SóProvas


ID
2951608
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As funções administrativas são relacionadas com a integração de outras cinco funções (técnicas, comerciais, financeiras, de segurança e contábeis). Para Fayol, as funções administrativas englobam: prever, organizar, comandar, controlar e coordenar. A divisão mais utilizada das funções administrativas envolve: planejamento, organização, direção e controle. O planejamento é a primeira função administrativa, logo, a que irá nortear as demais. Ele apresenta características essenciais para que o futuro planejado tenha maiores chances de acontecer. São orientações referentes à função planejamento:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Chiavenato, planejamento é um processo de estabelecer objetivos e definir a maneira como alcançá-los.

    gab. D

  • A) À medida que os objetivos se desdobram, eles vão se tornando cada vez mais restritos e detalhados.

    B) Ele foca o médio prazo e envolve os departamentos da organização (ex: o planejamento do setor de finanças).

    C) Essa análise do passado como referência para cenários futuros é conhecida como análise projetiva. Como desconsidera o futuro, tende a ser menos flexível, apesar de ser bastante utilizada na prática.

    E) Os 3 níveis são: estratégico, tático e operacional. Se você considerar que o planejamento estratégico vincula os demais planejamentos, pode-se falar em hierarquia de objetivos.

  • Começa com a determinação

    dos objetivos e detalha os planos necessários para

    atingi-los da melhor maneira possível. Planejar é definir

    os objetivos e escolher antecipadamente o melhor

    curso de ação para alcançá-los.

  • gabarito D

    Planejamento é o procedimento de analisar a organização e o ambiente, determinar os objetivos e traçar os planos para alcançá-los da melhora maneira possível.

    Benchmarking - Pode ser interno ou externo.

    Interno é o ato de colocar em prática as ações que deram certo no decorrer da história da empresa, pois dessa forma se diminui o risco futuro. Externo - ao considerar uma nova empresa, deve-se fazer uso da estratégia de benchmarking para otimizar o resultado desse planejamento. Comparar as melhores práticas de mercado, incorporando estas realidades de maneira otimizada.

  • 30_05-2019 Errei

    Gab D

  • GABARITO: LETRA D

    a) ERRO: TROCA DE CONCEITOS

    objetivos organizacionais (ESTRATÉGICO) SÃO mais amplos e genéricos à medida que ocorrem seus desdobramentos, eles se tornam cada vez restritos e detalhados (OPERACIONAL)

    b) PLANEJAMENTO TÁTICO: em regra, é para médio prazo.

    c) Planejar é definir objetivos e metas, analisar, estabelecer estratégias, antecipar o futuro, prever, prevenir, programar, reduzir a incerteza.

    e) Existe uma integração.

  • Gabarito D

    Nas demais têm umas palavras chaves que invalidam a assertiva.

  • O correto seria começar com a missão, visão e valores.

  • Gabarito letra D

    O planejamento é um processo que começa com os objetivos e define os planos para alcançá-los. A fixação dos objetivos é de extrema importância, pois deve-se saber aonde se pretende chegar para definir exatamente como chegar até lá.

  • GABARITO: LETRA D

    Planejamento é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e as tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. Como principal decorrência do planejamento estão os planos, que facilitam a organização no alcance de suas metas e objetivos. Planejar significa olhar para a frente, visualizar o futuro e o que deverá ser feito, elaborar bons planos e ajudar as pessoas a fazerem hoje as ações necessárias para melhor enfrentar os desafios do amanhã. Em outros termos, o planejamento constitui, atualmente, uma responsabilidade essencial em qualquer tipo de organização ou de atividade. O planejamento constitui a função inicial da administração. Antes que qualquer função administrativa seja executada, a administração precisa planejar, ou seja, determinar os objetivos e os meios necessários para alcançá-los adequadamente.

    FONTE:  Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.

  • Gab D

    Erros em vermelho

    a)A partir dos objetivos organizacionais, a empresa pode fixar suas políticas, diretrizes, metas, programas, procedimentos, métodos e normas. Enquanto os objetivos organizacionais são restritos e detalhados; à medida que ocorrem seus desdobramentos, eles se tornam cada vez mais amplos e genéricos.

    b)O planejamento tático abrange cada departamento ou unidade da organização. Ele é projetado para o longo prazo, envolve a empresa em sua totalidade, abrangendo seus recursos específicos, e preocupa-se em atingir os objetivos organizacionais.

    c)O planejamento é o ato de colocar em prática as ações que deram certo no decorrer da história da empresa, pois dessa forma se diminui o risco futuro. Ao considerar uma nova empresa, deve-se fazer uso da estratégia de benchmarking para otimizar o resultado desse planejamento.

    d)O planejamento é um processo que começa com os objetivos e define os planos para alcançá-los. A fixação dos objetivos é de extrema importância, pois deve-se saber aonde se pretende chegar para definir exatamente como chegar até lá.

    e)No contexto empresarial, a organização de forma hierárquica se faz presente com certa constância. Quando se trata da função administrativa planejamento, existe uma hierarquia de objetivos, na qual alguns deles são mais importantes e predominam sobre os demais, e também uma hierarquia do próprio planejamento, com três níveis distintos: estratégico, sênior e operacional.

  • Princípios básicos da Administração:

    Chiavenato, 2009, as funções do administrador que formam o processo administrativo são mais do que uma seqüência cíclica, pois elas estão intimamente relacionadas em uma interação dinâmica. O processo administrativo é cíclico, dinâmico e interativo.

    Planejamento: definição de objetivos, definir recursos; definir meios para alcançar os objetivos; traçar planos estratégicos.

    Organização: alocar recursos, distribuir tarefas.

    Direção: conduzir os trabalhos; influenciar, orientar e motivar; liderança e comunicação.

    Controle: monitorar as atividades; fazer correções necessárias; medir desempenho; objetiva assegurar que os resultados sejam alcançados.