SóProvas


ID
2953798
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Acaraú - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Sobre recentes informações e políticas relacionadas às questões ambientais, considere as afirmativas a seguir, e assinale a alternativa CORRETA.


I. No Fórum Econômico Mundial, acontecido em janeiro de 2019, em Davos, na Suíça, o Presidente Jair Bolsonaro anunciou a saída do Brasil do Acordo de Paris, contrariando as expectativas das agências ambientais internacionais que acreditavam na permanência do País.

II. Uma decisão marcante tomada pelo recém-empossado Presidente, Jair Bolsonaro, em seus primeiros dias de governo foi a realização da fusão do Ministério do Meio Ambiente (MMA) com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

III. O desmatamento na Amazônia subiu mais de 400% em novembro de 2018, apresentando um aumento bastante acelerado na taxa de desmatamento, se comparado ao mesmo período de 2017. O Estado do Pará contribuiu com a maior parcela dos alertas de desmatamento na Amazônia.

IV. Por lei, todos os lixões do Brasil deveriam ter sido fechados até 2014, porém o Brasil possui quase 3 mil lixões funcionando em 1.600 cidades. A contaminação do solo e das águas subterrâneas estão entre os principais impactos gerados pelos lixões.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • R: letra D

    I - ERRADA _ Bolsonaro confirma que o Brasil não deixará o acordo de Paris.

    https://oglobo.globo.com/economia/bolsonaro-confirma-que-brasil-nao-deixara-acordo-de-paris-23392614

    II - ERRADA_ Essa fusão não foi efetivada como afirma a questão.

    https://exame.abril.com.br/brasil/bolsonaro-volta-atras-em-fundir-ministerios-da-agricultura-e-meio-ambiente/

    III - CORRETA_

    http://conexaoplaneta.com.br/blog/desmatamento-na-amazonia-dispara-e-aumenta-mais-de-400-em-novembro/

    IV - CORRETA_

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-02/governo-federal-espera-pela-prorrogacao-do-prazo-da-lei-que-acaba-com-os

  • Esse governo que todo dia vai e volta com seus posicionamentos é pegadinha pronta para as provas.

  • I. No Fórum Econômico Mundial, acontecido em janeiro de 2019, em Davos, na Suíça, o Presidente DONALD TRUMP anunciou a saída dos EUA do Acordo de Paris, contrariando as expectativas das agências ambientais internacionais que acreditavam na permanência do País.