SóProvas


ID
29536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A noção de "Estado do bem-estar" é importante no capitalismo na
segunda metade do século XX. Relativamente ao tema, julgue
(C ou E) os itens que se seguem.

A noção clássica de Adam Smith de conjugação da ordem econômica à forma política do Estado encontra, na idéia de "Estado do bem-estar", certa hierarquia na qual a primeira se subordina à segunda.

Alternativas
Comentários
  • A questão não foi bem colocada, mas o gabarito está correto. Adam Smith, em sua defesa do liberalismo econômico, realmente defendeu a subordinação do Estado à ordem econômica. O Welfare State, por outro lado, acredita na intervenção do Estado na economia para que sejam garantidas certas seguranças aos cidadãos como emprego pleno e benefícios de saúde. Eu acredito que a banca quis levar o candidato ao erro, pois a idéia do bem-estar social está relacionada às idéias de Keynes e não às idéias de Adam Smith.
  • Tentei entender da seguinte forma:
    - a noção de conjugação da ordem econômica à forma política é de Adam Smith? Sim
    - Essa noção postulada por Smith aplicada à ideia de "Bem Estar social",  realmente resulta em  subordinação da economia ao Estado (hierarquia na qual a primeira se subordina à segunda)? Sim.
    Mas confesso que achei a redação da assertiva bem truncada.
  • CERTA!

    Conjugação vem do verbo conjugar-se que quer dizer unir, combinar-se, portanto podemos sim dizer que a noção clássica de Adam Smith era a de uma união da ordem econômica com a política*, sendo que cada uma ia desempenhar uma função, complementar e em um mesmo nível hierárquico. Já no Estado de Bem-Estar, essa combinação acaba gerando uma subordinação da economia à política. 

     

    *Funções do Estado para Adam Smith:

    · Manutenção da Segurança Militar

    · Administração da Justiça

    · Erguer e manter certas instituições públicas.

     

    Fonte: http://www.economiabr.net/economia/1_hpe4.html