SóProvas


ID
2954176
Banca
FGV
Órgão
AL-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Existem vários modelos de planejamento de Recursos Humanos. Alguns são genéricos e abrangem toda a organização, enquanto outros são específicos para determinados níveis ou unidades organizacionais.

O modelo que visa ao planejamento de carreira dentro da organização é denominado

Alternativas
Comentários
  • Nunca vi tal tema, mas como falou em plano de carreira pensei logo que integração soava bem.

  • Gabarito: A

  • A Planejamento integrado. Certo. Modelo mais amplo e abrangente. Leva em conta quatro fatores, a saber: a) volume de produção planejado; b) mudanças tecnológicas que alterem a produtividade do pessoal; c) condições de oferta e procura no mercado e comportamento da clientela; d) planejamento de carreira dentro da organização.

    B Planejamento baseado na procura e estimativa do produto ou serviço. Errado. A relação entre as duas varáveis -número de pessoas e procura do produto/serviço- é influenciada por variações na produtividade, tecnologia, disponibilidade interna e externa de recursos financeiros e disponibilidade de pessoas na organização. Acréscimo de produtividade decorrente de mudança na tecnologia reduzirá necessidades de pessoal. Trará também uma redução do preço do produto/serviço, resultando em um aumento de vendas e aumento das necessidades de pessoal. Este modelo utiliza previsões de dados. Voltado para o nível organizacional. Não leva em conta possíveis fatos imprevistos: estratégias dos concorrentes , situação do mercado, de clientes, greves, falta de matéria-prima, etc.

    C Planejamento baseado no fluxo de pessoal. Errado. É um modelo que caracteriza o fluxo de pessoas para dentro, através e para fora da organização. A verificação histórica e o acompanhamento desse fluxo de entradas, saídas promoções e transferências internas permitem uma predição em curto prazo das necessidades de pessoal da organização. Modelo conservador, adequado para organizações estáveis e sem planos de expansão. É capaz de predizer as conseqüências de contingências, como a política de promoções da organização, aumento da rotatividade, ou dificuldades de recrutamento. É útil na análise do sistema de carreiras.

    D Planejamento conservador. Errado. o planejamento conservador se trata de um plano voltado para trazer a estabilidade e a manutenção da situação existente dentro da companhia. As decisões são tomadas com o intuito de trazer ótimos e bons resultados, porém não significa trazer os melhores resultados possíveis, tendo em vista que dificilmente o este tipo de planejamento irá propor fazer mudanças radicais dentro da organização. Sua essência é conservar as práticas vigentes. Também chamado de defensivo, está mais preocupado em identificar e sanar todas as deficiências e problemas internos.

    E Planejamento otimizante. Errado. É o planejamento voltado para a adaptabilidade e inovação da organização. As decisões são tomadas no sentido de obter os melhores resultados possíveis para a organização, seja minimizando recursos para a organização, seja minimizando recursos para alcançar um determinado desempenho ou objetivo, seja maximizando o desempenho para melhor utilizar os recursos disponíveis. O planejamento otimizante ou analítico está baseado em melhorar as práticas vigentes na organização. Sua base é incremental no sentido de melhorar continuamente as operações, tornando‐as melhores a cada dia.

    Fonte: Professora Sara Batista

  • NUNCA NEM OUVI FALAR..............................

  • Pessoal, encontrei essa questão comentada no site de questões tec concursos pelo professor Adriel Sá

    Então um breve resumo sobre o pano de fundo dessa questão:

    No que se refere a modelos de planejamentos de pessoal, Chiavenato (2010) destaca 5 (cinco) tipos:

    Modelo baseado no fluxo do pessoal: baseado nas informações passadas de pessoas que deixam a organização e que são promovidas, permitindo predizer quantas pessoas deverão ser admitidas para manter a estabilidade. O modelo é limitado por ser apenas quantitativo.

    Modelo baseado na procura estimada do produto: relaciona o número de colaboradores com o volume de procura do produto (ou serviço) da organização. É influenciada por variações na produtividade, tecnologia, disponibilidade interna e externa de recursos financeiros e disponibilidade de pessoas na organização. Não considera imprevistos relacionados aos concorrentes, clientes, colaboradores, matéria-prima etc.

    Modelo baseado em segmentos de cargos: projeta os níveis futuros de mão de obra para cada área funcional, correlacionando-os com o fator estratégico correspondente. Suas limitações são similares ao modelo baseado na procura estimada do produto.

    Modelo de planejamento integrado: leva em consideração o volume de produção planejado, mudanças tecnológicas, condições de oferta e procura no mercado, planejamento de carreiras. O modelo integrado é um modelo sistêmico e um pouco mais abrangente, permitindo um diagnóstico razoável para auxiliar a tomada de decisões sobre a composição do quadro de colaboradores da organização.

    Modelo de substituição de postos-chave: Trata-se de uma representação visual de quem substitui quem na eventualidade de alguma vaga futura dentro da organização. A montagem do sistema requer um organograma com informações fornecidas pelo sistema de informação gerencial. Cada funcionário é classificado em três alternativas de promovabilidade:

    A: Funcionário pronto para promoção imediata;

    B: Funcionário que requer maior experiência no cargo atual; 

    C: Funcionário com substituto já preparado.