SóProvas


ID
2954128
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

(Caput do artigo 225 da CF/88)


Nesse sentido, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Patrimônio genético do País: bem de uso comum do povo encontrado em condições in situ, inclusive asespécies domesticadas e populações espontâneas, ou mantido em condições ex situ, desde que encontrado em condições in situ no território nacional, na plataforma continental, no marterritorial e na zona econômica exclusiva.

    Patrimônio genético: a chamada anuência prévia (ou consentimento prévio informado) agora é exigida apenas para o acesso ao conhecimento tradicional associado de origem identificável.

    Abraços

  • Art. 225, CF. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

      

     A)   § 2º.  Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.

    B) § 4º. A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

    C)   § 1º. Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao poder público: II - preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético;

    D) § 5º. São indisponíveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais.

    GABARITO C

  • Gabarito C. ANULÁVEL

     

    A) aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, apresentando solução técnica elaborada por profissional reconhecido por órgão público competente. ❌

     

    Art. 225, § 2º Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.

     

    Literalidade de lado, entendo que a questão não está de todo errada:

     

    Decreto 97.632/89. Art. 1° Os empreendimentos que se destinam à exploração de recursos minerais deverão, quando da apresentação do Estudo de Impacto Ambiental - EIA e do Relatório do Impacto Ambiental - RIMA, submeter à aprovação do órgão ambiental competente, plano de recuperação de área degradada.

     

    IN IBAMA 04/2011. Art. 5º O PRAD, a ser elaborado de acordo com o Termo de Referência, deverá ser protocolizado no IBAMA em 02 (duas) vias, sendo uma em meio impresso e outra em meio digital, acompanhado de cópia dos seguintes documentos: IV – certificado de registro do responsável técnico no Cadastro Técnico Federal do IBAMA – CTF, se for o caso; V – anotação de responsabilidade técnica – ART (...)

     

     

    B) a Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense, o Cerrado, a Zona da Mata e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á na forma da lei. ❌

     

    Art. 225, § 4º A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

     

     

    C) incumbe ao Poder Público preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético. 

     

    Art. 225, § 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:

    II - preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético;

     

     

    D) são disponíveis as terras devolutas, e indisponíveis as arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais. ❌

     

    Art. 225, § 5º São indisponíveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais.

     

    A redação da alternativa é um pouco confusa, podendo dar a entender que (i) as terras devolutas são disponíveis - o que, em regra, é verdade; (ii) são indisponíveis as terras arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias e necessárias à proteção dos ecossistemas - o que também está certo.

     

    Era melhor ter feito só um copia e cola e alterado uma palavra.

     

  • ART. 7O SÃO AÇÕES ADMINISTRATIVAS DA UNIÃO:

    I - formular, executar e fazer cumprir, em âmbito nacional, a Política Nacional do Meio Ambiente;

    II - EXERCER A GESTÃO DOS RECURSOS AMBIENTAIS no âmbito de suas atribuições;

    III - PROMOVER AÇÕES RELACIONADAS à Política Nacional do Meio Ambiente nos âmbitos nacional e internacional;

    (...)

    XXIII - GERIR O PATRIMÔNIO GENÉTICO E O ACESSO AO CONHECIMENTO TRADICIONAL ASSOCIADO, RESPEITADAS AS ATRIBUIÇÕES SETORIAIS;

    ------------------------------------

    A CONCESSÃO FLORESTAL confere ao concessionário somente os direitos expressamente previstos no contrato de concessão;

    É VEDADA A OUTORGA DE QUALQUER DOS SEGUINTES DIREITOS NO ÂMBITO DA CONCESSÃO FLORESTAL:

    titularidade imobiliária ou preferência em sua aquisição;

    ACESSO AO PATRIMÔNIO GENÉTICO para fins de pesquisa e desenvolvimento, bioprospecção ou constituição de coleções; (...)

    --------------------------------------------

    IV – ENGENHARIA GENÉTICA: atividade de produção e manipulação de moléculas de ADN/ARN recombinante;

    V – ORGANISMO GENETICAMENTE MODIFICADO - OGM: organismo cujo material genético – ADN/ARN tenha sido modificado por qualquer técnica de engenharia genética;

    VII – CÉLULA GERMINAL HUMANA: célula-mãe responsável pela formação de gametas presentes nas glândulas sexuais femininas e masculinas e suas descendentes diretas em qualquer grau de ploidia;

    VIII – CLONAGEM: processo de reprodução assexuada, produzida artificialmente, baseada em um único PATRIMÔNIO GENÉTICO, com ou sem utilização de técnicas de engenharia genética;

    -------------------------------------------

    O CONSELHO DE GESTÃO DO PATRIMÔNIO GENÉTICO tem competência para estabelecer normas técnicas e diretrizes para a elaboração do CONTRATO DE UTILIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO GENÉTICO E DE REPARTIÇÃO DE BENEFÍCIOS;

  • Os ecossistemas nacionais previstos na Constituição são cinco: Floresta Amazônica; Pantanal Mato-Grossense; Mata Atlântica; Zona Costeira Serra do Mar.

    O seguinte mnemômico ajuda na memorização:

    P M da SERRA tem FA MA de ZONA (Pantanal Mato-Grossense, SERRA do Mar, Floresta Amazônica, Mata Atlântica, ZONA Costeira). 

  • Mnemônico tosco, mas me ajuda:

    Na zona tem uma menina que chama flor, é linda, mas é brava, se não pagar o serviço:

    A FLOR da ZONA MATA e SERRA o PA...;

    #FLOResta amazônica;

    #ZONA da mata;

    #MATA atlântica;

    #SERRA dol mar;

    #PA..ntanal Mato Grossense;

  • A) ERRADA. PRECISA DE ÓRGÃO TÉCNICO COMPETENTE PARA ISSO, NA FORMA DEFINIDA EM LEI.

    B) ERRADA. O CERRADO NÃO FAZ PARTE DO PATRIMÔNIO NACIONAL, SENDO UM ERRO DO LEGISLADOR CONSTITUINTE DE NÃO INCLUIR O CERRADO E A CAANTIGA COMO PATRIMÔNIO NACIONAL.

    C) CORRETA. REALMENTE, HÁ DE PROTEGER A DIVERSIDADE E A INTEGRIDADE DO PATRIMÔNIO GENÉTICO DO PAÍS.

    D) ERRADA. NA VERDADE, A TERRA DEVOLUTA, NESTE CASO, É UM BEM PÚBLICO DE USO ESPECÍFICO, POIS ESTÁ AFETADO NO SENTIDO DE PROTEÇÃO DO ECOSSISTEMA NATURAL. LOGO, O BEM PÚBLICO É INDISPONÍVEL.

  • Cês acham mesmo que o cerrado, logo ele, área de expansão da fronteira agrícola, objeto de desejo dos grandes latifundiários, seria considerado Patrimônio Nacional? Os intere$$es de alguns estão acima do meio ambiente.

    Cerrado e Caatinga não são considerados patrimônios nacionais.

  • A) aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, apresentando solução técnica elaborada por profissional reconhecido por órgão público competente. (INCORRETO)

    É o órgão público competente que trará e exigirá a solução técnica para a recuperação do meio ambiente degradado, e não o explorador que apresentará.

    CF, Art. 225, § 2º Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.

    B) a Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense, o Cerrado, a Zona da Mata e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á na forma da lei. (INCORRETO)

    Cerrado e Zona da Mata NÃO são biomas de patrimônio nacional.

    CF, Art. 225, § 4º A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

    C) incumbe ao Poder Público preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético. (CORRETO)

    CF, Art. 225, § 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:

    II - preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético;

    D) são disponíveis as terras devolutas, e indisponíveis as arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais. (INCORRETO)

    As terras devolutas e as arrecadadas pelos Estados, desde que necessárias à proteção dos ecossistemas naturais, são INDISPONÍVEIS.

    CF, Art. 225, § 5º São indisponíveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais.

  • "Eu estava na floresta amazônica quando vi uma árvore típica da mata atlântica tão alta que ultrapassava a serra do mar e deitada ela ia do pantanal até a zona costeira."

    Palavras do Sr. Raimundo, meu vizinho pescador.

  • Pega a visão:

    Eu fui lá na zona costeira pegar a serra do mar pra cortar a mata atlantica e a floresta amazônica do pantanal

    225, par. 4°, CF

  • Com relação a letra B, para não errar: "serram a floresta, a mata e o pantanal... É uma zona!"

    constituem patrimônio nacional, com utilização prevista na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais, as seguintes regiões do Brasil: 

    a Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira.

    "serram a floresta, a mata e o pantanal... É uma zona!"

  • Gostei da consideração do Yves sobre a alternativa "D".

    As terras devolutas da União são indisponíveis (Segundo Di Pietro): as terras devolutas da União, têm natureza jurídica indisponível e residual, possibilitando a classificação destes bens em uso comum do povo (quando estiverem desocupadas e sem uso algum) ou de uso especial (tem serventia para a União).

    Mas as terras devolutas dos Estados são disponíveis, salvo se "necessárias à proteção dos ecossistemas naturais". É justamente por serem disponíveis que foi necessário criar a exceção do art. 225, § 5 da CF.

  • A MAtou o José SERRA Pelas COSTAS.

  • Meu minemõnico é: ZFM x SP -------------------------- Zona Franca de Manaus vs São Paulo

  • Constituição Federal:

    DO MEIO AMBIENTE

    Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

    § 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:

    I - preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas;   

    II - preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético; 

    III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção; 

    IV - exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade; 

    V - controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente;

    VI - promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;

    VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.

    § 2º Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.

  • Os ecossistemas PROTEGIDOS PELA CONSTITUIÇÃO: 

    Floresta Amazônica; Pantanal Mato-Grossense; Mata Atlântica; Zona Costeira Serra do Mar.

    BIZU: LEMBRAR QUE QUEM TEM FAMA NÃO TEM PAZ. LOGO

    FA-MA SEM P-AZ

    FA: Floresta Amazônica

    MA: Mata Atlântica

    SEM: SErra do Mar;

    PA: PAntanal mato-grossense

    Z: Zona Costeira

  • CERRADO e ZONA DA MATA não integram o patrimônio nacional, nos termos do §4º do art. 225, da CF. 

  • b) a Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense, o Cerrado, a Zona da Mata e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á na forma da lei.

    BIZÚ MAIS INTERESSANTE PARA MEMORIZAR os patrimônios nacionais!

    TODOS POSSUEM NOMES COMPOSTOS

    1) Floresta Amazônica;

    2) Mata Atlântica;

    3) Serra do Mar;

    4) Pantanal Mato-Grossense

    5) Zona Costeira

    CERRADO é NOME SIMPLES, portanto, não se inclui no âmbito do patrimônio nacional!

    ZONA DA MATA também NÃO SE INCLUI! A ZONA só tem uma no patrimônio Nacional, A ZONA COSTEIRA!!!

  • O melhor comentário - Ana Paula Ferreira Machado.

  • DO MEIO AMBIENTE

    225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

    § 1º II - preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético;      

  • Decoreba duzinferno

  • A FA MA do PAi é conhecida na SERRA e na ZONA.

    Floresta Amazônica

    Mata Atlântica

    PAntanal mato-grossense

    SERRA do mar

    ZONA costeira

  • A Zona da Mata, Caatinga e o Cerrado não fazem parte do patrimônio nacional.

  • Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

    § 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:

    I - preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas;        

    II - preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético;