SóProvas


ID
2950876
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A entrevista cognitiva é uma técnica usada com testemunhas no âmbito jurídico que leva em conta os fatores psicológicos envolvidos na tarefa de evocar a memória de um acontecimento.


Sobre as etapas compreendidas na entrevista cognitiva, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Etapa 3

    (...)

    Nesse sentido, um elemento crítico na terceira etapa da Entrevista Cognitiva é a técnica da “recriação do contexto”. Através dela, o entrevistador solicita ao entrevistado que volte mentalmente ao ambiente em que ocorreu o evento em questão, recuperando o maior número de detalhes possíveis.

    trecho retirado do artigo Entrevista cognitiva e terapia cognitivo-comportamental: do âmbito forense à clínica

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872005000200002

  • A Entrevista Cognitiva (EC) é um processo de entrevista que faz uso de um conjunto de técnicas para maximizar a quantidade e a qualidade de informações obtidas de uma testemunha. Os primórdios de seu desenvolvimento datam de meados dos anos 80, quando os psicólogos Ronald P. Fisher e Edward Geiselman buscavam aprimorar as técnicas através das quais os policiais americanos colhiam depoimentos de vítimas, testemunhas e suspeitos. Para tanto, valeram-se dos conhecimentos de duas grandes áreas científicas, quais sejam: a Psicologia Cognitiva e a Psicologia Social.

    Giovanni Kuckartz Pergher e Lilian Milnitsky Stein em seu artigo "Entrevista cognitiva e terapia cognitivo-comportamental: do âmbito forense à clínica" descrevem bem a técnica que é estruturada em sete etapas, sendo cada uma composta por etapas e técnicas específicas, as quais encontram-se fundamentadas em diferentes princípios teóricos. Segundo Ainsworth (1998), as etapas são as seguintes: (1) estabelecimento de rapport e personalização da entrevista; (2) explicação dos objetivos da entrevista; (3) relato livre; (4) questionamento; (5) recuperação variada e extensiva; (6) síntese e (7) fechamento.

    Segundo os autores é na terceira etapa que inicia propriamente o processo no qual as lembranças do entrevistado acerca do acontecimento em questão serão recuperadas. Na busca de maximizar a quantidade e a qualidade das informações obtidas, o conhecimento de algumas características da memória é fundamental. Um elemento crítico nessa etapa é a técnica da “recriação do contexto". Através dela, o entrevistador solicita ao entrevistado que volte mentalmente ao ambiente em que ocorreu o evento em questão, recuperando o maior número de detalhes possíveis. Estimula-se o entrevistado a recordar-se de algum som, cheiro, sentimento que tenha ocorrido no momento em que vivenciou o evento que está buscando recordar. Quando o entrevistado tiver conseguido recolocar-se no contexto original, ele é estimulado a relatar tudo o que conseguir se lembrar. Recomenda-se ao entrevistado que relate livremente absolutamente toda lembrança que lhe ocorrer, sem fazer nenhum tipo de edição baseada em julgamento da relevância do material recordado. A partir da “recriação do contexto", espera-se que o depoente tenha o maior número de pistas possíveis à sua disposição, maximizando a quantidade e a qualidade das informações recordadas.

    O artigo pode ser acessado em:
    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_ar...

    GABARITO: C
  • Entrevista Cognitiva é estruturada em sete etapas, sendo cada uma composta por etapas e técnicas específicas, as quais encontram-se fundamentadas em diferentes princípios teóricos. Segundo Ainsworth (1998), as etapas são as seguintes:

    (1) estabelecimento de rapport e personalização da entrevista;

    (2) explicação dos objetivos da entrevista;

    (3) relato livre;

    (4) questionamento;

    (5) recuperação variada e extensiva;

    (6) síntese e

    (7) fechamento.

    Cada uma destas etapas tem um objetivo específico, contribuindo para o sucesso da entrevista como um todo.

    Para saber mais: https://www.rbtc.org.br/detalhe_artigo.asp?id=17

  • Gab C

    Nesse sentido, um elemento crítico na terceira etapa da Entrevista Cognitiva é a técnica da “recriação do contexto”. Através dela, o entrevistador solicita ao entrevistado que volte mentalmente ao ambiente em que ocorreu o evento em questão, recuperando o maior número de detalhes possíveis.