despesa pública foram criadas com o objetivo de gerar informações que subsidiem a aplicação e o controle dos recursos públicos.


Uma das classificações mais relevantes do ponto de vista informacional é a programática, que pode ser caracterizada por:

Alternativas
Comentários
  • MCASP 8ª PÁG. 70

    Programa é o instrumento de organização da atuação governamental que articula um conjunto de ações que concorrem para a concretização de um objetivo comum preestabelecido, visando à solução de um problema ou ao atendimento de determinada necessidade ou demanda da sociedade.

    O orçamento Federal está organizado em programas, a partir dos quais são relacionadas às ações sob a forma de atividades, projetos ou operações especiais, especificando os respectivos valores e metas e as unidades orçamentárias responsáveis pela realização da ação. 

    GAB. CERTO

  • a) organizar as despesas em categorias econômicas;

    Errada, uma vez que “categoria econômica” é uma das formas de classificação da despesa.

    b) categorizar as ações como atividades, projetos ou operações especiais;

    GABARITO. A Classificação Programática visa a responder qual o tema da política pública o recurso será investido, sendo três as suas divisões, a saber: Atividade, Projeto e Operações Especiais.

    c) identificar em que área de ação governamental a despesa será realizada;

    Errada. A classificação funcional diz em qual área da ação governamental a despesa será realizada. É dividida em função e subfunção.

    d) ser acrescida da informação gerencial denominada modalidade de aplicação;

    Errada.

    e) refletir a estrutura de alocação dos créditos orçamentários em níveis hierárquicos.

    Errada. Trata-se da classificação Institucional. Compreende dois níveis hierárquicos, a saber: órgão orçamentário e unidade orçamentária. 

  • Atividade: Instrumento de programação utilizado para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto ou serviço necessário à manutenção da ação de Governo.

    Projeto: Instrumento de programação utilizado para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de governo.

    Operação Especial: Despesas que não contribuem para a manutenção, expansão ou aperfeiçoamento das ações de governo, das quais não resulta um produto e não geram contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços.

  • A) Classificação por natureza da despesa.

    C) Em que área? Classificação funcional.

    D) Classificação por natureza da despesa.

    E) Quem executa? Classificação institucional.

  • a- classificação por natureza (C-G-M-E-D)

    b- GABARITO

    c- classificação funcional (área)

    d- classificação pro natureza

    e- classificação institucional (quem faz)

  • GABARITO: LETRA B

    ACRESCENTANDO:

    Ações

    Ações são operações da qual resultam produtos (bens ou serviços) que contribuem para atender ao objetivo de um programa. Incluem-se também no conceito de ação as transferências obrigatórias ou voluntárias a outros entes da Federação e a pessoas físicas e jurídicas, na forma de subsídios, subvenções, auxílios, contribuições, entre outros, e os financiamentos.

    Ademais, as ações dividem-se em:

    Atividade:  conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto ou serviço necessário à manutenção da ação de Governo

    Projeto: conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de governo

    Operação Especial: Despesas que não contribuem para a manutenção, expansão ou aperfeiçoamento das ações de governo, das quais não resulta um produto e não geram contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços.

    FONTE: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/entenda-mais-sobre-a-classificacao-da-despesa-publica/

  • LETRA B

    É por meio da classificação por estrutura programática (ou simplesmente classificação programática) que dividimos as ações em atividades, projetos ou operações especiais.

    Confira diretamente no MCASP:

    • 4.2.3. Classificação por Estrutura Programática
    • (...)
    • O orçamento Federal está organizado em programas, a partir dos quais são relacionadas às ações sob a forma de atividades, projetos ou operações especiais, especificando os respectivos valores e metas e as unidades orçamentárias responsáveis pela realização da ação.

    a) Errada. Já que, na verdade, é a classificação por natureza que categoriza as despesas por categoria econômica.

    c) Errada. Já que, na verdade, é a classificação funcional que tem essa finalidade.

    d) Errada. Já que é a classificação por natureza que é acrescido desta informação gerencial.

    Confira no MCASP

    • Classificação da Despesa Orçamentária por Natureza:
    • A natureza da despesa será complementada pela informação gerencial denominada “Modalidade de Aplicação”, a qual tem por finalidade indicar se os recursos são aplicados diretamente por órgãos ou entidades no âmbito da mesma esfera de Governo ou por outro ente da Federação e suas respectivas entidades, e objetiva, precipuamente, possibilitar a eliminação da dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados.

    e) Errada. Já que, na verdade, é a classificação institucional que reflete a estrutura de alocação dos créditos orçamentários em níveis hierárquicos.

  • GAB B

    Segundo a classificação programática da despesa, as ações são operações das quais resultam em bens e serviços à sociedade. As ações podem ser classificadas em projetos, atividades e operações especiais.

    1. Projetos: Envolve um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação do governo.
    2. Atividades: Envolve um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto ou serviço necessário à manutenção da ação de governo.
    3. Operações EspeciaisNÃO CONTRIBUEM para a manutenção, a expansão ou o aperfeiçoamento das ações do governo. NÃO RESULTA UM PRODUTO e não gera contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços.

    FONTE: MEUS RESUMOS