SóProvas


ID
2955697
Banca
IBADE
Órgão
IABAS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Lei complementar n° 141, de 13 de janeiro de 2012, julgue as afirmativas a seguir:


I. Para fins de apuração da aplicação dos recursos mínimos estabelecidos nesta Lei Complementar, considerar-se-ão como despesas com ações e serviços públicos de saúde aquelas voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde.

II. Os recursos da União serão repassados ao Fundo Nacional de Saúde e às demais unidades orçamentárias que compõem o órgão Ministério da Saúde, para serem aplicados em ações e serviços públicos de saúde.

III. O Poder Legislativo diretamente, ou com o auxílio dos Tribunais de Contas, do sistema de auditoria do SUS, do órgão de controle interno e do Conselho de Saúde de cada ente da Federação, fiscalizará o cumprimento das normas desta Lei Complementar.

IV. Os recursos da União serão repassados diretamente aos Estados e Municípios para serem aplicados em ações e serviços públicos de saúde de suas respectivas regiões.


Estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • I. Correta

    II. Correta

    III. Correta

    IV. Errada

    Gab: A

    CORREÇÃO:

    Lei 8080/90

    CAPÍTULO II

    Da Gestão Financeira

    Art. 33. Os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

  • QUESTÃO :

    De acordo com a Lei complementar n° 141, de 13 de janeiro de 2012, julgue as afirmativas a seguir :

    I. Para fins de apuração da aplicação dos recursos mínimos estabelecidos nesta Lei Complementar, considerar-se-ão como despesas com ações e serviços públicos de saúde aquelas voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde : CORRETA .

    ARGUMENTAÇÃO :

    APLICAR RECURSO para SERVIÇOS À SAÚDE ( promover , proteger e recuperar a saúde ) .

    II. Os recursos da União serão repassados ao Fundo Nacional de Saúde e às demais unidades orçamentárias que compõem o órgão Ministério da Saúde, para serem aplicados em ações e serviços públicos de saúde : CORRETA .

    ARGUMENTAÇÃO :

    RECURSOS DA UNIÃO ( MINISTÉRIO DA SAÚDE ) : REPASSADOS AO : FUNDO NACIONAL DE SAÚDE e às demais unidades orçamentárias para aplicar em : ações e serviços públicos de saúde .

    III. O Poder Legislativo diretamente, ou com o auxílio dos Tribunais de Contas, do sistema de auditoria do SUS, do órgão de controle interno e do Conselho de Saúde de cada ente da Federação,fiscalizarácumprimento das normas desta Lei Complementar : CORRETA .

    ARGUMENTAÇÃO :

    O Poder Legislativo ( leis = lesgilar / organizar ) ,

    Tribunais de Contas( auditoria do SUS : órgão de controle interno) e

    Conselho de Saúde de cada ente da Federação :

    Irão fiscalizar o cumprimento das normas desta Lei Complementar .

    IV. Os recursos da União serão : Repassados diretamente aos Estados e Municípios para serem aplicados em ações e serviços públicos de saúde de suas respectivas regiões :INCORRETA .

    ARGUMENTAÇÃO : A RESPOSTA correta para essa alternativa está na alternativa II :

    Recursos da União serão repassados ao Fundo Nacional de Saúde e às demais unidades orçamentárias que compõem o órgão Ministério da Saúde, para serem aplicados em ações e serviços públicos de saúde .

    ESTÃO CORRETAS : GABARITO :

    A ) I, II e III .

    OBS :

    REPASSE será ?? ( será depositado em conta especial )em cada esfera de sua atuação, movimentados sob fiscalização dos Conselhos d Saúde.

  • R=A

    Art. 2 Para fins de apuração da aplicação dos recursos mínimos estabelecidos nesta Lei Complementar, considerar-se-ão como despesas com ações e serviços públicos de saúde aquelas voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde que atendam, simultaneamente, aos princípios estatuídos no 

    Art. 12. Os recursos da União serão repassados ao Fundo Nacional de Saúde e às demais unidades orçamentárias que compõem o órgão Ministério da Saúde, para ser aplicados em ações e serviços públicos de saúde.

    rt. 16.   O repasse dos recursos previstos nos arts. 6 a 8 será feito diretamente ao Fundo de Saúde do respectivo ente da Federação e, no caso da União, também às demais unidades orçamentárias do Ministério da Saúde. 

     

    3 O Poder Executivo, na forma estabelecida no  , manterá os Conselhos de Saúde e os Tribunais de Contas de cada ente da Federação informados sobre o montante de recursos previsto para transferência da União para Estados, Distrito Federal e Municípios com base no Plano Nacional de Saúde, no termo de compromisso de gestão firmado entre a União, Estados e Município