-
Gaba: E
Pouso forçado. Rio perde...
no texto Perde é diferente de Interrupção o texto fala uma coisa e a resposta é outra, mas como é FGV a resposta menos errada é a que deve ser marcada.
com um colega disse:
para FGV vc deve usar a intuição, inferência e marcar a menos errada.
-
Por que a A está errada?
-
Colega Regina Phalange... acredito que a letra A é um dos casos que o professor Alexandre Soares diz que tem que levar uma Bíblia pro dia da prova para entrar em contato com JESUS CRISTO.
-
Imagino que o erro da letra A seja o uso da palavra "logicamente", pois ao tentar encontrar uma lógica entre os dois segmentos a primeira frase é muito genérica levando a crer que segunda parte pode ter vários motivos.
-
Eu odeio a FGV
-
Erro da A: Não é "lógico" que pousos forçados se refiram ao cancelamento de rotas aéreas, pousos forçados "logicamente"se referem a acidentes aéreos.
-
Vou tentar ser mais objetivo na explicação da A, pois "perder" é muito subjetivo, pressupões vários tipos de perda, assim como "interrupção" na E,o que deixa a A totalmente errada quando, ao usar lógico, delimita algo que é totalmente subjetivo.
-
A RESPOSTA E A ALTERNATIVA (E) POR FAZER RELAÇÃO SEMÂNTICA NO SENTIDO DE QUE SE O POUSO E FORÇADO- ELE LOGO E INTERROMPIDO....
-
verbo transitivo direto
Parar; ocasionar o fim: o policial interrompeu o assalto.
Deixar de fazer alguma coisa durante um certo tempo: interrompeu a faculdade.
verbo transitivo direto, bitransitivo, intransitivo e pronominal
Cessar a continuidade ou o desenvolvimento de: interrompeu-o para expressar sua opinião; posso interrompê-lo? Não me interrompa! Interrompeu-se e deixou o trabalho incompleto.
-
Rapaz... português não é o meu forte, mas não haveria uma metonímia na palavra "pouso"?
-
E, por acaso, os voos foram interrompidos?
Os voos diminuíram ("Rio perde 25% dos voos"). Não se fala em interromper no texto.
Claro, depois de ver o gabarito, pode-se manobrar para justificar a letra E.
-
gabarito E.
eu fui indo por eliminação..
a) o título tem relação lógica com o conteúdo expresso na sequência do texto (não, o lógico seria se os voos estivessem parados em algum lugar devido ao pouso)
b) a expressão do título se refere ao fato de os aviões estarem parados no Rio (não, se referem à diminuição dos voos)
c) a expressão do título se refere vagamente às dificuldades com os voos citados; (não fala nada em dificuldades com voos)
d) no título, o adjetivo forçado se liga semanticamente a obrigações legais; (não fala em lei)
e) no título, o substantivo pouso é uma metáfora para interrupção dos voos (a única que sobrou, o que confunde é trocar diminuição por interrupção, mas claro aí ficaria muito na cara )
-
Eu nem entendo a letra E como metáfora. Que tipo de comparação implícita foi realizada? Eu consideraria metonímia e não metafora. Fora isso, a letra A questiona a relação entre os 2 períodos do texto, e obviamente há. Tem gente separando um termo de um período e tentando achar justificativa. O questionamento é entre períodos. Gostaria da explicação de algum professor. Parece que o peixe de alguém foi aprovado.
-
-
Pouso forçado. Rio perde 25% dos voos domésticos e internacionais em seis anos.
Pouso forçado = permanência, no chão, forçada. O ato de pousar um avião significa levar o avião ao solo. O forçado serve para demonstrar que essa permanência não é algo desejado.
a) não relação lógica, mas semântica. Pouso --> Avião // Perda --> forçado...
b) os aviões não estão parados no Rio. Isso é uma inferência. Segundo a chamada, eles não chegam ao Rio ou não saem do Rio. Sejam voos nacionais ou internacionais.
c) não vagamente. É claro e específico. O Rio perde tanto. O pouco é forçado, não é meio forçado...
d) Não. O motivo pode ser qualquer um. O texto não permite saber...
E) algo pousado, levado ao chão, posto ao chão é o estado que os aviões estão, pelo menos os nacionais, que saem do Rio. E essa permanência ao chão não é algo que o aeroporto deseja.
-
Acredito que muitos, como eu, ficaram na dúvida se a alternativa correta seria a letra A ou a letra E.
No entanto, ao analisar a pergunta da questão, o examinador pede : "SOBRE A RELAÇÃO SEMÂNTICA entre o título – Pouso forçado – e o restante da manchete, é correto afirmar que:"
Logo, a letra A não pode ser, pois traz uma relação lógica e não semântica, como diz na própria alternativa.
Assim, nos resta a letra E, como gabarito.
-
E. no título, o substantivo pouso é uma metáfora para interrupção dos voos. correta
-
Gabrito: E
METÁFORA: é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações entre dois elementos que possuem características em comum;
-
senti uma questão bastante subjetiva além de denotar conhecimento além da questão.
-
Acertei, sabe ! Ai fui tentar na minha cabecinha saber pq tinha acertado, logo, vi que foi um chute bem dado. Jesus.
-
Resposta: O gabarito que a banca escolher.
-
Resposta: O gabarito que a banca escolher.
-
INTERRUPÇÃO É DIFERENTE DE PERDA, os voos sofreram uma baixa, diminuíram, não quer dizer que pararam...
-
"Pouso" é um substantivo e uma metáfora
Forçado= Interromper e não Parar.
Gab) E
-
Há um abismo de diferença entre INTERRUPÇÃO de voos e QUEDA/DIMINUIÇÃO deles.
-
GAB: LETRA E
Complementando!
Fonte: Prof. Felipe Luccas
Questão direta. “Pouso forçado” é figura de linguagem com sentido de “pausa indevida, não ideal”. Essa figura refere-se à interrupção dos voos no Rio, que foi apresentado como um evento negativo. Gabarito letra E.
OBS: Não vejo erro algum na letra A, é difícil entender a FGV, pois sempre força alguns gabaritos absurdos e nunca publica nenhum tipo de justificativa. Inclusive acho a letra A melhor que a letra E, já que “perder” não é exatamente sinônimo de “interromper”, pois os voos, ao que tudo indica, não foram reestabelecidos. Talvez o examinador tenha dado como erro o termo “lógico”, pois a relação é figurativa, abstrata, metafórica.
-
eu entendi que os voos eram perdidos pq eram cancelados por motivos climatocos por exemplo. como isso n tinha relação logica com o ato de pousar forçadamente, entendi ser uma metáfora BEEEEM FORÇADA. mas ai a culpa é da edição do jornal q deixou isso passar.
-
OBS: Não vejo erro algum na letra A, é difícil entender a FGV, pois sempre força alguns gabaritos absurdos e nunca publica nenhum tipo de justificativa. Inclusive acho a letra A melhor que a letra E, já que “perder” não é exatamente sinônimo de “interromper”, pois os voos, ao que tudo indica, não foram reestabelecidos. Talvez o examinador tenha dado como erro o termo “lógico”, pois a relação é figurativa, abstrata, metafórica
Questão comentada no material do estratégia!