SóProvas


ID
295498
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma observação
feita por secretário estadual sobre atos administrativos que sua
pasta realizara. Julgue-as de acordo com o entendimento
predominante no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no STF.

Como secretário, expedi ato administrativo enunciativo para disciplinar o funcionamento da administração e a conduta funcional dos servidores da secretaria sob minha responsabilidade.

Alternativas
Comentários
  • Enunciativos são os atos em que a Administração atesta ou reconhece situações de fato ou de direito,
    tais como as certidões. Na realidade, a organização e funcionamento de órgão ou
    entidade dão-se mediante atos ordinatórios

    Thiago Melo
    @EuThiagoMelo
  • Só para complementar...

    Ato administrativo enunciativo são apenas opinativos e sem conteúdo decisório. Serve de embasamento técnico p/ uma decisão posterior. 

    By: Professor Emerson Caetano

    Valeu povo!

     

  • ''Como secretário, expedi ato administrativo enunciativo para disciplinar o funcionamento da administração e a conduta funcional dos servidores da secretaria sob minha responsabilidade. '' (ou seja, um ato para cumprir a ordem do chefe. Logo, ORDINATÓRIO )

    O secretário deveria ter expedido um ato ordinatório, como o próprio nome diz, ORDENAR (sim, determinar por ordem; mandar que se faça), DISCIPLINAR o funcionamento e a conduta funcional de seus agentes.

    Ordinatórios, pois SÓ atuam no âmbito interno das repartições e só alcançam os servidores subordinados à chefia que os expediu (no caso, o secretário).
    Exemplos de atos ordinatórios : INSTRUÇÕES, CIRCULARES, AVISOS, PORTARIAS, ORDENS DE SERVIÇO, OFÍCIOS, DESPACHOS.

    Atos Enunciativos:

    São aqueles que enunciam uma situação existente, sem qualquer manifestação de vontade da Administração, que se limita a certificar ou a atestar um fato, ou a emitir uma opinião sobre determinado assunto, sem se vincular ao seu enunciado.

    Exemplos de atos enunciativos: CERTIDÃO, ATESTADO, PARECER, APOSTILAS.
  • para facilitar nossos estudos!!!
    A questão fala sobre espécies de atos administrativos:
    ATO NORMATIVO: são aqueles que contém um comando geral do executivo, visando á correta aplicação da lei; o objetivo imediato é explicitar a norma legal a ser observada pela administração e pelos administrados; estabelecem regras gerais e abstratas de conduta . Ex: decretos,regulamentos,instruções normativas,regimentos, resoluções,deliberações.
    ATO ORDINATÓRIO: são os que visam disciplinar o funcionamento da administração e a conduta funcional de seus agentes ; emanam do poder hierárquico;só atuam no âmbito interno das repartições e só alcançam os servidores hierarquizados à chefia que os expediu. Ex:  instruções, circulares, avisos, portarias, OS, ofícios, despachos.
    ATO NEGOCIAL: são todos aqueles que contém uma declaração de vontade da administração, apta a concretizar determinados negócio jurídico ou a deferir certa faculdade ao particular , nas condições impostas ou consentidas pelo poder público. Ex: licença,, autorização, permissão, aprovação, admissão, visto, homologação.
    ATO ENUNCIATIVO: são todos aqueles que a administração se limita a certificar ou atestar um fato, ou emitir uma opinião sobre determinado assunto, sem se vincular ao seu enunciado. Ex: atestado, pareceres, apostilas.
    ATO PUNITIVO: são os que contem uma sanção imposta pela administração áqueles que infringem disposições legais, regulamentares ou ordinatórios dos bens e serviços públicos. Visam punir e reprimir infrações administrativas ou condutas irregulares dos servidores ou de particulares. Ex: multa, interdição de atividades, destruição de coisas.

    bons estudos.
  • Para facilitar: espécies de ato

    Normativos
    Ordinatórios
    Negociais
    Enunciativos
    Punitivos

    NONEP.

    Bons estudos! Não desanimem!
  • Questão errada

    Atos Enunciativos
    -  Os atos enunciativos são aqueles nos quais a Administração Pública atesta uma determinada situação ou emite uma opnião sobre determinado assunto, sem se vincular - ou seja, se obrigar- ao seu enunciado.
    Aqui a manifestação de vontade não se destina à modificação da realidade,mas apenas à sua descrição.

    São atos tipicamente enunciativos: as certidões, os atestados e os pareceres.

    Atos Ordinatórios - Pelos atos ordinatórios se objetiva a organização do funcionamento da Administraçao Pública, assim como o disciplinamento das atividades dos agentes públicos tendo sempre como parâmentro a hierarquia funcional.
    Desta forma, apenas as autoridades hierarquicamente superiores terão competência, atribuição para discuplinar a atuação de agentes subalternos.

    Os atos ordinatórios se manifestam através de :circulares, portarias, ordens de serviço, ofícios, despachos etc..


    Reservado o direito ao Concurso Virtual - Professor Alexandre Prado (Direito Administrativo)


  • Apenas uma simples frase mnemônica para ajudar a guardar as espécies de atos administrativos...

    "O Negócio enunciado ordenava punir Normando"

    NEGOCIAIS - ENUNCIATIVOS - ORDINÁRIOS - PUNITIVOS - NORMATIVOS.


  • Atos administrativos ordinatórios:
    São os que disciplinam o funcionamento interno da Administração e a conduta funcional dos servidores. Emanam do poder hierárquico e, por isso, podem ser expedidos por qualquer chefe aos seus subordinados, mas não podem inovar a legislação existente, salvo para dispor acerca de aspectos procedimentais de rotina de trabalho. São exemplos: instruções, circulares internas e portarias.

    Atos administrativos enunciativos
    São atos que emitem opinião, enunciam, certificam ou atestam ma situação existente. Nesses atos, não há constituição de direitos nem mesmo manifestação de vontade administrativa, por isso diz-se que são atos em sentido formal. São exemplos: as certidões e os pareceres administrativos e normativos. 

    Fonte: D. Administrativo, série advocacia pública, ed. método. 
  • Normativos--> são os atos administrativos marcados pela existência concomitante de abstração quanto ao conteúdo e generalidade quanto aos seus destinatários. Incluem-se, nessa moldura, os seguintes atos normativos: a) regimentos (atos normativos internos que, baseados no poder hierárquico, destinam-se a reger órgãos colegiados ou corporações legislativas); b) instruções ministeriais; c) decretos regulamentares; d) instruções normativas.
    Negociais--> são atos destituídos de imperatividade, eis que seus efeitos são desejados pelo administrado. Exemplos: a) licença; b) autorização; c) admissão; d) permissão; e) nomeação; f) exoneração a pedido 
    Ordinatórios--> são atos internos que, baseando-se no poder hierárquico, são direcionados aos próprios servidores públicos. Exemplos: circulares, avisos, portarias, instruções, provimentos, ordens de serviço, ofícios e despachos.
    Enunciativos--> são atos por meio dos quais a Administração atesta ou reconhece uma situação de fato ou de direito. Exemplos: certidões, atestados, informações, pareceres, apostilas (atos enunciativos de uma situação anterior). 
    Punitivos--> são aqueles que, lastreados no poder disciplinar ou poder de polícia, impõem sanções sobre os servidores e particulares. Atos punitivos externos: multas, interdição de atividade, destruição de coisas. Atos punitivos internos: advertência, suspensão, demissão, cassação de aposentadoria, etc.
  • Atos enunciativos - CAPA
    C ertidões
    A postilas
    P areceres
    A testado
    Atos ordinatórios - PICADOO
    P ortaria
    I nstruções
    C ircular
    A visos
    D espachos
    O fícios
    O rdem de serviço
    Bons estudos!
  • Gente, uma dica que me ajuda muito com relação aos atos ordinatórios:

    AVISA na PORTARIA que a ORDEM DE SERVIÇO é CIRCULAR com o DESPACHO e INSTRUIR o OFÍCIO.

    Não falha nunca! Memorizem e se darão bem na prova!

    Bjks!
  • Seriam atos ordintórios.
  • Errado
    Refere-se aos atos ordinatórios - são atos administrativos internos,endereçados aos servidores públicos, que veiculam determinações concernentes ao adequado desempenho de suas funções. Têm fundamento no poder hierárquico e somente vinculam os servidores que se encontrem subordinados à autoridade que os expediu. Não atingem os administrados, não criam para eles direitos ou obrigações. são exemplos: as instruções, as circulares internas, as portarias, as ordens de serviço, os memorandos os ofícios despachos provimentos
  • Ato enunciativo apenas atesta situação fática, no caso em questão, o ato correto é visto como ORDINATÓRIO.

    Bons estudos.
  • Enunciativos = Certidões, atestados ou Parecer

  • Atos Ordinatórios:


    AVISA na PORTARIA que a ORDEM DE SERVIÇO é CIRCULAR com DESPACHO.


    ;-))

  • Como secretário, expedi ato ORDINATÓRIO para disciplinar o funcionamento da administração e a conduta funcional dos servidores da secretaria sob minha responsabilidade.

    Os atos ordinatórios buscam disciplinar o funcionamento da Administração e a conduta dos seus agentes.

    Portarias

    Instrumentos

    Circulares

    Avisos

  • Portaria = ordinatório

    Resolução = normativo

  • Errado. No caso em questão, seriam atos ordinatórios, que regulam o funcionamento da Administração e a conduta dos agentes públicos.