SóProvas


ID
29518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação ao peso da industrialização no desenvolvimento do
capitalismo, do século XVIII aos nossos dias, julgue (C ou E) os
seguintes itens.

Embora emitindo sinais que apontavam para a universalização futura do capitalismo, a industrialização ascendente ao longo do século XIX foi monopolizada pela Inglaterra e manteve-se adstrita à Europa Ocidental.

Alternativas
Comentários
  • Durante o séc. XIX há a expansão da Rev. Industrial para vários países na Europa e até mesmo para os EUA, fora dela.
  • Em 1895 os E.U.A já tinham a maior produção industrial do mundo
  • ITEM ERRADO

    Estados Unidos: primeiro país a industrializar-se fora da Europa, a partir de 1843, em resultado da conquista do oeste e dos enormes recursos daí advindos; alguns autores preferem como marco a Segunda Revolução Americana, a Guerra de Secessão entre 1860 e 1865, momento em que a classe capitalista do norte aumentou sua fortuna financiando o governo federal, fornecendo provisões aos exércitos e desenvolvendo a indústria ligada às necessidades do conflito. O resultado foi a consolidação do capitalismo industrial, representado politicamente pelos republicanos. Não foi por acaso que, enquanto a abolição da escravatura destruía a economia sulista, o protecionismo alfandegário, a legislação bancária, a construção de estradas de ferro e a legislação trabalhista garantiam a supremacia do norte e de sua economia industrial. (...)

    Fonte: http://www.culturabrasil.pro.br/neocolonialismo.htm

     

  • Errado.

    Outro exemplo fora do continente Europeu, além dos EUA, seria, também o Japão - especialmente nas últimas décadas do século XIX. A famosa Revolução MEJI.