-
CERTO:
Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
-
-->PROVENIÊNCIA/ RESPEITO AOS FUNDOS: Os documentos provenientes de uma mesma fonte, não podem ser misturados com arquivos provenientes de outras instituições.
--> PERTINÊNCIA: Quando o princípio da pertinência é aplicado, deve-se reclassificar os documentos por assunto, sem levar em conta a origem desses documentos e a sua classificação original.
-->TERRITORIEDADE: "O princípio da territorialidade estabelece que os arquivos devem ser conservados nos territórios onde foram produzidos. Esse território pode ser um país, uma região administrativa ou uma instituição."
--> ORGANICIDADE: TRATA-SE do VINCULO EXISTENTE ENTRE A MASSA DOCUMENTAL PRODUZIDA POR DETERMINADA INSTITUIÇÃO. Retrata a própria estrutura organizacional.
--> CUMULATIVIDADE: Formação dos arquivos é progressiva, natural (NÃO INTENCIONAL) e orgânica.
--> INDIVISIBILIDADE: Os arquivos devem ser preservados, NÃO PODE HAVER MUTILAÇÃO DE ARQUIVOS.
--> ORDEM ORIGINAL: O princípio do respeito à ordem original é aquele que defende que, quando um arquivo (enquanto conjunto de documentos acumulados por uma entidade) for encaminhado para guarda por terceiro, deve conservar o arranjo (ordem dada aos documentos) definido pela entidade acumuladora.
-->PRINCÍPIO DA UNICIDADE: O documento de arquivo tem caráter único, em função do seu caráter de produção, independentemente do seu número de cópias.
GABARITO: CERTO
-
Certo.
Respeito aos Fundos/Proveniência: É o primeiro princípio a ser aplicado na classificação dos documentos de arquivo e, é ele quem fundamenta (serve de base) os principais procedimentos, em especial arquivos permanentes, onde é comum a reunião de arquivos de entidades distintas. Segundo esse princípio, o arquivo produzido por uma instituição não deve ser misturado (não confundir com armazenado) aos de outras fontes geradoras (entidade, órgão ou pessoa física), sob pena de estes documentos perderem seu caráter probatório, devem ser mantidos em um mesmo fundo (conjunto documental). A reunião de documentos de instituições distintas em um único acervo fere o princípio da proveniência.
-
GABARITO:C
Conceito: A Arquivologia (ou Arquivística) é uma ciência que se relaciona com a ciência da informação. A Teoria Arquivística, também conhecida como Arquivologia, pode ser entendida como um conjunto de princípios, conceitos e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e uso de documentos em arquivos.
Princípios: Os princípios arquivísticos constituem o marco principal da diferença entre a arquivística e as outras “ciências” documentárias. São eles:
Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta. [GABARITO]
Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.
Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
-
Princípio da proveniência, procedência ou de respeito aos fundos (respect des fonds): segundo este princípio, os arquivos devem ser organizados por fundos ou núcleos de uma mesma fonte produtora/geradora, não devendo, portanto, ser misturados aos de outras fontes.
Fonte: Revisaço MPU.
-
Gabarito: CERTO.
Quando o arquivista trata de documentos, ele obedece ao princípio básico da Arquivologia chamado proveniência dos arquivos (ou respect des fonds ou provenance: o arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos de outras entidades geradoras. O princípio da proveniência deve ser observado na organização dos arquivos correntes, intermediários e permanentes (ele é considerado a base da arquivística).
- Fundo – Conjunto de documentos de uma mesma proveniência.
Um fundo pode ser aberto ou fechado.
Fundo aberto recebe novos documentos, pois a entidade produtora continua em atividade. Fundo fechado não pode receber acréscimo de documentos, porque a entidade produtora não se encontra mais em atividade.
RENATO VALENTINI - ARQUIVOLOGIA PARA CONCURSOS, 4ª Edição.
-
O princípio da Proveniência determina que os conjuntos de documentos pertencentes a uma determinada entidade não podem ser misturados aos conjuntos de documentos pertencentes a outra entidade diferente!
Quando se aplica a regra acima, temos a formação de conjuntos de documentos que possuem em comum o principal critério de pertencerem à mesma entidade, ou seja, temos a formação do arquivo institucional.
Gabarito do professor: Certo
-
CERTO
PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA/ PRINCÍPIO DE RESPEITO AOS FUNDOS:
Os arquivos de uma mesma proveniência (instituição ou pessoa) não devem ser mesclados/misturados a outros de origem distinta.
Fonte: Anderson Gomes e André Malverdes.
-
GABARITO CERTO
o princípio da proveniência é aquele segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.
Belloto (2006, p. 84) apresenta o mesmo princípio de forma mais detalhada e explicativa:
Princípio da proveniência: fixa a identidade do documento relativamente a seu produtor. Por esse princípio, os arquivos devem ser organizados obedecendo à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável por sua produção, acumulação ou guarda de documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados, no arquivo, a outros de origem distinta
-
GAB CERTO
PRINCÍPIOS DA ARQUIVOLOGIA:
PROVENIÊNCIA, procedêcia ou de respeito aos fundos [respect des fonds]: o respeito aos fundos consiste em manter os arquivos agrupados, sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. É fundamental o respeito à origem dos documentos.
TIPOS DE FUNDOS
FUNDO FECHADO: Fundo que não recebe acréscimos de documentos, em função de a entidade produtora não se encontrar mais em atividade.
FUNDO ABERTO: Quando ainda podem ser acrescentados novos documentos em função do fato de a entidade produtora continuar em atividade.
Fonte: Meus resumos, curso preparatório presencial.
-
Proveniência: Origem, provir de algo;
Devendo ser organizado pela competência e a atividade da instituição ou pessoa responsável pela produção, acumulação, guarda dos documentos.
Arquivos originários de uma instituição ou pessoa devem manter a individualidade dentro do seu contexto, não podendo ficar juntos de outros com origem diferente.
-
O Princípio da Proveniência/ Respeito aos fundos ou Momento Histórico, é consagrado como a base da organização dos fundos de arquivo.
Fundo é um conjunto de documentos de uma mesma proveniência.
-
GABARITO: CERTO
Quando o arquivista trata de documentos, ele obedece ao princípio básico da Arquivologia chamado proveniência dos arquivos (ou respect des fonds ou provenance: o arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos de outras entidades geradoras. O princípio da proveniência deve ser observado na organização dos arquivos correntes, intermediários e permanentes (ele é considerado a base da arquivística).
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
proveniência dos fundos
-
PROVENIÊNCIA/RESPEITO AOS FUNDOS
-> arquivo não deve se misturar com o de outras entidades (constituindo fundo ou fundo de arquivo)
FUNDO DE ARQUIVO -> Conjunto de documentos com a MESMA PROCEDÊNCIA
a)ABERTO -> Entidade em funcionamento
b)FECHADO -> Entidade extinta
Gabarito: CERTO
-
correta.. princípio da proveniência/respeito aos fundos
-
GABARITO: CERTO
.
.
PRINCÍPIOS
Proveniência: Fundos devem ser organizados segundo a fonte geradora.
Ordem original - Organicidade: conserva a organização original.
Territorialidade: próximo do local que gerou ou que influenciou sua produção.NÃO especificamente sobre a divisão geopolítica dos territórios marítimos e aéreos.
Pertinência (NÃO é mais usado): devem ser reclassificados por assuntos, independentemente da sua proveniência e organização original.
Indivisibilidade - Integridade arquivística: preservação sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimo indevido.
Unicidade: tem caráter único, independentemente do seu número de cópias !!!
.
.
BIZU SOBRE OS PRINCÍPIOS
Ordenação externa: Princípio da Proveniência
Ordenação interna: Princípio da Ordem original
.
.
TEORIA X PRINCÍPIO
TEORIA das três idades NÃO é um PRINCÍPIO na arquivologia.
-
Gab: CERTO
Proveniência = Respeito aos Fundos: nada mais é do que guardar os arquivos respeitando SUA ORIGEM, sem misturá-los.
Ao passo que,
Pertinência Temática: deve ser organizado por tema e assunto. Note que ele é totalmente o inverso do respeito aos fundos.
Meus resumos :)
-
Correto. Princípio da proveniência , procedência ou de respeito ao fundos ( respect of des fonds)- ''Segundo esse princípio , os arquivos devem ser organizados por fundos ou núcleos de uma mesma fonte produtora/geradora , não devendo , portanto , ser misturados aos de outras fontes .'' - George Melo Rodrigues
-
Gabarito: Certo.
Rousseau e Couture afirmam que o fundo é resultado da aplicação do princípio da proveniência.
Sigam: @mundodaarquivologia no instagram. Material gratuito de arquivologia para concursos.
-
Não entendi o porquê que não é o Princípio da Organicidade.
A questão está falando na constituição do fundo, o princípio da proveniência diz que não se mistura documentos de entidades diferentes...
Já o da Organicidade diz que os documentos são acumulados (ou seja, o fundo vai se constituindo) de acordo com a relação orgânica que os documentos possuem entre si e estes com o seu produtor.
ALGUÉM ME EXPLICA ONDE TÔ ENTENDENDO ERRADO POR GENTILEZA???
-
Gab: CERTO
Ajudando o colega Philipe a respeito do tema!!
Pense comigo: O princípio da Proveniência e da Organicidade são os pilares da arquivologia, ok!! No entanto, enquanto a Proveniência exige que os órgãos respeitem o fundo de arquivo, isto é, respeitem a origem desses documentos (que se relacionam com as atividades do órgão - ou seja - arquivos do TCU não devem ser misturados aos do CN), o da Organicidade são produzidos a partir de uma relação orgânica, frequente, NATURAL. Ele deve estar interligado à proveniência.
- O que pode ter gerado dúvida é que "fundo de arquivo" está diretamente relacionado ao princípio da proveniência, é como Marilena Leite Paes - 2009 - o caracteriza. Ela diz que são sinônimos da proveniência, o respeito aos fundos, a precedência e a proveniência. Então, ainda que a relação orgânica seja acumulada no arquivo, quem faz referência aos fundos, respeitando sua origem de criação, é a proveniência.
Espero ter ajudado.
Erros, mandem mensagem :)
-
CERTO
Princípio da Providência, Respeito aos Fundos ou Método Histórico: Este princípio possui três nomes, seja qual for o nome, este princípio é consagrado como a base da organização dos fundos de arquivo. Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, um fundo é um conjunto de documentos de uma mesma proveniência.
-
CERTO
-
GAB:CERTO
Guarde esse conceito: de acordo com o DBTA, fundo é o conjunto de documentos de uma mesma proveniência.
-
proveniência: não misturar arquivo das entidades