SóProvas


ID
2951566
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Cabe a todo servidor público conhecer os requisitos legais que disciplinam a atuação profissional, com vistas a manter uma conduta adequada à administração pública. Dentre as principais normativas, temos a Lei nº 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais; e o Decreto nº 1.171/1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Tendo-os como parâmetro, analise as alternativas abaixo e assinale a correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 116 Lei 8.112/90.  São deveres do servidor:

        XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

           Parágrafo único.  A representação de que trata o inciso XII será encaminhada pela via hierárquica e apreciada pela autoridade superior àquela contra a qual é formulada, assegurando-se ao representando ampla defesa.

  • A publicidade do ato poderá ser restringida nos casos de SII  - logo não é todo e qualquer ato:

    S - SEGURANÇA NACIONAL

    I - INVESTIGAÇÕES POLICIAIS

    I - INTERESSE SUPERIOR DO ESTADO E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

    "nada é absoluto! até mesmo essa afirmação (...)"

  • a- art 116, XII

    b- Art. 125. As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    c- Advertência, suspensão e demissão são penalidades previstas no Regime Jurídico Único.E acrescento que tem também cassação de aposentadoria e disponibilidade, destituição de cargo em comissão e função comissionada.Já no Código de Ética do Servidor Público a "pena" é censura, apenas.

    d- O erro está em todo, pois há exceções. Nos casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública o processo é declarado sigiloso.

    e- é dever do servidor abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei