Alternativas
O ideário liberal e democrático serviu, no século XX, como alternativa política aos regimes fechados, muito embora tenha havido dificuldades para serem universalizadas suas características por todo o mundo.
Como fenômeno histórico, o fascismo esgotou-se com a derrota na Segunda Guerra Mundial, e seu ideário, ainda que amainado e diluído em formas menos radicais, não encontra condições para sobreviver desde então.
Os regimes de caráter autoritário - tanto os de direita, como o fascismo italiano, quanto os de esquerda, como o socialismo real soviético - foram discretos na utilização de técnicas da propaganda como forma de fomento à sua legitimidade.
O regime nazista manteve-se na Alemanha, mesmo com baixa adesão das classes populares e elevada reação dos setores tradicionais da política alemã.
Mesmo sofrendo o impacto da crise econômica e política das décadas de 1920 e 1930, o continente americano conseguiu reagir aos efeitos da crise sem apelar para a solução autoritária ou adotar regimes mais acentuadamente centralizados, o que significou manter praticamente intactas as instituições liberais.