SóProvas


ID
29533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A noção de "Estado do bem-estar" é importante no capitalismo na
segunda metade do século XX. Relativamente ao tema, julgue
(C ou E) os itens que se seguem.

Acusado, por linhagens políticas liberais, nas últimas décadas do século XX, de ter produzido sociedades preguiçosas e acomodadas, o "Estado do bem-estar" assistiu à corrosão do consenso que alimentara sua sustentação social e viabilidade política em países como a Inglaterra do pós-Segunda Guerra Mundial.

Alternativas
Comentários
  • A década de 80 - com a a ascenção do chamado "neoliberalismo", cujos grandes expoentes foram Ronald Reagan (EUA) e Margaret Thatcher - traz severas críticas ao "Estado do Bem Estar".
  • Faço uma única ressalva à questão: o questionamento surgiu bem depois da II Guerra Mundial, quando a Era de Ouro passou.
  • Essa mudança corresponde a mudança a perspectiva keynesiana pelo classissismo econômico.

  • Os efeitos do New Deal estabeleceram as bases para a construção do Walfare State, que matém a saúde do capitalismo até 1970. O Estado de Bem-Estar Social traz a lógica de uma Estado apenas assistencional nos direitos básicos do cidadão.

     

    Fonte: Meus resumos

  • Correto, e o Marco da crise do Estado de Bem-estar social inglês foi a eleição da primeira Ministra-Ministra Margareth Thatcher:

    Na Grã-Bretanha, a eleição da primeira-ministra Margareth Thatcher (do Partido Conservador; que governou de 1979 a 1990) representou o marco histórico do desmonte gradual do Estado de Bem-estar inglês a partir da política de privatização das empresas públicas. Outros países adotaram a mesma política.... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/so ciologia/estado-do-bem-estar-social-historia-e-crise-do-welfare-state.html?cmpid=copiaecola

    Bons estudos.